Publicado em Terça - 17 de Agosto de 2010 | por Lourembergue Alves

Opinião A emoção e o racional

O emocional está presente em uma disputa política. Sempre foi assim. Inclusive no período em que se colocavam frente a frente udenistas e peessedistas, ladeados por petebistas. Época em que, também, a eleição era personalizada. Votava-se, como agora, para o candidato, não para o partido.
Leia mais...

Opinião O fenômeno Bullying pode gerar malefícios irreparáveis e crimes diversos

Publicado em Segunda - 16 de Agosto de 2010 | por Archimedes Marques

Na trajetória da vida nos deparamos com situações inusitadas e surpreendentes. Em algumas delas podemos agir, interferir e até mesmo remediar algo de errado, porém noutras, apenas lamentar.
Leia mais...

Opinião Enguiçamento da história

Publicado em Domingo - 15 de Agosto de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Podíamos acreditar que os tempos modernos haviam sido cabalmente proveitosos para a humanidade devido à "facilidade de comunicação" e à velocidade extasiante dos "avanços tecnológicos". Tudo graças à globalização: o maior dos clichês e termo diz-que explica qualquer fenômeno.
Leia mais...

Opinião Sonhar sonhos

Publicado em Domingo - 15 de Agosto de 2010 | por Onofre Ribeiro

No ano passado tive a oportunidade de percorrer todo o estado de Mato Grosso de carro, num esforço da Secretaria de Comunicação Social para integrar a imprensa do interior com a divulgação do governo, por solicitação do então secretário da Pasta, Eumar Novacki. Foram cinco meses viajando.
Leia mais...

Opinião INPE do Sul

Publicado em Sábado - 14 de Agosto de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Em 3 de agosto último, o INPE completou 49 anos. Funcionário que sou desta instituição, não posso deixar de escrever de sua importância para o país. Já tive a oportunidade de escrever em artigos o importante trabalho que o INPE faz nas áreas de Meteorologia e Mudanças Climáticas, Observação da Terra e Engenharia Espacial, que produz satélites e na que estou alocado. Podemos
Leia mais...

Opinião Cuiabá e Maggi

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Eduardo Póvoas

Achei que já era “démodé” bater na tecla de que o ex Governador Blairo Maggi detesta Cuiabá e a cuiabania, pois seu índice de aprovação na capital chegou a 74%. Que nada, eis que alguns políticos candidatos insistem em dizer que Blairo não fez nada por Cuiabá.
Leia mais...

Opinião Economia fortalecida nos municípios

Publicado em Sexta - 13 de Agosto de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

Mato Grosso conta com 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico distribuídos pelas regiões do Araguaia, Norte, Médio Norte, Sul, Oeste do Estado e Baixada Cuiabana.
Leia mais...

Opinião Mencken

Publicado em Quinta - 12 de Agosto de 2010 | por Gabriel Novis Neves

O meu professor particular de Direito Penal me recebe em seu escritório para mais uma aula. Abre o computador, lê um artigo não convencional em voz alta para que eu pudesse acompanhar. Terminada a leitura, tira os seus pesados óculos, coloca-o sobre a mesa, esfrega os olhos com as mãos. Acende um cigarro, olha fixo para mim, tipo olho no olho, e simplesmente diz: "é um iconoclasta!" Terminada a aula teórica de Direito Penal, é marcado o retorno para a próxima semana.
Leia mais...

Opinião Gestão pública com qualidade

Publicado em Quinta - 12 de Agosto de 2010 | por Eduardo Pocetti

Há muito tempo que a melhoria do gerenciamento da administração pública está em pauta. Cada vez mais, exigem-se eficiência, prestação de contas, ênfase na racionalidade dos procedimentos, apresentação de metas e indicadores claros. As coisas simplesmente não podem ser mais como no passado, quando as decisões eram tomadas a portas fechadas e a população desempenhava um papel estritamente passivo.
Leia mais...

Opinião Transplantes

Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Meses atrás fui entrevistado num programa da TV Cuiabá. Naquela entrevista afirmei que nos dias de hoje, jamais doaria um rim caso o transplante fosse feito em Cuiabá. Motivo: falta de hospital com alvará do Ministério da Saúde, falta de medicamentos contra a rejeição do órgão implantado e falta de serviços especializados de apoio. Acho a doação de órgãos um gesto nobre e necessário. Não vejam, portanto nessa minha afirmativa algum sinal de desumanidade ou falta de solidariedade.
Leia mais...