Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2010 | por José Osvaldo Bozzo

Opinião Um sucesso que estimula a querer mais

Em março de 2010, as exportações do agronegócio bateram o recorde da série histórica da balança comercial: 6,011 bilhões de dólares em faturamento para o Brasil. O valor revela um desempenho 25,5% superior ao do mesmo período de 2009, e pode ser creditado ao incremento dos embarques de produtos florestais (62,1%), aos bons resultados alcançados pelos complexos soja (18,3%) e sucroalcooleiro (48%) e pelos setores de produção de carnes (24,8%), café (26,2%) e couro e derivados (59,6%). O superávit registrado no mês alcançou 4,872 bilhões de dólares.
Leia mais...

Opinião Máquinas

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Ibraim Sued foi um marco na história do colunismo social brasileiro. Foi fotógrafo, jornalista e publicou sua coluna social ao longo de 45 anos na imprensa carioca. Mandou e desmandou na Cidade Maravilhosa nas décadas de 50 e 60. Dono de um estilo todo próprio, às vezes até um tanto agressivo, criou o seu próprio idioma. Depois os intelectuais editaram um dicionário, que foi um sucesso de vendas, para as pessoas traduzirem o que liam e ouviam do turco.
Leia mais...

Opinião Gerencie Liderando, Lidere Empreendendo

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Rydan Ravani

Periodicamente, as organizações redistribuem suas posições gerenciais, seja por motivos administrativos ou em função de diretrizes da gestão. Em acréscimo, temos ainda a onda denominada globalização acompanhada do aumento de competitividade, onde as empresas forçosamente exercitam então processos de mudanças internas.
Leia mais...

Opinião Os partidos e a ficha limpa

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O parlamento brasileiro deu um passo à frente na noite da terça-feira (11/03) ao aprovar o projeto que obriga os candidatos a terem ficha limpa para poderem obter o registro e concorrer às eleições. Os condenados por crimes graves terão a candidatura  automaticamente impedida e, se quiserem tentar, terão de recorrer e receber decisão favorável de um colegiado de juizes.
Leia mais...

Opinião Hasta siempre, compañero!

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Kleber Lima

Era 06 de setembro de 2002, quando, já no final da tarde, recebemos na redação do Diário de Cuiabá o caderno da última pesquisa do IPEC sobre a disputa ao governo do Estado e Senado, cujas eleições seriam dali a menos de 30 dias. Quando vimos os números, ficamos atordoados: Blairo Maggi, que nunca tinha assumido a dianteira na disputa, virara o jogo e impunha 16 pontos percentuais sobre seu principal adversário, o tucano Antero de Barros: 41% a 25%.
Leia mais...

Opinião A febre das figurinhas e a convergência das mídias

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Mário César de Camargo

O atual boom das figurinhas instiga-me a inevitável analogia com a Copa do Mundo de 1966, a primeira que tenho plenamente viva em minha memória. Infelizmente, o Brasil não passou da primeira fase, sendo eliminado pelo time de Portugal, numa fragorosa derrota por três a um, com atuação brilhante do moçambicano Eusébio, um dos grandes nomes daquela competição. A frustração, entretanto, não impediu a alegria do menino de nove anos e sua turma, motivada pelo caráter lúdico e a emoção dos álbuns dos jogadores e suas seleções.
Leia mais...

Opinião Entre o Legal e o Imoral

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Na semana passada, os vereadores cuiabanos resolveram por fim a queda de braço que vinham tendo com o Tribunal de Contas do Estado. Pois legalizaram, via Projeto de Lei, a chamada verba indenizatória. Só que, a partir de agora, com um valor menor do que recebiam. Isso resultará em economia “de R$ 20 mil mensal” para a Casa, representando assim “uma vitória”, observa o presidente do Legislativo municipal.  
Leia mais...

Opinião Saúde Pública: Uma radiografia da maldade

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Wilson Santos

Após visitar trinta municípios, em nossa pré-campanha, começo a entender a lógica macabra que norteou o atual governo de Mato Grosso em relação à saúde pública: o desmonte da saúde no interior, com o propósito de sufocar e asfixiar Cuiabá.
Leia mais...

Opinião Protagonismo já!

Publicado em Terça - 11 de Maio de 2010 | por Marcelo Gonçalves

É consenso, dentro e fora do País: finalmente chegou a hora de o Brasil assumir um protagonismo sem precedentes no cenário político e econômico mundial. A principal razão para essa, digamos, “força moral”, está na solidez demonstrada durante o enfrentamento da crise econômica mundial, que marcou o período 2008/2009 e estendeu seu impacto a todas as partes do mundo.
Leia mais...

Opinião Criminosos também vestem batina

Publicado em Segunda - 10 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Embora as pessoas citem sempre como sinônimo e os resultados sejam sempre de danos, bandido e criminoso tem diferença. Grosso modo, bandido é quem tem por finalidade de vida cometer crime de forma reiterada.
Leia mais...