Publicado em Sexta - 04 de Março de 2022 | por Mardem Machado

Opinião Março Azul alerta para o câncer colorretal

Este quadro justifica o Março Azul, campanha da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBPC), que alerta a população para a importância da prevenção e para a gravidade da doença caso diagnosticada tardiamente, lembrando que dia 27 de março é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.

Leia mais...

Opinião Março azul

Publicado em Sexta - 04 de Março de 2022 | por Rafael Sodré de Aragão

O avanço tecnológico, médico e sanitário tem proporcionado um acesso mais fácil e rápido aos meios diagnósticos. Ou seja, fazemos, hoje, diagnósticos mais precoces o que pode levar a sensação de aumento de tumores em pacientes jovens.

Leia mais...

Opinião A guerra e seus impactos para a economia de Mato Grosso

Publicado em Quinta - 03 de Março de 2022 | por José Wenceslau de Souza Júnior

Com isso, o setor do comércio também será afetado, já que é bastante dependente do setor primário. Costumo dizer, inclusive, que se o agro vai bem, o comércio vai bem, se o agro vai mal, os outros setores produtivos sofrem prejuízos.

Leia mais...

Opinião A guerra lá e nós cá

Publicado em Quinta - 03 de Março de 2022 | por ONOFRE RIBEIRO

Outras guerras não influenciaram tanto além dos territórios guerreantes. Porém, desde a globalização na década de 1990, uma guerra traz efeitos diferentes. Os locais, obviamente. Mas no mundo inteiro mexe com a cotação do dólar, do preço do petróleo, do preço dos alimentos, alimenta inflação e causa escassez de produtos, de commodities agrícolas ou minerais e interfere na logística do comércio internacional.

Leia mais...

Opinião Aborto é assassinato

Publicado em Quinta - 03 de Março de 2022 | por Lousdembergue Rondon

Os seres humanos têm direito à vida, não importa a religião, raça, nação, opção sexual, classe social, idade ou deficiência. A maior demonstração de civilização que uma sociedade pode oferecer é garantir o direito de cada pessoa ser livre para buscar a própria felicidade da maneira que lhe agradar. Assim como a velhice, fase adulta, adolescência e infância, o feto é apenas uma fase no desenvolvimento do ser humano.

Leia mais...

Opinião Doenças Raras e a importância do diagnóstico precoce

Publicado em Quarta - 02 de Março de 2022 | por Natasha Slhessarenko

Identificar precocemente uma doença rara pode fazer diferença na qualidade e no tempo de vida de muitos pacientes. Os exames diagnósticos são essenciais para as doenças raras, uma vez que os sinais e sintomas iniciais de várias delas podem ser parecidos, dificultando o diagnóstico baseado somente em dados clínicos.

Leia mais...

Opinião Março Amarelo: um alerta sobre a endometriose

Publicado em Quarta - 02 de Março de 2022 | por Dra Giovana Fortunato

Trata-se de uma doença inflamatória que ataca o tecido do útero, ovários, bexiga, intestino, reto, nervos e peritônio. Localizado na parte externa do útero e responsável pela menstruação, o endométrio também pode se expandir em outras partes do corpo, como o diafragma, pleura e pulmões.

Leia mais...

Opinião E os fatos pedem socorro

Publicado em Terça - 01 de Março de 2022 | por Percival Puggina

Onde está essa imprensa que o ministro vê exercendo suas prerrogativas na garantia do pluralismo democrático e cobrando respeito? Certamente não no coro uniforme dos grandes grupos de comunicação; nem no silêncio do consórcio dessas empresas em relação ao que não convém tornar conhecido; nem no seu cavernoso silêncio ante o ativismo judicial dos nossos tribunais superiores.

Leia mais...

Opinião Sociedade da tecnologia ou da comunicação?

Publicado em Terça - 01 de Março de 2022 | por Luciana Varga

Por isso, quando vemos as pesquisas de "profissões do futuro", "habilidades mais valorizadas atualmente" temos a comunicação e suas vertentes - empatia, saber trabalhar em equipe, oratória,... - como destaque. Porque o técnico, o braçal, os cálculos, são melhores executados pelas máquinas, isso já é realidade, mas o que conecta, o que engaja e o que motiva para crescer é feito por quem domina a comunicação.

Leia mais...

Opinião Não desperdice a surpresa que a vida lhe traz

Publicado em Segunda - 28 de Fevereiro de 2022 | por Allison Sousa

Podemos ter duas reações: a recusa imediata, por medo, revoltando-se com o acontecimento. Ou, por coragem, tentar desvendar o que está ali à sua frente, acrescentando uma vírgula para o novo.

Leia mais...