Publicidade

Publicado em Sexta - 27 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Os médicos, os planos de saúde e o governo

Os médicos que prestam serviços aos planos de saúde fizeram, na última quarta-feira (25), o seu “dia nacional de advertência”. Querem que as operadoras aumentem em 26% o valor das consultas e procedimentos e, ainda, que os paguem em dia. Se não forem atendidos, prometem nova manifestação em junho, com a possível paralisação dos serviços. Os planos de saúde têm 47 milhões de brasileiros (25% da população) filiados e movimentam 55% de tudo o que é gasto em saúde no País. A impressão que resta ao leigo é de que dinheiro há, e as divergências ocorrem por conta da divisão do bolo.
Leia mais...

Opinião Falta energia

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

É surpreendente como algumas coisas não funcionam no Brasil. Quando ainda jovem, nos anos 1980, soube que as usinas de álcool queriam vender energia elétrica (cogerada) usando um combustível barato, na verdade um problema para as usinas, o bagaço da cana. Foi preciso o "apagão" de dez anos atrás para obrigar o governo a aproveitar esse gigantesco potencial energético até então desperdiçado.
Leia mais...

Opinião Sem robotizar o candidato

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Leandro Nascimento

Bom pessoal hoje em dia tem se falado muito em Marketing Político que nada mais é a estratégia usada em uma campanha para aproximar um candidato do povo e arrebanhar os eleitores, porém os tempos passam e as evoluções acontecem e com elas as pessoas também mudam.
Leia mais...

Opinião Por que só o Eder?

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Antonio Cvalcante Filho e Vils

Parece que a injustificada demora do Tribunal Regional Eleitoral em dar a solução final e julgar em definitivo os casos relativos às eleições passadas (2010) vai ser decisiva na “quebra” financeira do nosso Estado. Tudo porque o uso da máquina pública naquela ocasião (eleições) tem como resultado atual a necessidade do pagamento dos favores políticos (com loteamento de cargos, p. ex.) e disso decorre a má gestão, o excesso de gastos e a falta de rumo da gestão, que condena as futuras gerações.
Leia mais...

Opinião Cachoeiras e tubarões

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por JUACY DA SILVA,

Normalmente tubarões vivem no mar; rios e cachoeiras correm para o mar, `as vezes formando os deltas.Talvez sejam essas as relações entre tantas coisas estranhas que estão acontecendo no Brasil e em Mato Grosso nos últimos tempos, como a novela da AGECOPA/SECOPA!
Leia mais...

Opinião Xingu – Por que o Governo Federal financia um filme que depõe contra suas próprias ações?

Publicado em Sexta - 20 de Abril de 2012 | por Luana Soutos e Karol Chaves

O longa produzido, em sua maioria, em terras tocantinense é lindo: esteticamente falando. Toda a valorização feita pelo Governo do Estado do Tocantins durante o lançamento do filme na terça-feira, 10 de abril, na sala do Cinemark, em Palmas, além de uma bela jogada para dar um “up” no turismo da região, acabou sendo um belo motivo para se pensar que, dos estados envolvidos na história dos índios com os irmãos Villas Bôas nas décadas de 1940, 1950 e 1960, Tocantins é um dos poucos que ainda mantém alguma flora natural preservada... porque o  vizinho, Mato Grosso, já está tomado pela soja.
Leia mais...

Opinião Eleição, a grande negociata

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A chegada das eleições municipais leva os políticos a um frenético movimento. São as alianças entre partidos e grupos para a apresentação de candidaturas com chance de sucesso perante o eleitorado e, uma vez eleitas, governar adequadamente as cidades. Os grupos que exercem o poder montam estratégias para nele permanecer e os que estão do lado de fora fazem o mesmo na tentativa de entrar. A disputa, em princípio, é justa, é saudável e a possibilidade de alternância nos cargos, melhor ainda. Sugere a existência de muitos cidadãos interessados em dar sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade em que vivem. Pelo menos esse é o discurso.
Leia mais...

Opinião Poleiro de galinha!

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012

Estou evitando falar do governo Silval Barbosa, mas é inevitável, pois todo dia tem um problema diferente que só vem ao desencontro com os anseios da população. Estou evitando não por ter medo, mas para não ficar repetitivo e taxativo demais, mas é impossível.
Leia mais...

Opinião Um Romance Para Ser Lido

Publicado em Quarta - 18 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Através dos livros é possível viajar pelo mundo afora. Ainda que tal viagem se dê por caminhos do pretérito, em busca de estampas fotográficas jamais vistas pelo retrovisor do presente, e só reveladas pela lente da literatura. A mesma com que Cristina Morton – uma argentina radicada em terras lusitanas - se vale para revelar a vida de um bibliotecário que atravessou o Atlântico rumo ao Brasil, acompanhado por 76 caixotes repletos de documentos e textos da Real Biblioteca do Palácio da Ajuda, antes esquecidos no cais de Belém durante a apressada saída de D. João VI, em 1808. História contada em “o guardião de livros”, um romance cheio de lances que prendem a atenção do leitor, por mais exigente que este seja.    
Leia mais...

Opinião Números Para o Debate

Publicado em Terça - 10 de Abril de 2012 | por Lourembergue Alves

Sociedade alguma ignora a importância da leitura da palavra escrita. Nem deveria. Mesmo aquela em que grande parte de seus membros a considera uma atividade desinteressante. Aliás, foi exatamente isso que apontou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na semana passada pelo Instituto Pró-Livro. Seu resultado é assustador. Pois dos entrevistados, apenas 25% gostam bastante de ler, e 53% dos que não gostam jogam a culpa na falta de tempo. A mesma desculpa utilizada, inclusive, por uma porção de alunos. Compreende-se, então, o porquê o uso da biblioteca caiu de 10% para 7% entre 2007 e 2011. Espaço, no entanto, estranhamente, nunca freqüentado por 75% dos brasileiros.
Leia mais...