Publicidade

Publicado em Terça - 21 de Junho de 2022 | por Fernanda Breder

Opinião A relação de dores articulares com doenças intestinais

A dor articular das DII pode ser muito semelhante às dores presentes em outras doenças. Por isso muitas vezes pode ser difícil realizar o diagnóstico correto. Além disso, os sintomas articulares da DII podem ocorrer antes dos sintomas intestinais. Portanto, pacientes que têm DII e que apresentam dor articular ou lombar devem passar por avaliação especializada com o reumatologista.

Leia mais...

Opinião Amazônia de pé

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2022 | por Txai Suruí

É no enfraquecimento do debate fundiário, no desmantelamento de órgãos fiscalizadores e da ciência e na guerra com as organizações da sociedade civil que Bolsonaro vai aprofundando o projeto de venda da Amazônia para alguns poucos camaradas.

Leia mais...

Opinião Marco Temporal Já!

Publicado em Segunda - 20 de Junho de 2022 | por Norberto Júnior

Isso porque em 2019 essas áreas de estudos foram lançadas no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), barrando assim as atividades nessas propriedades que ainda estão sob análise federal. Estudos de ampliação estes, diga-se de passagem, que não contaram com a participação de municípios e produtores.

Leia mais...

Opinião Os ossinhos de Cuiabá

Publicado em Domingo - 19 de Junho de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

A imprensa, vez ou outra, aparece arrogantemente desvirtuando sua importante missão, seja fazendo uma leitura simplista da realidade, exagerando os fatos ou tirando conclusões precipitadas sem dar voz às partes envolvidas na notícia. Ouvir para tentar entender, não somente para cumprir o protocolo das redações.

Leia mais...

Opinião A farsa do politicamente correto

Publicado em Domingo - 19 de Junho de 2022 | por Marcelo Augusto Portocarrero

O último atentado por eles praticado contra o desenvolvimento do país e defendido pelo nine fingers foi derrubar a redução do IPI sob a alegação de prejuízos a um único e exclusivo programa de incentivo fiscais à Zona Franca de Manaus.

Leia mais...

Opinião Investigação criminal defensiva

Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2022 | por Vinícius Segatto

Trata-se, assim sendo, de uma atividade de natureza investigativa com intento de obtenção de provas em procedimentos e processos criminais desempenhado pelo próprio advogado de um indivíduo submetido ao poder punitivo estatal, para tutela de seus direitos e garantias.

Leia mais...

Opinião Felicidade pós liberdade

Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Ser livre passa, então, pelo agir livre, com liberdade considerando a inteligência, espontaneidade e contingência. Se se aprofundar somente em uma delas, como a espontaneidade, por exemplo, já teremos uma boa sensação da dificuldade do caminho traçado em busca da própria felicidade, pois, liberdade se traduz em felicidade, sendo a primeira condicionante da segunda.

Leia mais...

Opinião Violência contra idosos: denuncie!

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2022 | por Graci Ourives de Miranda

Nós, idosos, temos sempre a expectativa de que o outro, não nos infligirá sofrimentos. Então, decidimos acreditar que alguns fatos ocorridos com idosos foram apenas de: alguns ‘sentimentos passageiros’. Idoso vá à luta, denuncie, vai fazer bem a você mesmo. A denúncia propicia à pessoa idosa viver melhor.

Leia mais...

Opinião O Brasil no mundo

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2022 | por Onofre Ribeiro

O mundo deverá continuar consumindo mais e mais alimentos. No horizonte temos a guerra da Rússia-Ucrânia, tempos problemas climáticos nos EUA com bastante frequência, as questões econômicas na Argentina. No fundo, ainda que momentânea, a crise dos fertilizantes e dos agroquímicos.

Leia mais...

Opinião Urna eletrônica

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

A Polícia Federal já analisou as urnas e não encontrou nada que mostrasse que podem ser manipuladas. Partidos políticos, os maiores interessados em eleições, nunca disseram nada contra o sistema de votos no país.

Leia mais...