Publicado em Sábado - 10 de Dezembro de 2022 | por Emmanuela Bortolleto Santos Reis

Opinião Criança pode ter xixi doce?

Também existe a manifestação mais grave do DM, a chamada cetoacidose diabética, que pode levar ao coma. Nesses casos a criança começa com dor abdominal, emagrecimento, muita sede, ingestão de água exagerada, hálito cetônico e urina doce, evoluindo com a respiração lenta e profunda, rebaixamento do nível de consciência e, até mesmo, o coma.

Leia mais...

Opinião Fonoaudiólogo: profissional importante na saúde

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Sonia Mazetto

Começo este artigo prestando uma homenagem aos fonoaudiólogos que celebram seu dia em 9 de dezembro. Ainda aproveito as homenagens para falar um pouquinho sobre esse profissional tão importante, e muitas vezes pouco reconhecido pela sociedade.

Leia mais...

Opinião GONÇALO ANTUNES DE BARROS

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por GONÇALO ANTUNES DE BARROS

Desde a decisão de que a Copa do Mundo seria sediada no Catar, algumas críticas aconteceram. A principal delas se deu quanto aos direitos humanos. Como tratar da interseccionalidade, se várias situações que envolvem os direitos humanos não são reconhecidas por lá?

Leia mais...

Opinião Dezembro: o mês mágico das confraternizações

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Cynthia Lemos

É nessa hora que eu convido você a refletir sobre como pode aproveitar este momento para ampliar seus resultados, sem deixá-lo virar um passatempo agradável com uma festa cheia de investimentos sem propósito ou efeito nenhum além daquela alegria temporária de um evento regado à boa comida, bom papo e bebida, que no dia seguinte rende boas lembranças (ou não) e nada mais.

Leia mais...

Opinião O que é solidão?

Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2022 | por Ricardo Augusto de Oliveira

Em geral, é descrita como um sentimento de desconexão com o meio ou com as demais pessoas. É normal e comum sentir solidão em algum momento da vida, sobretudo em tempos de tristeza, desamparo, confusões. Não é comum, no entanto, a solidão se perpetuar ou te fazer sofrer, até fazer tomar atitudes perigosas para se satisfazer.

Leia mais...

Opinião Os efeitos do álcool no sistema digestivo

Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2022 | por Roberto Barreto

Pode ainda piorar sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, a inflamação do esôfago (esofagite), desencadeando lesões agudas da mucosa do estômago e, talvez, induzindo úlceras gástricas e varizes esofágicas secundárias. A cirrose hepática também é desencadeada pelo consumo excessivo do álcool.

Leia mais...

Opinião Um comunista em cada esquina?

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2022 | por Gaudêncio Torquato

O que se ouve hoje da turba que se posta na frente de alguns quartéis não tem nexo. Ou, em outras palavras, trata-se de ignorância sobre o que se passa aqui e alhures. É enxergar o horizonte com muito cisco no olho. Pior é constatar que há quadros das Forças Armadas que ainda apostam nessa maluquice.

Leia mais...

Opinião A lei e o abuso de autoridade

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2022 | por Victor Humberto Maizman

Para efeito da lei, reputa-se agente público todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função em órgão ou entidade pública.

Leia mais...

Opinião Conheça a Deus

Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2022 | por Francisney Liberato

A primeira fonte de informação, e a principal fonte da vida, é a Bíblia Sagrada. É nela que podemos encontrar a história deste mundo, as profecias preditas e cumpridas. Conhecer a vida de José, Moisés, Jó, Davi etc. Aprender com as palavras de sabedoria de Salomão. A vida de Jesus Cristo, como o homem que dividiu a história do mundo.

Leia mais...

Opinião Desafio do povo nas ruas

Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2022 | por Onofre Ribeiro

A mídia nacional ignorou os movimentos. Ou, quando registrou, anotou como baderna ou movimentos antidemocráticos. Os caminhoneiros continuam mobilizados e dispostos a voltar às rodovias paralisando o transporte terrestre que abastece o país. Já multidões estão há 36 dias acampadas em frente a quartéis do Exército.

Leia mais...