Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Renato Gomes Nery

Opinião O dono do tempo

Creio que esta particularidade não me deixa sucumbir e/ou perder o liame que me prende a este mundo tão cheio de dores, de alegrias e de contradições, mas sem perder a beleza da vida que, apesar dos escuros da existência, me mostra que sempre existe o belo e a luz.

Leia mais...

Opinião Semana de prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Giovana Fortunato

Faz-se necessário que os serviços sejam sensibilizados e estejam preparados para falar sobre o assunto, acolher e, quando necessário, encaminhar as questões e demandas relacionadas à gravidez na adolescência.

Leia mais...

Opinião Janeiro Roxo: Hanseníase tem cura!

Publicado em Quarta - 31 de Janeiro de 2024 | por Natasha Slhessarenko

A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos e nos pés. Apesar de ser uma doença milenar, descrita na Bíblia, o número de casos ainda é bastante elevado.

Leia mais...

Opinião Os perigos do sedentarismo infantil

Publicado em Quarta - 31 de Janeiro de 2024 | por João Lombardi

As implicações físicas e mentais do sedentarismo nas crianças podem se apresentar desde uma baixa auto estima durante a vida até problemas de saúde e depressão na fase adulta, sem conseguir atingir o potencial biológico por não ter tido uma vida ativa na infância e adolescência.

Leia mais...

Opinião A UFMT e o desenvolvimento econômico e social

Publicado em Terça - 30 de Janeiro de 2024 | por Evandro Soares da Silva

Desse modo, o diálogo aberto e contínuo, não sectário, entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e os diferentes setores da sociedade – movimentos sociais, Federação de Indústria, Organizações do Comércio, entre muitos outros - é essencial.

Leia mais...

Opinião A falácia das escolas militares

Publicado em Terça - 30 de Janeiro de 2024 | por Alexandre Campos

Desde a queda de Dilma Rousseff, em 2016, o discurso antipetista abrigou uma série de narrativas aligeiradas a respeito dos sistemas educacionais.

Leia mais...

Opinião Pare o mundo que eu quero descer....

Publicado em Segunda - 29 de Janeiro de 2024 | por Renato Gomes Nery

O masoquismo fez morada e tomou conta de todos, com as exceções devidas, sem perdão e sem remissão! A depressão é um fantasma que assombra um número cada vez maior de pessoas. O bonde foi perdido e parece que não volta a passar!

Leia mais...

Opinião Remédios milagrosos para emagrecer para o Carnaval oferecem perigo

Publicado em Segunda - 29 de Janeiro de 2024 | por Max Lima

Muitas pessoas querem emagrecer rápido em questão de semanas para ter uma boa forma no carnaval. Só que a busca por emagrecimento tem gerado muitas polêmicas que giram em torno dos meios utilizados para alcançar esse objetivo.

Leia mais...

Opinião Crianças podem sim ter doença renal crônica

Publicado em Domingo - 28 de Janeiro de 2024 | por Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada 10 crianças que são tratadas com diálise ou transplante no mundo, cinco são portadoras de alguma doença cuja primeira manifestação foi infecção urinária.

Leia mais...

Opinião Janeiro Roxo: Hanseníase tem cura!

Publicado em Domingo - 28 de Janeiro de 2024 | por Natasha Slhessarenko

O comprometimento dos nervos periféricos se apresentam com sensação de formigamento, dormência, fisgadas, engrossamento (espessamento) ou diminuição ou ausência de sensibilidade, especialmente nas mãos e nos pés.

Leia mais...