Publicidade

Publicado em Sábado - 10 de Setembro de 2022 | por Luiz Henrique Lima

Opinião Representatividade democrática

No entanto, o mesmo não ocorre nas eleições para os demais cargos legislativos (deputado federal, deputado estadual e vereador). Em relação a esses, o eleitor é confundido por, literalmente, muitas centenas de candidaturas. Na prática, é impossível uma escolha racional, que pondere de forma isonômica as virtudes e as limitações de cada postulante.

Leia mais...

Opinião Impenhorabilidade da pequena propriedade

Publicado em Sábado - 10 de Setembro de 2022 | por Tatiane de Barros Ramalho

Em outras palavras, essa proteção constitucional assegura ao proprietário da terra o acesso a renda mínima para manutenção de sua atividade produtiva, garantindo assim a produção e o atendimento socioeconômico da propriedade.

Leia mais...

Opinião O mundo político é diferente

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

E os ditos formadores de opinião, por necessidade de produzir um artigo diariamente, viram meros palpiteiros travestidos de “cientistas políticos” tentando explicar essa complicadíssima seara do mundo político dominado por interesses pessoais, onde as ações de cunho político/social ficam esquecidas nos falatórios dos políticos.

Leia mais...

Opinião Aprosoja e União Europeia

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

Da mesma forma que o Instituto Mato-grossense da Carne, Imac, está buscando diálogo com a União Europeia, também a Aprosoja ou Associação de Produtores de Soja e Milho do estado abriu conversa com aquela integração econômica.

Leia mais...

Opinião Pequenos ajustes, grandes diferenças

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2022 | por Enildes Corrêa

Quando há tensões musculares crônicas instaladas no corpo, não adianta só trabalhar localmente na área da dor. É necessário investigar e compreender a causa que provocou a desorganização da estrutura corporal. Normalmente, descobre-se que, por trás de uma desordem física, sempre há algum conflito emocional e não somente hábitos posturais indevidos, por exemplo.

Leia mais...

Opinião Setembro delas

Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2022 | por Rosana Leite Antunes de Barros

No dia 09 se comemora o dia daquela que irá parir: é O Dia da Gestante. A data é alusiva ao nono mês de gestação da gravidez, justamente no dia 09. Se perfaz em importante momento para a discussão das questões relativas aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. É preciso pensar em mais respeito e autonomia ao corpo feminino.

Leia mais...

Opinião A promessa do imposto único

Publicado em Quarta - 07 de Setembro de 2022 | por Victor Humberto Maizman

O que falam nesta campanha presidencial nada mais é do que a simples unificação/consolidação de alguns tributos existentes. Além de não alcançar a ambicionada unicidade tributária, os planos presidenciais de vários candidatos também diferem substancialmente do imposto único que poderia ser, em tese, viável.

Leia mais...

Opinião Brasil à limpo

Publicado em Quarta - 07 de Setembro de 2022 | por Onofre Ribeiro

Na sucessão do presidente Getúlio Vargas, que se suicidara em 1954, e se elegeu Juscelino Kubitscheck. A segunda, de Fernando Collor em 1989. E a terceira, a atual.

Leia mais...

Opinião Setembro Amarelo: depressão em adolescentes

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2022 | por Ivanildes Tavares

Com esse desequilíbrio, o adolescente fica triste, angustiado e irritado. Isso acontece devido uma perda da identidade infantil, e é preciso reorganizar rapidamente o universo interno. Nem todos os jovens estão preparados ou conseguem passar por esse período com equilíbrio emocional.

Leia mais...

Opinião Mural de distração

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2022 | por Francisney Liberato

Já que as pessoas estão ficando cada vez mais distraídas e pouco focadas em suas tarefas e afazeres da vida, pretendo apresentar aqui uma técnica que poderá lhe auxiliar a reverter esse quadro negativo.

Leia mais...