Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

Opinião Entre minerar e prosperar

Enquanto não se define um marco regulatório para a mineração no Brasil, com suas restrições, obrigações e compensações, a extração do minério de ferro em Minas vai, a cada dia, levando junto com ela um pouco de nossas riquezas minerais, nossas belezas naturais e nossa história. Tudo isso, sem uma contrapartida à altura, sendo cobrados preços irrisórios para toda destruição e todo mal inerentes ao extrativismo mineral.
Leia mais...

Opinião Pontes e Lacerda, a princesinha do Vale do Guaporé

Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2011 | por José Riva

O município de Pontes e Lacerda completa 30 anos neste 06 de agosto e posso dizer que está no caminho do desenvolvimento. Localizada no Vale do Guaporé, uma região de terras férteis, em sua trajetória passou por um momento difícil durante a mudança da Capital do Estado de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá, por causa do decréscimo populacional. Porém, conseguiu se reerguer e vem consolidando-se como uma cidade promissora.
Leia mais...

Opinião Novo processo tributário da SEFAZ

Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2011 | por Enio Medeiros

Em 22 de julho de 2011, foi editado o Decreto nº 548 que introduziu alterações ao Regulamento do ICMS de Mato Grosso mais especificadamente para alterar o processo administrativo tributário.
Leia mais...

Opinião O policial militar e a ocorrência de trânsito

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Vivemos a era da reengenharia. Processos tradicionais perderam a razão de ser e têm de ser adaptados aos novos tempos. Muitas vezes, apenas ajustes resolvem o problema. Antigamente, a Polícia Militar comparecia a todas as ocorrências de trânsito, por menores que fossem. Nos últimos anos passou a atender apenas aquelas que apresentam vítimas.
Leia mais...

Opinião Para que um encontro mundial de jovens?

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Anderson Marçal Moreira

É fazendo memória a essas palavras de Bento XVI aos jovens do mundo inteiro que nos preparamos para viver mais esta Jornada Mundial da Juventude, que este ano será em Madri, entre 16 e 21 de agosto, com o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7).
Leia mais...

Opinião Os jovens gritam por mudanças

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Dunga

Quando meus olhos miraram 150 mil jovens de braços levantados, pulando e dançando, eu na verdade, contemplei a saúde física, psíquica e espiritual deles. Tanta vida pulsando e existindo diante de mim. Eu tremi, vibrei, chorei, ri e tive a certeza de que, por mais crise que enfrentemos ao longo do caminho da humanidade, existe uma geração que opta por aquilo que realmente faz a diferença na história.
Leia mais...

Opinião Competência ou desleixo?

Publicado em Terça - 02 de Agosto de 2011 | por José Riva

Um dos motivos que me levaram a trilhar na área política foi o descaso em que vive a população, especialmente, a menos favorecida. Nesses anos todos tive a oportunidade de vivenciar problemas relacionados às esferas municipal, estadual e federal. E olha que já se vão 30 anos, e os problemas continuam a afligir a nossa gente.
Leia mais...

Opinião Ouvir e Escutar

Publicado em Terça - 02 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

 “É grande a quantidade de pessoas tidas como órfãs político-eleitoral do ex-governador Dante de Oliveira!” Frase de um mestrando em Ciência Política, que acabou de chegar a passeio à Capital do Estado. Sua surpresa, confessa, levou-o a indagar o porquê disto. Em busca de tal resposta, e mesmo fora do seu campo de estudos, passou a folhear jornais locais das décadas 1980 e 1990, enquanto ouvia um ou outro morador do Vale do Rio Cuiabá.
Leia mais...

Opinião Sinuca de Bico Desejada?

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

Uma foto revela sempre um dado momento, uma dada situação. Jamais a realidade permanente e constante. Contudo, existem álbuns de fotografias tão autênticos que as verdades, neles contidas, parecem ser uma só.
Leia mais...

Opinião Mais atenção à nossa Chapada

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011 | por José Riva

Prestes a completar 260 anos de fundação, Chapada dos Guimarães clama por atenção do Poder Público. As festividades em reverência ao aniversário da cidade, comemorado dia 31 de julho, podem ser vistas como um momento de reflexão sobre os 18 mil habitantes que lá moram e dependem da sensibilidade dos governos estadual e federal na liberação de investimentos que, em sua maioria, não são repassados de acordo com as demandas municipais.
Leia mais...