Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Antonio Cvalcante Filho e Vils

Opinião Por que só o Eder?

Parece que a injustificada demora do Tribunal Regional Eleitoral em dar a solução final e julgar em definitivo os casos relativos às eleições passadas (2010) vai ser decisiva na “quebra” financeira do nosso Estado. Tudo porque o uso da máquina pública naquela ocasião (eleições) tem como resultado atual a necessidade do pagamento dos favores políticos (com loteamento de cargos, p. ex.) e disso decorre a má gestão, o excesso de gastos e a falta de rumo da gestão, que condena as futuras gerações.
Leia mais...

Opinião Cachoeiras e tubarões

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por JUACY DA SILVA,

Normalmente tubarões vivem no mar; rios e cachoeiras correm para o mar, `as vezes formando os deltas.Talvez sejam essas as relações entre tantas coisas estranhas que estão acontecendo no Brasil e em Mato Grosso nos últimos tempos, como a novela da AGECOPA/SECOPA!
Leia mais...

Opinião Xingu – Por que o Governo Federal financia um filme que depõe contra suas próprias ações?

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Luana Soutos e Karol Chaves

O longa produzido, em sua maioria, em terras tocantinense é lindo: esteticamente falando. Toda a valorização feita pelo Governo do Estado do Tocantins durante o lançamento do filme na terça-feira, 10 de abril, na sala do Cinemark, em Palmas, além de uma bela jogada para dar um “up” no turismo da região, acabou sendo um belo motivo para se pensar que, dos estados envolvidos na história dos índios com os irmãos Villas Bôas nas décadas de 1940, 1950 e 1960, Tocantins é um dos poucos que ainda mantém alguma flora natural preservada... porque o  vizinho, Mato Grosso, já está tomado pela soja.
Leia mais...

Opinião Eleição, a grande negociata

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A chegada das eleições municipais leva os políticos a um frenético movimento. São as alianças entre partidos e grupos para a apresentação de candidaturas com chance de sucesso perante o eleitorado e, uma vez eleitas, governar adequadamente as cidades. Os grupos que exercem o poder montam estratégias para nele permanecer e os que estão do lado de fora fazem o mesmo na tentativa de entrar. A disputa, em princípio, é justa, é saudável e a possibilidade de alternância nos cargos, melhor ainda. Sugere a existência de muitos cidadãos interessados em dar sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade em que vivem. Pelo menos esse é o discurso.
Leia mais...

Opinião Poleiro de galinha!

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012

Estou evitando falar do governo Silval Barbosa, mas é inevitável, pois todo dia tem um problema diferente que só vem ao desencontro com os anseios da população. Estou evitando não por ter medo, mas para não ficar repetitivo e taxativo demais, mas é impossível.
Leia mais...

Opinião Um Romance Para Ser Lido

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Através dos livros é possível viajar pelo mundo afora. Ainda que tal viagem se dê por caminhos do pretérito, em busca de estampas fotográficas jamais vistas pelo retrovisor do presente, e só reveladas pela lente da literatura. A mesma com que Cristina Morton – uma argentina radicada em terras lusitanas - se vale para revelar a vida de um bibliotecário que atravessou o Atlântico rumo ao Brasil, acompanhado por 76 caixotes repletos de documentos e textos da Real Biblioteca do Palácio da Ajuda, antes esquecidos no cais de Belém durante a apressada saída de D. João VI, em 1808. História contada em “o guardião de livros”, um romance cheio de lances que prendem a atenção do leitor, por mais exigente que este seja.    
Leia mais...

Opinião Números Para o Debate

Publicado em Terça - 10 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Sociedade alguma ignora a importância da leitura da palavra escrita. Nem deveria. Mesmo aquela em que grande parte de seus membros a considera uma atividade desinteressante. Aliás, foi exatamente isso que apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na semana passada pelo Instituto Pró-Livro. Seu resultado é assustador. Pois dos entrevistados, apenas 25% gostam bastante de ler, e 53% dos que não gostam jogam a culpa na falta de tempo. A mesma desculpa utilizada, inclusive, por uma porção de alunos. Compreende-se, então, o porquê o uso da biblioteca caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011. Espaço, no entanto, estranhamente, nunca freqüentado por 75% dos brasileiros.
Leia mais...

Opinião O cabidão de cargos públicos

Publicado em Segunda - 09 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Cargo de confiança é aquele para o qual o administrador público nomeia quem ele bem entende sem concurso, e também pode demiti-lo a qualquer instante. Segundo as últimas informações, só no governo federal existem hoje 22 mil cargos dessa natureza. Informações baseadas em levantamentos do IBGE, revelam que de 2005 para 2006 os cargos de livre nomeação em todas as 5564 prefeituras e câmaras municipais brasileiras aumentaram de 380.629 para 422.831 e que, se mantida a média anual de criação de 42 mil novos cargos, o contingente hoje já deve passar dos 700 mil. As mesmas fontes também dizem haver 150 mil não concursados nomeados nos governos estaduais. Os números são assustadores e chegam a preocupar até os próprios membros do governo. Em 2009, o ministro Mangabeira Unger, dos Assuntos Estratégicos, defendeu, ainda para aquele ano, a substituição dos cargos de confiança por profissionais do próprio Estado, mas ninguém falou mais nisso.
Leia mais...

Opinião Sírios abandonados pelo mundo

Publicado em Segunda - 09 de Abril de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Quando começou a onda de lutas por democracia nos países árabes, mereceu enaltecimento a resistência dos egípcios.  Multiplique-se por dez e essa será a média de tempo da luta dos sírios.
Leia mais...

Opinião Saúde e educação no Brasil

Publicado em Sábado - 07 de Abril de 2012 | por Antonio Carlos Lopes

Saúde e educação são, sem sombra de dúvida, o alicerce de uma grande nação. Um povo com acesso ao conhecimento e à reciclagem, com assistência adequada e bem-estar, é a premissa para a construção de um presente de oportunidades e de um futuro cada vez mais alvissareiro.
Leia mais...