Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Mahon

Opinião Poker: jogo de habilidade ou de azar? 1

Vamos direto ao ponto. A prática do poker juridicamente configura-se contravenção penal? É preciso esclarecer publicamente a questão, em benefício de milhares de amantes do esporte, já que historicamente a prática está ligada ao preconceito que não distingue jogos de cassino movidos à sorte e outras práticas que requerem habilidade.
Leia mais...

Opinião Aquecimento, desastres e o INPE

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem desenvolvido modelos matemáticos para aperfeiçoar a previsão dos desastres naturais. O problema é que as autoridades não se mobilizam nem atuam na prevenção.
Leia mais...

Opinião Brasil comercial e experiência direta

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Começo o texto desta semana reiterando a dificuldade de opinar sobre contextos dos quais nos informamos a distancia pelos meios de comunicação. A experiência "in loco" contradiria muitas bobagens que lemos em periódicos ou ouvimos dos convictos jornalistas na televisão.
Leia mais...

Opinião Artista

Publicado em Sábado - 22 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Atire a primeira pedra quem estiver livre de todo preconceito.
Leia mais...

Opinião Insensibilidade, dor e a reprise

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Do frio para o calor, e em meio a este, as chuvas. Águas que arrastam sonhos e levam os pertences, e junto com os móveis, vidas se vão. Vão para nunca mais voltar. A não ser nas imagens, as quais, entrelaçadas, formam cenas do mesmo filme ou de telejornais. Todo início do ano, pessoas se vêem entre os escombros, e, diante destes, a insensibilidade das autoridades brasileiras.
Leia mais...

Opinião A distorcida Reforma Agrária

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Quando chamou os técnicos do Ministério da Reforma Agrária para oferecerem subsídios ao programa de erradicação da miséria, os responsáveis pela ação levaram um susto. Ficaram sabendo que 38% das 924 mil famílias instaladas em assentamentos da reforma agrária não conseguem obter rendimento de um salário mínimo mensal.
Leia mais...

Opinião Quantos contrastes!

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Póvoas

Passa nosso país por uma comoção que jamais lembro de outra igual. A tragédia que assola nossos irmãos do Rio de Janeiro parece não ter fim. São imagens que deixam os corações, mesmo os mais insensíveis transbordando de dor e compaixão daqueles que perderam tudo, inclusive a vida.
Leia mais...

Opinião Alerta aos Senhores Prefeitos!

Publicado em Quarta - 19 de Janeiro de 2011 | por Max Antônio Ferreira

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8014/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que torna obrigatória a presença de cuidador em escolas, quando necessário, para acompanhar pessoas com deficiência. O projeto acrescenta um parágrafo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96). O projeto tinha sido arquivado, mas o deputado Eduardo Barbosa foi reeleito e a matéria está voltando a tramitar.
Leia mais...

Opinião O certo é errado

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2011 | por Alexandre Garcia

A presidente Dilma, ao visitar a anual tragédia das chuvas, mostrou que sabe tanto quanto nós. Disse que a construção ilegal, no Brasil, é regra e não exceção. Os que têm obrigação de cumprir a lei, sob pena de serem enquadrados no crime de responsabilidade, nada fazem.
Leia mais...

Opinião A escola como mobilizadora nacional

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2011 | por Eliezer Pacheco

Ultimamente tem sido muito enfatizada a valorização do professor como forma de melhorar a educação brasileira. Isto é absolutamente correto. Sem educadores qualificados, motivados e com salários dignos é impossível uma educação de qualidade.
Leia mais...