Publicado em Sábado - 06 de Novembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Opinião Primeiras Heresias

O cristão de hoje provavelmente nem imagina que a Bíblia que tem nas mãos é resultado do trabalho de grandes homens que não só preservaram as Escrituras como também combateram aqueles que procuraram deturpar as palavras de Nosso Senhor, as heresias. Para muitos cristãos, ter uma oração que "obriga" Deus a fazer o que precisamos não parece ser um absurdo sem tamanho, vivem a heresia e não se apercebem. Assim, pretendo mostrar as ideias dos primeiros heréticos.
Leia mais...

Opinião O Chutar O Pau da Barraca

Publicado em Sábado - 06 de Novembro de 2010 | por Lourembergue Alves

O Brasil já tem um novo presidente. Trata-se da primeira mulher a presidir o país. Lula da Silva vê a si próprio como “rei morto”. Embora não negaria dar “um conselho” a eleita, “se procurado”, e a sucessora, por sua vez, confessou “bater-lhe a porta” quantas vezes forem preciso. Estão, portanto, combinados: um chama e o outro atende. Pelo menos até o momento em que a presidenta achar de “chutar o pau da barraca”. Possibilidade nada remota. Filme antigo, que a oposição torce para vê-lo novamente em cartaz. 
Leia mais...

Opinião Preservar e prosperar

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Enquanto o mundo todo se volta para a preservação da água e começa a discutir o futuro do planeta dentro de uma visão sustentável da existência humana na terra, o Brasil e Minas Gerais parecem ignorar essa tendência, acreditando ser possível a vida sem água. Chega a ser constrangedor analisar o fato de que estamos trocando a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela - com suas mil nascentes identificadas, que abastecem cerca de 45% da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de 60% da capital – pela implantação do Projeto Apolo, que pretende minerar na área delimitada pelo parque.
Leia mais...

Opinião Vai que é sua Guerrilheira!

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

“Nunca na história deste país” um candidato a Presidência da República foi massacrado, triturado, esfarinhado de todas as maneiras possíveis, com panfletos  na TV e principalmente pela internet.
Leia mais...

Opinião A pressão dos abutres

Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O “escambo” que partidos e lideranças políticas estão tentando impor ao futuro governo é, no mínimo, lamentável. Fere aos princípios de honestidade e respeito que deveriam presidir as relações entre representantes do povo que, agindo por delegação popular, deveriam ser mais éticos e buscar a certeza de que agem de acordo com o pensamento dos donos dos votos que os elegeram. O verdadeiro mercado-de-pulgas em que esses vorazes senhores e senhoras transformam o processo de montagem da nova equipe de governo, só serve para aumentar a falta de apreço que o povo tem em relação à classe política.
Leia mais...

Opinião Meu amigo Clóvis Roberto

Publicado em Quinta - 04 de Novembro de 2010 | por João Negrão

O jornalista Clóvis Roberto é um desses amigos que ficam sempre ali na espreita e que a gente pensa que nunca vai embora. Vinicius de Moraes, em seu famoso poema sobre “Amigos”, falava deles, desses “amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles”.
Leia mais...

Opinião Homem ou mulher, o que importa?

Publicado em Quarta - 03 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A eleição da primeira mulher para o governo do nosso país, gera uma reflexão que muito antes já tive o ímpeto de fazer, quando Golda Meyr assumiu o governo em Israel, Margaret Thatcher, no Reino Unido, Michele Bachelet foi eleita no Chile e Cristina Kirchner na Argentina. Isso para não reconhecer que a idéia já era arraigada muito antes, talvez desde Evita Perón, na Argentina dos anos 50. A “luta” entre os gêneros nunca pareceu razoável. Homem e mulher têm suas diferenças físiológicas, mas um não se deve subordinar ao outro, pois são  complementares. O machismo e o feminismo são verdadeiras idiotices. Seria abominável uma sociedade de “machos” ou de “fêmeas”. O “bão” é metade de cada um, como diz o “mineirin” da piada que conhecemos desde os tempos de criança.
Leia mais...

Opinião 2 de Novembro, dia de Reflexão

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Dois de novembro, para a maioria dos brasileiros, é o dia oficial de finados. Um dia de saudades e tristeza pela morte de algum ente querido, mas também um dia de reflexão e valorização da vida.
Leia mais...

Opinião Lula, O Grande Vitorioso

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Enfim, uma mulher governará o país. Resultado já esperado. Não existe aqui surpresa alguma. O poder de sedução eleitoral do presidente Lula falou mais alto. Sobretudo diante de uma oposição acanhada e sem trazer na bagagem projeto alternativo de governo. Aliás, neste particular, igualaram-se petistas e tucanos. Pesaram, portanto, os desacertos da campanha peessedebista e a força política do ex-metalúrgico. 
Leia mais...

Opinião Quem faz pelo livro

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2010

O livro ainda é bem de luxo e se lê muito pouco no Brasil. Para contrapesar este diagnóstico que persiste ao longo das décadas e denigre nossos reais dados da educação, governos e instituições não-governamentais têm proposto formas de acesso ao livro e incentivo à leitura.
Leia mais...