Publicidade

Publicado em Segunda - 30 de Maio de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Chega de mártires na floresta!

Os quatro assassinatos registrados nos últimos dias, na região amazônica, expõem mundialmente o grande confronto entre as populações que vivem da floresta e aqueles que, com suas motosserras, buscam o lucro fácil e promovem a devastação. Aguarda-se que, diante da impotência e inoperância dos governos estaduais para o enfrentamento do  problema, as forças federais sejam acionadas e possam levar segurança à região. É preciso mais do que força policial. Esta deve ser utilizada apenas para localizar a entregar à Justiça os pistoleiros e seus mandantes e, com sua presença, desencorajar a prática de novos crimes. Em paralelo às suas atividades, há que se implantar na região uma estrutura de regulação fundiária e serviços que fiscalizem a exploração econômica e sustentável da floresta de forma a garantir sua preservação.
Leia mais...

Opinião O estado não pode ser o tutor de nossas vidas

Publicado em Segunda - 30 de Maio de 2011 | por João Francisco Salomão

Nos tempos atuais, há uma verdadeira “febre” de patrulhamento e controle das atividades dos indivíduos mundo afora. Muitas pessoas acreditam, às vezes de forma inocente, que o estado tudo deve controlar. Essa crença pode levar a grandes equívocos.
Leia mais...

Opinião Trunfo, Crise e Desentendimento

Publicado em Domingo - 29 de Maio de 2011

A palavra democracia permeia o discurso de qualquer partido político. Seus membros, sempre, passam por defensores dela, e a pronunciam “com a boca cheia”. Porém, na prática, não é bem isso que ocorre. Pois as vontades dos líderes se metamorfoseiam nos interesses da própria agremiação partidária. Vontades que só são questionadas por um ou mais líderes, de igual poder de barganha e de convencimento dentro da sigla. Instante em que se dão as cisões, os rompimentos, e, talvez por isso, bastante perigoso para o partido, que vê a si mesmo dividido ao meio, entre uma facção e outra, com reais condições de perder a identidade e a razão pela qual foi criado. 
Leia mais...

Opinião O Calar-se Agride a Democracia

Publicado em Sexta - 27 de Maio de 2011

O viver democraticamente não é tarefa fácil. Os brasileiros que o digam. Pois têm dificuldades em lidar com o poder visível e, mais ainda, em se relacionar com as diferenças. Situações presentes agora. Bastou que o STF (Supremo Tribunal Federal) reconhecesse a união estável dos homossexuais e, novamente, um ministro de Estado se silencia no instante em que é cobrado para prestar contas a respeito do seu patrimônio, aumentado que fora em vinte vezes em apenas quatro anos. 
 
Leia mais...

Opinião Vôo 447. E o futuro?

Publicado em Sexta - 27 de Maio de 2011

 Dois tradicionais veículos de comunicação europeus – a revista alemã “Der Spiegel” e o jornal francês “Le Figaro” – adiantaram, nos últimos dias, informações supostamente contidas nas caixas pretas do Airbus A330 da Air France, caído no oceano em 2009, quando realizava o vôo 447, na rota Rio-Paris. A revista diz que a queda foi motivada pelo congelamento dos sensores de velocidade. O jornal atribui o acidente a erros dos pilotos. Ambos citam fontes com acesso à transcrição das informações resgatadas, ora em análise que, segundo afirmam, serão relatadas às autoridades encarregadas da investigação do sinistro onde pereceram 228 pessoas, entre passageiros e tripulantes, a maioria franceses e brasileiros.
Leia mais...

Opinião A câmera como testemunha

Publicado em Quarta - 25 de Maio de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O diretor da repartição pública, o governador, o prefeito e o deputado foram filmados recebendo propina. A babá foi pilhada agredindo a criança e o cuidador batendo no velhinho sob seus cuidados. O ladrão acabou reconhecido através das imagens das câmeras de segurança, as mesmas que registraram brigas em escolas, linchamento em portas de estabelecimentos e outros distúrbios. Isso sem falar das milhares de multas aplicadas eletronicamente todos os dias, nas ruas e rodovias brasileiras, a veículos cujos motoristas cometem infrações.
Leia mais...

Opinião ilões inanimados

Publicado em Quarta - 25 de Maio de 2011

 Prestes a se consolidar como sétima maior economia, o Brasil também avança no voluntariado e cidadania empresarial, quesitos tão importantes para a conquista do desenvolvimento quanto o crescimento sustentado do PIB. São muitos e inequívocos os indicadores que apontam esta tendência, dentre eles pesquisa realizada em universo de 8.930 empresas, pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.
Leia mais...

Opinião É hora de dividir, e nascer o Araguaia!

Publicado em Quarta - 25 de Maio de 2011 | por Leandro Nascimento

Lembro-me muito bem que em 1995 (apesar da minha pouca idade, mas já interessado na política do Mato Grosso) começava a discussão dos deputados federais Wellington Fagundes e Ricarte de Freitas para a criação do Estado de Mato Grosso do Norte, acompanhados pelos deputados estaduais do dito “Nortão”.
 
Leia mais...

Opinião Faça Sua Aposta

Publicado em Terça - 24 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

 A pouco mais de um ano das eleições de 2012, os partidos já se movimentam. Tais como as pedras do tabuleiro de xadrez, são levados de um lado para outro. De acordo com os interesses imediatos de suas lideranças. Estas se articulam, negociam e, na maioria das vezes, tentam cooptar nomes com potencial para disputarem as prefeituras de seus respectivos municípios. 
Leia mais...

Opinião Teatro cultural, pleonasmo necessário

Publicado em Segunda - 23 de Maio de 2011 | por Bruno Peron

É evidente que todo teatro implica o manejo da cultura: a escolha da vestimenta, a elaboração do cenário, a opção por um roteiro em vez de outro, a organização da narrativa, o improviso, os gestos que podem fazer a audiência chorar ou cair em gargalhadas, a consideração de carências e preconceitos inerentes à sociedade.
Leia mais...