Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por Juacy Silva

Opinião Rio: Vitrine do Brasil

O Rio deJaneiro é, sem sombra de dúvida, a cidade mais conhecida do Brasil e é considerada uma das mais belas cidades do mundo, com suas paisagens como a baia de guanabara, o Corcovado (onde está a imagem do Cristo Redentor)e o conjunto formado pelos morros da urca e do pão de açúcar como um dos cartões postais que encantam não apenas turistas nacionais, internacionais e também seus moradores.
Leia mais...

Opinião Arquipélado dos Transportes

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Bruno Peron Loureiro

Um dos grandes desafios de países de porte grande é o de integrar seus territórios, tornando próximo o distante, a fim de ter fluidez nos transportes.
Leia mais...

Opinião O Mercado de Vice-Prefeito

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

Fala-se muito em postulantes para as disputas das principais prefeituras do Estado de Mato Grosso. Quase nada, porém, sobre os possíveis candidatos a vice-prefeito. Raro é o texto que traz uma linha a respeito. Talvez por considerar o dito tema sem importância, ou mesmo por considerar que o vice não passa de um nome – menor – impresso na chapa. 
Leia mais...

Opinião Porto dos Gaúchos e a luta pelo desenvolvimento

Publicado em Quinta - 03 de Maio de 2012 | por José Riva

Mais um ano de luta marca os 57 anos de fundação de Porto dos Gaúchos. Situada ao Norte mato-grossense, a cidade busca o seu espaço na agricultura, depois da crise que assolou o setor madeireiro. A multiplicação da produção agrícola pode ser a mola propulsora da economia desse município acolhedor, formado por gente trabalhadora que clama por melhorias.
Leia mais...

Opinião Cultura em contas satélite

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Bruno Peron

Acadêmicos, burocratas e tomadores de decisão na área de cultura concordam com a dificuldade de mensurá-la, ainda que já tenha sido convertida nalguma indústria e se suponha, destarte, mais fácil a tarefa. O primeiro desafio que encontram é o de responder à pergunta sobre o que devem considerar cultura. O segundo - e não menos importante - é de que instância do processo deve ser medida: produção, circulação ou consumo cultural.
Leia mais...

Opinião Rixas Pessoais na Campanha Eleitoral – I

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

“Rixas pessoais movimentam o tablado da política em vários municípios mato-grossenses”. Resumia-se nesta frase o conteúdo do e-mail que chegou a esta coluna. Seu autor não deixava qualquer dúvida quanto a isso. Nem deveria. Pois os fatos, entrelaçados as jogadas das lideranças partidárias, formam um único cenário, cujos traçados denunciam a existência de velhas desavenças.
Leia mais...

Opinião A nova sistemática resursal trabalhista

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012 | por Alan Franco Scorpioni

Após alteração da competência da justiça do trabalho, através da Emenda Constitucional de nº 45, o processo do trabalho pouco sofreu alterações, até esta semana, quando o TST divulgou a aprovação do Projeto de Lei nº 2214/2011 de autoria do deputado Valtenir Pereira, projeto que teve inicio durante audiência realizada com o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Ministro João Oreste Dalazen.
Leia mais...

Opinião Os médicos, os planos de saúde e o governo

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os médicos que prestam serviços aos planos de saúde fizeram, na última quarta-feira (25), o seu “dia nacional de advertência”. Querem que as operadoras aumentem em 26% o valor das consultas e procedimentos e, ainda, que os paguem em dia. Se não forem atendidos, prometem nova manifestação em junho, com a possível paralisação dos serviços. Os planos de saúde têm 47 milhões de brasileiros (25% da população) filiados e movimentam 55% de tudo o que é gasto em saúde no País. A impressão que resta ao leigo é de que dinheiro há, e as divergências ocorrem por conta da divisão do bolo.
Leia mais...

Opinião Falta energia

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

É surpreendente como algumas coisas não funcionam no Brasil. Quando ainda jovem, nos anos 1980, soube que as usinas de álcool queriam vender energia elétrica (cogerada) usando um combustível barato, na verdade um problema para as usinas, o bagaço da cana. Foi preciso o "apagão" de dez anos atrás para obrigar o governo a aproveitar esse gigantesco potencial energético até então desperdiçado.
Leia mais...

Opinião Sem robotizar o candidato

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Leandro Nascimento

Bom pessoal hoje em dia tem se falado muito em Marketing Político que nada mais é a estratégia usada em uma campanha para aproximar um candidato do povo e arrebanhar os eleitores, porém os tempos passam e as evoluções acontecem e com elas as pessoas também mudam.
Leia mais...