Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Pedro Nadaf

Opinião "Ho, ho, ho" com mais energia

Vendas e empregos temporários em alta, promoções em todos os segmentos do varejo, mais dinheiro circulando no mercado, facilidades de crédito, prêmios que agregam valor às compras e estimulam os consumidores, belas decorações, segurança reforçada e o melhor de tudo, pessoas otimistas, solidárias, fraternas, distribuindo abraços, presentes e mostrando o verdadeiro espírito natalino, com muita fé. Mato Grosso chega na reta final de 2010 com as melhores expectativas, desenhando um cenário de boas novas para o próximo ano.
Leia mais...

Opinião A entresafra do álcool

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Depois da fracassada tentativa do Proálcool, dos anos 70, o Brasil deu a volta por cima e, com o desenvolvimento da tecnologia “flex”, fez do álcool um importante substituto da gasolina. Os motores bicombustível revelaram-se eficientes e hoje já compõe a quase totalidade da produção da indústria automobilística nacional. Com eles, o automóvel anda tão bem – algumas vezes até melhor – do que com gasolina e com vantagem econômica se o álcool custar até 70% do cobrado pelo derivado do petróleo.
Leia mais...

Opinião Sucessão antes do governo

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

A sucessão do governador Silval Barbosa começou antes de seu governo. As primeiras manifestações desta nova disputa surgem já no tabuleiro da indicação dos novos secretários, que deverão assumir em janeiro. Isto inverte a lógica das nomeações: em vez de focar-se na governabilidade e no cumprimento dos compromissos sociais estabelecidos durante a campanha, mira-se na conquista do poder nas próximas eleições.
Leia mais...

Opinião Indicação em xeque

Publicado em Terça - 21 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

O jogo político-eleitoral tem muitas nuanças. Algumas, inclusive, injustificáveis do ponto de vista técnico ou político. Uma destas, e certamente a mais estranha para a população, é a saída do parlamentar para compor o secretariado ou ministério do governo. Ainda que se reconheça que o chefe do Executivo conquistou, nas urnas, o direito de "escolher" e de "nomear" o auxiliar direto que "desejar".
Leia mais...

Opinião Jaboticaba

Publicado em Terça - 21 de Dezembro de 2010 | por Alexandre Garcia

O que há de comum entre os senadores Edson Lobão, Garibaldi Alves Filho e Alfredo Nascimento; entre os deputados Antonio Palocci, José Eduardo Cardozo e Maria do Rosário? Estão todos ligados pelo fato de que são parlamentares e vão assumir cargo de ministro do poder Executivo sem renunciar ao mandato legislativo. O mesmo pode acontecer com os deputados Mário Negromonte, Ciro Gomes, Luiz Sérgio e Luciana Santos se vierem a ser indicados para chefiar ministérios no governo Dilma. O que há de comum entre todos esses e Hillary Clinton? Nada. Porque no mesmo dia em que aceitou ser Secretária de Estado no governo Obama, ela renunciou ao mandato de senadora. Porque nos Estados Unidos o regime é presidencial. Ir para o governo sem renunciar a mandato parlamentar só existe em regime parlamentar.
Leia mais...

Opinião Hora de reescrever a história

Publicado em Terça - 21 de Dezembro de 2010 | por Leonardo Pio da Silva Campos

Há anos que a tecla que a gente bate é a mesma: um Judiciário forte, dinâmico e eficiente, que atenda aos anseios da sociedade – aplicando com isenção as leis e colocando fins de forma irretocável os conflitos das demandas. As autoridades estão carecas de saber que só conseguiremos evoluir enquanto sociedade organizada a partir do equilíbrio entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.  Sobretudo, o Judiciário, que atua como poder moderador.
Leia mais...

Opinião A ética na eleição das câmaras municipais

Publicado em Segunda - 20 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Vivemos um momento crucial no país, com a renovação das mesas diretoras das câmaras municipais. Cada um dos 5566 municípios brasileiros terá novo presidente, vice-presidente e secretários no Poder Legislativo, a partir de 1º de janeiro. São os homens e mulheres que vão dirigir a casa política municipal na segunda metade do mandato, inclusive em 2012, quando muitos dos atuais prefeitos concorrerão à reeleição. Pela posição estratégica, terão condições de interferir diretamente no futuro político de suas comunidades. Com isso, aumentou a importância e a responsabilidade  da escolha para os cargos.
Leia mais...

Opinião Gerencie sua mente e viva melhor

Publicado em Segunda - 20 de Dezembro de 2010 | por Nelson Tanuma

Se ao longo da sua vida você teve  por hábito acumular tarefas inacabadas, juntar papelada inútil em suas gavetas, atulhar sua mesa de trabalho, com projetos que foram abandonados e guarda magoas por problemas de relacionamento interpessoal mal resolvidos, eu diria que você tem sérios problemas relacionados ao acúmulo de lixo mental.
Leia mais...

Opinião Deputados mais caros do mundo

Publicado em Segunda - 20 de Dezembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Tai um assunto que poderia ser classificado como mais novela brasileira, de final feliz apenas para os atores e de uma tristeza profunda para seus telespectadores. Os congressistas brasileiros são os mais caros do mundo. Muitos, de graça, já seriam muito caros.
Leia mais...

Opinião Mulheres investidoras

Publicado em Sábado - 18 de Dezembro de 2010 | por Miriam Macari

Em 2010, as mulheres tiveram uma importante participação na bolsa de valores. Segundo dados da BM&FBOVESPA, de 2002 para cá, a adesão feminina aumentou de 15 mil para 136 mil. E, diferente do que se imagina, elas não preferem papéis relacionados ao consumo feminino (como empresas de moda ou cosméticos). Elas estão em pé de igualdade com os homens, e variam suas aplicações em diferentes segmentos.
Leia mais...