Publicado em Quarta - 25 de Maio de 2022 | por Victor Humberto Maizman

Opinião Os remédios e a dignidade fiscal

Partindo dessa premissa, a legislação federal vigente assegura que a despesa médica devidamente comprovada, sem limite de valor, necessária à promoção e manutenção da saúde do indivíduo e seus dependentes, deve ser tratada como elemento redutor, como exigência constitucional à proteção da dignidade humana bem como ao direito fundamental individual à inviolabilidade da vida.

Leia mais...

Opinião Sucateamento das instituições

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2022 | por Paulo César Régis de Souza

No Brasil, 40% da renda de um trabalhador vai pros governos. Trabalhamos 12 dias no mês só para pagar impostos para que façam obras, paguem aposentadorias, bolsa família, entre outros benefícios sociais, além dos servidores públicos federais, judiciário, legislativo e executivo.

Leia mais...

Opinião É melhor pensar antes de agir do que viver a vida remoendo o que deveria ter evitado.

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2022 | por Francisney Liberato

De acordo com a lei de Isaac Newton, toda ação gera uma reação, isto é, toda causa traz consigo uma consequência ou efeito, ou seja, se a causa for positiva, consequentemente, o resultado será positivo, por outro lado, se a causa for negativa, o efeito será negativo.

Leia mais...

Opinião Cooperativismo e a geração de emprego

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2022 | por Marco Tulio Duarte Soares

Segundo levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), entre março de 2020 e fevereiro de 2021, as cooperativas geraram mais de 3 mil novos postos de trabalho. A tendência para esse ano é aumentar não apenas essas vagas, mas também os cooperados e a popularidade deste modelo de união.

Leia mais...

Opinião Meio ambiente, agro e comércio exterior

Publicado em Segunda - 23 de Maio de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

Deveria ser criado no estado um setor especifico para mostrar ao mundo o que está sendo feito aqui para combater o mal feito no campo. Um lugar que tivesse todas as informações, reais e concretas, em português, inglês ou outras línguas, com dados, inclusive de satélites, de áreas plantadas e preservadas. Tudo que mostrasse, no ato, a realidade estadual no campo, na preservação e na obediência ambiental.

Leia mais...

Opinião A justa justiça!

Publicado em Segunda - 23 de Maio de 2022 | por Grhegory Paiva Pires Moreira Maia

Nela, ficou acordado que serão mantidos no Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso os servidores que já estiverem vinculados a esse regime, ou seja, os servidores já aposentados, bem como aqueles que, ainda não vinculados, ao tempo do trânsito em julgado da referida ADI preencham todos os requisitos para a aposentadoria.

Leia mais...

Opinião Gratuidade no despacho de bagagem aérea

Publicado em Domingo - 22 de Maio de 2022 | por Gisele Nascimento

Para nossa grata surpresa, eis que recentemente, decorrente da Medida Provisória, conhecida como a “MP do Voo Simples”, o Senado Federal aprovou o pedido advindo da Câmara dos Deputados, que já havia votado pelo retorno da gratuidade de bagagem em voos comerciais de até 23 kg para voos nacionais e 30 kg para viagens internacionais.

Leia mais...

Opinião Nosso futuro previsível

Publicado em Domingo - 22 de Maio de 2022 | por Onofre Ribeiro

Tiago me relatou que foi-lhe dito que o grupo tem a disposição de contratar um grande volume de novos funcionários diante do cenário de crescimento. Mas não tem essa oferta de profissionais em Mato Grosso. É obrigado a buscar fora do estado por num custo muito mais elevado.

Leia mais...

Opinião Idade e suas consequências

Publicado em Sábado - 21 de Maio de 2022 | por Graci Ourives de Miranda

Segundo Vitor Chab, pontuou: “Nós temos um judiciário forte, uma polícia forte, um Ministério Público, uma Defensoria Pública e tendo um juiz que tenha a expertise para tratar a pessoa idosa, quem ganhará é a sociedade” (01/05.2022 para Midianews). É importante, porque é: punindo os agressores, que sentimos mais segurança. A justiça demonstra para que todos tenham ações em prol de uma sociedade mais igualitária.

Leia mais...

Opinião A justa justiça!

Publicado em Sábado - 21 de Maio de 2022 | por Grhegory Paiva Pires Moreira Maia

Quantas vidas foram perdidas sem verem seu direito garantido? Quantos cidadãos foram acometidos por doenças físicas e psíquicas por se verem de mão atadas financeiramente? Em situação de pandemia, de incertezas e medos, o que fazer?

Leia mais...