Publicado em Domingo - 30 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron

Opinião Reconstrução do Haiti

É inaceitável que ainda existam países que servem de experimento de políticos irresponsáveis e especuladores estrangeiros. O Haiti migrou da condição de mais pobre da América Latina à de terra lançada ao acaso a partir do desastre provocado pelo sismo de 12 de janeiro de 2010.
Leia mais...

Opinião Teles: Hora de desatar os nós

Publicado em Sábado - 29 de Janeiro de 2011 | por Vivien Mello Suruagy

Merecem aplauso as primeiras manifestações do novo governo sobre o setor de telecomunicações, levadas a público pelo ministro da área, Paulo Bernardo. Duas de suas declarações são especialmente alvissareiras. A primeira diz respeito à determinação da presidente Dilma Roussef de concentrar na Pasta a coordenação de todos os programas de inclusão digital da administração pública.
Leia mais...

Opinião Feira do bairro Araés desafia prefeito

Publicado em Sábado - 29 de Janeiro de 2011 | por Paulo Zaviasky

Ninguém se conforma com um fato que desafia o bom senso do povo cuiabano, onde a vontade de poucos condenam uma população inteira ao desespero.
Leia mais...

Opinião Mais que corredores de areia

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Em recente e-mail, um dos leitores afirma: “de cada dez mato-grossenses, oito deles escolhem o Rio de Janeiro para passar as férias”. Infelizmente, a correspondência não apresenta a fonte de tal pesquisa. Fonte necessária. Mesmo que se saiba, de antemão, a força turística da Capital fluminense. Principalmente, por causa da “praia, do futebol e do carnaval”, acrescenta a dita correspondência. O que “encanta”, sobremaneira, “os conterrâneos”, finaliza. Encantamento que vem de longo tempo. Muito antes da utilização de aviões, carros ou de ônibus – transportes que substituíram o fluvial. 
Leia mais...

Opinião TI mais prática e tangível

Publicado em Sexta - 28 de Janeiro de 2011 | por André Vilela

As previsões para a área de Tecnologia da Informação apontam para maior produtividade das inúmeras ferramentas existentes. Porém, o foco está em fazer com que os colaboradores das empresas sejam mais produtivos e não somente itens das diversas atividades dentro das organizações. Trata-se de um olhar mais voltado ao uso prático e tangível desse conjunto de conhecimentos criado para resolver problemas e facilitar a busca de soluções no dia-a-dia.
Leia mais...

Opinião O jovem, o trabalhador e o aposentado

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil é a oitava e tem planos para logo chegar à condição de quinta maior economia do mundo. Mas padece da falta de mão-de-obra capacitada o suficiente para servir à economia tecnologizada; não tem nem a massa de trabalhadores fundamental para atender a demanda da construção civil aquecida.
Leia mais...

Opinião Tempo e razão

Publicado em Quinta - 27 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Póvoas

É comum a gente escutar que o tempo é o senhor da razão. Dependendo do que se quer dizer, discordo frontalmente com essa afirmação.
Leia mais...

Opinião As desapropriações da Copa – Avenida Prainha

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011 | por Bruno J.R. Boaventura

Os investimentos em obras para Copa do Mundo serão na ordem de 7 bilhões de reais. Deste total, cerca de 100 milhões de reais serão destinados ao pagamento dos danos gerados aos afetados em razão das desapropriações.
Leia mais...

Opinião Outros tempos

Publicado em Quarta - 26 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

O presidente do Brasil era o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Durante o seu mandato, um grupo de patriotas lutadores pela justiça social no campo, invadiu o seu sítio, no estado de Goiás. Na época as invasões de propriedades privadas ainda eram raras. Em se tratando do presidente da República, o fato foi um prato cheio para a mídia nacional e internacional. As principais redes de televisão nacionais ficaram de plantão, com a sua numerosa equipe, na cancela do sítio presidencial.
Leia mais...

Opinião Pôquer, jogo de habilidade ou de azar? - 2

Publicado em Terça - 25 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

No primeiro artigo, exibimos uma série de argumentos de ordem técnica, essencialmente matemática, demonstrando que o pôquer texas hold"em não é jogo de azar e sim de habilidade. Vimos, na visão policial e de peritos, que essa modalidade é respeitada e nada tem de contravenção penal. Neste ensaio, vamos passear pela visão jurídica brasileira.
Leia mais...