Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião “Bico” oficial sucateia a polícia

O desumano “bico” torna-se, cada dia, mais pernicioso à polícia paulista. Proibidas pelo regulamento, as atividades paralelas têm sido toleradas pelos sucessivos governos, que não pagam o salário adequado, mas não impedem o servidor de ir “buscar lá fora” o que não recebe na atividade policial. Em 2009, o convênio com a Prefeitura de São Paulo oficializou o ”bico” na PM, hoje chamado “atividade delegada”. E agora – pasmem – o policial deverá ganhar mais no bico do que na corporação, e o sistema é vendido para dezenas de municípios em todo o Estado.
Leia mais...

Opinião Amizade, a arte de cativar pessoas

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Erika de Souza Bueno

No enredo da sala de aula, estamos acostumados a notar a ausência de um aluno que dificilmente está presente nas aulas, aquele que é normalmente chamado de “turista”. Do mesmo modo que sentimos facilmente a ausência de alunos que quase nunca faltam e assim por diante.
Leia mais...

Opinião Santo Amaro e o lixo radioativo da Nuclemon

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Gilberto Natalini

O mundo tem acompanhado de perto a movimentação em torno da energia nuclear, um assunto que provoca muitos debates devido a suas controvérsias. Novas políticas sobre o tema têm sido intensamente discutidas desde o terremoto que devastou o Japão e obrigou as autoridades nacionais a executarem tarefas que, embora corretas, causaram três explosões nos reatores e levaram ao vazamento de radiação.
Leia mais...

Opinião Separação Não Consumada

Publicado em Terça - 12 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

A divulgação e a apuração das denúncias são peças de um mesmo jogo: o democrático. Jogo este em que inexiste espaço para um News of the World, tampouco para o caça as bruxas. Ainda que se tenha, e se vê muito isso com a repetição da veiculação das ações corruptas, a qual pode provocar consequências ou repercussão política bastante forte. 
Leia mais...

Opinião Mensalão, a espera de um final justo

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O pedido de condenação de 36 dos 38 réus do mensalão, apresentado na última quinta-feira, pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, enche de esperança a população brasileira, potencialmente descrente das instituições. Sem pré-julgar, pois o julgamento é missão do Supremo Tribunal Federal, a sociedade espera um fim plausível para esse asqueroso episódio da história política recente. Parlamentares, eleitos para representar o povo, recebiam dinheiro desviado de órgãos e empresas públicas para apoiar o governo nas votações do Congresso Nacional.
Leia mais...

Opinião A necessidade de políticas públicas no combate ao uso das drogas - CRACK

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Fernando Assunção

Mesmo o polêmico assunto "drogas" ser um tema abordado constantemente, quero aproveitar o ensejo do último dia 26 de junho, data alusiva ao Dia Internacional de Combate as Drogas, para externar minha preocupação com esse sério problema que toda sociedade enfrenta, principalmente no meio dos adolescentes.
Leia mais...

Opinião Síndrome de Estocolmo à brasileira

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por César Danilo Ribeiro de Novais

Em agosto de 1973, na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, após um assalto mal sucedido a um banco, algumas pessoas ficaram reféns de dois criminosos. Na ocasião, as vítimas desenvolveram empatia e afeto por ambos, inclusive, defendendo-os da ação da polícia e da justiça, num gesto de condescendência com o ato.
 
Leia mais...

Opinião De Mateus

Publicado em Domingo - 10 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes

Hugo Chávez o ícone do bolivarianismo que governa a Venezuela com mão de ferro submeteu-se a cirurgia em Cuba para extrair tumor maligno. A revelação partiu do próprio Chávez pouco depois de deixar o hospital.
Leia mais...

Opinião O viés delinquente do Estado brasileiro

Publicado em Domingo - 10 de Julho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

Este menino tem um viés de menina, dizia minha mãe quando queria apontar características afeminadas de algum sobrinho; sempre dos sobrinhos. Viés aqui tem o sentido de tendência. Pois é, o Estado brasileiro a cada dia que passa firma seu viés deliquente e sem cura.
Leia mais...

Opinião Saída de Marina Silva do PV dá novo tom à política nacional

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2011 | por Jota de Sá

"Não é o fim é o inicio" esse foi o começo do discurso que a fez marina na tarde desta quinta – feira 07 em São Paulo.
Leia mais...