Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2022 | por Erodilce S. Guimarães

Opinião Pacto antenupcial assinado

A Lei prevê no artigo 1.511 do Código Civil que o casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges, tendo natureza jurídica de um contrato bilateral que une duas pessoas com a finalidade de formar família e patrimônio.

Leia mais...

Opinião Pedra nos rins e verão

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2022 | por NEWTON TAFURI

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam um aumento de 30% nos casos de pedras nos rins durante o período mais quente do ano. A incidência da doença aumenta no verão porque nesta época do ano perdemos muita água por transpiração e muitos acabam não ingerindo uma quantidade de líquidos suficiente para repor essa perda. Dessa maneira, a urina fica mais concentrada e propicia a formação de cálculos.

Leia mais...

Opinião Pandemia e política

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2022 | por ALFREDO DA MOTA MENEZES

As falas do presidente Bolsonaro sobre a pandemia têm merecido muitos comentários e deve trazer consequências politicas e eleitorais. Adversários estão aproveitando a situação para tentar desgastá-lo ainda mais. Frases ditas pelo presidente mostram o estrago eleitoral.

Leia mais...

Opinião Redes Sociais

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2022 | por LICIO ANTONIO MALHEIROS

As redes sociais em nossas vidas funcionam como divisor de águas, ou seja, desde sua criação em 1977 quando a mesma se chamava SixDegrees.

Leia mais...

Opinião Não Olhe Para Cima

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2022 | por RENATO GOMES NERY

Este é o título de um filme estrelado por Leonardo DCáprio e Meryl Streep que estreou na Netflix. Ele conta a história das motivações inescrupulosas dos políticos.

Leia mais...

Opinião Iniquidades

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2022 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Por isso, ao invés de tentar sair de seu mundo ideológico tentam convencer quem pensa diferente de que não existem desvantagens no cercado onde estão e por isso vivem um paradoxo em seu nexo causal, ou seja, um mundo onde existe a comprovação de que efetivamente há danos motivados pela ação voluntária, negligente e imprudente de quem os causou, mesmo assim se negam a reconhece-los.

Leia mais...

Opinião A obrigação do sigilo

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2022 | por Regiane Freire

Na área da saúde pública ou privada, e as operadoras de planos privados de assistência à saúde, estarão obrigados a proteger as informações relativas aos portadores dessas doenças, como a garantia do sigilo das informações que identifica essa condição.

Leia mais...

Opinião A obrigação do sigilo

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2022 | por REGIANE FREIRE

Pessoas portadoras dos vírus HIV, hepatite, hanseníase e tuberculose, sempre foram alvos de preconceito e discriminação. Ao longo da história, vimos que o tratamento imputado pela sociedade a essas pessoas, era de isolamento, em razão do medo em ter qualquer contato físico, sob o risco de contaminação.

Leia mais...

Opinião Cidades e tragédias

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2022 | por JOSÉ ANTONIO LEMOS

Em livre exercício de pensar, avanço no Twitter do fim do ano do ministro Gilmar Mendes no qual sugere uma cobrança mais forte aos gestores públicos sobre a questão urbanística nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal, em especial quanto às sucessivas tragédias urbanas de cada verão no Brasil.

Leia mais...

Opinião Veto às pequenas empresas

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2022 | por Victor Humberto Maizman

Digo isto, porque o programa permitiria a renegociação de R$ 50 bilhões dívidas para pequenas empresas que se enquadrem nos regimes Simples Nacional e Microempreendedor Individual, ou seja, segundo o projeto aprovado pelo Congresso, o parcelamento da dívida poderia ser feito em até 15 anos, com descontos proporcionais à queda do faturamento durante a pandemia de Covid-19, após o pagamento de uma entrada.

Leia mais...