Publicidade

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022 | por Neila Barreto

Opinião A rua grande

Os antigos moradores do Porto a chamavam de Rua Grande. O espaço compreendia da Travessa Senador Metello ou Beco do São Gonçalo, de um lado, e do outro, o Beco da Polícia, até a beira do rio, testemunhou Dunga Rodrigues.

Leia mais...

Opinião O joio e o trigo

Publicado em Sábado - 05 de Novembro de 2022 | por Lucas Eduino Orione Borges

Assim, por todo o Brasil, sujeitos descompromissados com o Estado Democrático de Direito resolveram invadir e bloquear importantes rodovias federais. E em virtude desse ser o principal meio de transporte do país, tais medidas estão prejudicando o abastecimento de alimentos, combustíveis e demais mercadorias das cidades brasileiras, sem contar a distribuição de medicamentos.

Leia mais...

Opinião As regras do jogo

Publicado em Sábado - 05 de Novembro de 2022 | por Renato Gomes Nery

Entretanto os regimes democráticos têm regras que devem ser observadas. As eleições para renovação dos mandatos - que são temporários - são colocadas à observância de todos que se propõem a se submeter ao sufrágio do voto. Ninguém concorre as eleições sem saber as regras do jogo democrático. Portanto, submete-se a todas elas para que o sufrágio final prevaleça e triunfe a vontade da maioria.

Leia mais...

Opinião Um manifesto em defesa dos músicos

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2022 | por Sonia Mazetto

Isso me deixou muito triste e de certa maneira, indignada. Ainda no século em que vivemos, onde vivenciamos muitas mudanças sociais e culturais, a situação desse profissional artista é muito desvalorizada. O que persiste é um velho pré-conceito de que quem é músico é porque não tem profissão.

Leia mais...

Opinião Bom dia, Brasil

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2022 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

A política foi transformada em seita e uma certa parte da seita tornou-se partido político que, em nome de um certo deus que desconheço, oferecia um lugar no feudo do Planalto Central para que os eleitos pudessem participar do convescote “sacrossanto”.

Leia mais...

Opinião A fisioterapia pélvica pós câncer de útero

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2022 | por Juliana Miranda

Existem outras causas como baixa imunidade, genética, comportamento sexual de risco, o tabagismo, iniciação sexual precoce e a multiplicidade de parceiros sexuais (International Collaboration of Epidemiological Studies of Cervical Cancer, 2007; 2009).

Leia mais...

Opinião Lula presidente

Publicado em Quinta - 03 de Novembro de 2022 | por Rosa Neide

Lula obteve a maior votação de um presidente eleito na história do País. Ao todo 60.345.999 eleitores e eleitoras digitaram o 13 e confirmaram consagrando a vitória do petista nas urnas. Lula se torna o primeiro brasileiro a ser eleito democraticamente três vezes presidente da República.

Leia mais...

Opinião Um mundo sem e-mail

Publicado em Quinta - 03 de Novembro de 2022 | por Maria Augusta Ribeiro

Já parou para pensar como a conectividade do trabalho moderno faz a gente menos improdutivo? Isso se deve a suposição de que nosso trabalho deve ser centrado em conversas continuas alimentada por mensagens não programadas e nem estruturadas o tempo todo.

Leia mais...

Opinião Decifrando o Lulismo e outros códigos

Publicado em Quarta - 02 de Novembro de 2022 | por Suelme Fernandes

Pouco podia fazer, pois havia um pertencimento regional representado por Lula devido às políticas de transferência de renda e ao simbolismo de “pai dos pobres” muito consolidado no imaginário popular da região nordestina e até do País.

Leia mais...

Opinião Atentos e fortes

Publicado em Quarta - 02 de Novembro de 2022 | por Marcio Camilo

Não tem diálogo com fascistóide. É eles que tem que compreender que o Brasil é diverso nas religiões, nas cores de seu povo e nas orientações sexuais. Inclusive, foi isso que Bolsonaro não entendeu, e daí se explica um pouco sua derrota.

Leia mais...