Publicado em Quarta - 16 de Novembro de 2022 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Opinião A violência que a todas atinge

A vítima é profissional de extrema competência a realizar a escuta ativa, consciente, responsável e indispensável das mulheres na mesma condição. Tem na profissão imensa realização, até pessoal, pois, costuma auxiliar que elas consigam se enxergar fora do relacionamento abusivo e com outra perspectiva de vida.

Leia mais...

Opinião Desafios urgentes

Publicado em Quarta - 16 de Novembro de 2022 | por Luiz Henrique Lima

São problemas múltiplos e interconectados, resultantes do agravamento de deficiências históricas, maximizados por uma gestão que, quando não foi disfuncional, foi incompetente, desastrosa e/ou destrutiva, tudo combinado com uma conjuntura internacional complexa e conturbada.

Leia mais...

Opinião Suporte do início ao fim

Publicado em Terça - 15 de Novembro de 2022 | por Sonia Mazetto

Recentemente a BBC publicou um artigo que falava sobre uma “arma secreta” no combate a tumores cancerígenos: a melatonina, que é conhecida como o “hormônio do sono” e possui propriedades antioxidantes. Experimentos mostraram que ela pode retardar a progressão do câncer em diferentes estágios do ciclo tumoral. No entanto, ainda será necessário ensaios clínicos, pesquisas e regulações para que a prática clínica possa ser viabilizada.

Leia mais...

Opinião Diagnosticando sangramento no intestino delgado

Publicado em Terça - 15 de Novembro de 2022 | por Roberto Barreto

Especificamente sobre o sangramento no intestino delgado, os principais sintomas são vômito com aparência de sangue ou borra de café ou diarreia ou fezes com aspecto de piche. Ao exame físico, palidez cutâneo-mucosa, hipotensão e taquicardia são sinais que se correlacionam com a magnitude da perda sanguínea.

Leia mais...

Opinião Cooperando por uma causa comum

Publicado em Terça - 15 de Novembro de 2022 | por Yan Tian, Zhang Jingweie e Ariana Oliveira

Os líderes do Brasil e da China se reuniram na Cúpula de Líderes do G20 e na Cúpula do BRICS e outras plataformas multilaterais. A Declaração de Pequim na 14ª Cúpula do BRICS destacou que os cinco países estão forjando uma parceria de qualidade na era da globalização. O Relatório do Índice de Desenvolvimento de Infraestrutura do Cinturão e Rota de 2022 classifica o Brasil uma prioridade para investimentos em modernização de infraestrutura entre todos os países de língua portuguesa.

Leia mais...

Opinião Saneamento e agricultura familiar, parceria produtiva

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2022 | por WILLIAN FIGUEIREDO

De resíduos a adubo orgânico, um novo ciclo virtuoso se torna realidade em Cuiabá. A transformação do que seria carga poluidora em insumo para agricultura familiar é fruto do projeto Biolodo, desenvolvido pela área de Sustentabilidade da Águas Cuiabá em parceria com a Prefeitura Municipal e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Leia mais...

Opinião Disfunção e doença cardiovascular

Publicado em Segunda - 14 de Novembro de 2022 | por MAX LIMA

Você sabia que homens com mais de 45 anos que nunca apresentaram problemas cardíacos, mas que têm disfunção erétil de moderada a grave, podem desenvolver alguma cardiopatia em comparação àqueles que nunca apresentaram essa disfunção?

Leia mais...

Opinião Desafios urgentes

Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2022 | por Luiz Henrique Lima

Há que se garantir recursos para programas de assistência social que permitam amparar as milhões de famílias que hoje passam fome. E há que se buscar recursos para recuperar programas essenciais garantidores de direitos básicos dos brasileiros, como a merenda escolar e a Farmácia Popular.

Leia mais...

Opinião Diversidade

Publicado em Domingo - 13 de Novembro de 2022 | por Cristhiane Brandão

Precisamos construir um ambiente sem estereótipos e classificações preconcebidas, substituindo muros, etiquetas, rótulos e caixinhas, que limitam a capacidade intelectual e produtiva dos indivíduos, por “pontes” que nos conectam cada vez uns com os outros e nos ligam a um mundo globalizado e plural.

Leia mais...

Opinião Infeliz geração da comparação

Publicado em Sábado - 12 de Novembro de 2022 | por Nayara Cerutti

É como se a mente já estivesse programada a tal ato, e a liberação toxica vem rápida como o disparo de um gatilho. E a tal comparação excessiva é um veneno que corre rapidamente pelas nossas veias que surge muitas vezes de moto sutil, mas é altamente destruidor.

Leia mais...