Publicado em Quinta - 15 de Julho de 2010 | por Pedro Nadaf

Opinião Um dia especial e com significado singular

Amanhã será comemorado em todo o país "O Dia do Comerciante". O significado da data, 16 de julho, é singular aos que empreendem na atividade comercial. Em 1953 o presidente do Senado Federal, João Café Filho promulgou a Lei 2.048, que instituiu este reconhecimento para os que atuam em uma das atividades mais antigas do mundo, que remonta o início das civilizações, quando a economia funcionava no sistema de trocas.
Leia mais...

Opinião O fim da responsabilidade matrimonial

Publicado em Quinta - 15 de Julho de 2010 | por José Wilzem Macota

Com a promulgação, na última terça-feira (13/07/2010), pelo Senado Federal da “PEC do Divórcio” (Proposta de Emenda a Constituição que trata sobre a facilitação do divórcio), o Direito de Família sofre consideráveis alterações no que tange a dissolução da sociedade conjugal.
Leia mais...

Opinião Os fuxiqueiros

Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Fiz hoje exatamente o que faço há vinte anos. Com o céu ainda estrelado, eu acordo. Tomo o meu guaranazinho da longevidade e “acendo” o meu computador para saber se posso sair às ruas com segurança para a minha caminhada matinal. A caminhada é imprescindível para os idosos e para aqueles que amam a saúde. Assim que o dia começa a clarear desço para o exercício.
Leia mais...

Opinião Crianças digitais

Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2010 | por Onofre Ribeiro

Abordei em artigos anteriores a questão da comunicação digital que hoje impera na mídia e até mesmo nas relações interpessoais. Recebi contribuições muito preciosas, mas recebi também muitas dúvidas e muitas contestações. Isso quer dizer que o assunto é válido, oportuno e necessário.
Leia mais...

Opinião O espírito e as razões da greve da Justiça

Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2010 | por Bruno Boaventura

O sol escaldante, o asfalto quente, a testa suando, a camiseta preta úmida, a boca seca, a longa, a muito longa caminhada, e esta brava gente segue, dando exemplo. Para pra nada, nada pode parar, seguem 64 dias sem parar de lutar. São gente simples, fazendo o que tem que ser feito, querem receber o que é de direito.
Leia mais...

Opinião Os fundos de pensão e o futuro

Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2010 | por Thiago Luiz Vincoletto

Os fundos de pensão respondem hoje por um terço das ações em Bolsa de Valores movimentadas no mundo. No Brasil, detêm 17% do PIB nacional. São, portanto, um motor importante da economia.
Leia mais...

Opinião Abicalil entra no jogo

Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2010 | por Kleber Lima

A escolha de Altevir Magalhães, diretor-presidente da rede varejista Modelo, recolocou o deputado Carlos Abicalil no jogo da disputa real por uma das duas vagas ao Senado da República nas eleições deste ano em Mato Grosso.
Leia mais...

Opinião Os vira-casacas em ação

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Lourembergue Alves

Nos bastidores, a cooptação político-eleitoral corre solta. Isso se dá em todas as unidades da federação. Mato Grosso não seria diferente. Nem deveria. Pois, aqui, a disputa para o governo do Estado parece ser muitíssimo acirrada. Justifica-se, então, porque as equipes de cada um dos três fortes candidatos buscam mais e mais adeptos.
Leia mais...

Opinião A melhor Seleção do Brasil

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Alexandre Garcia

O jornalista gaúcho Luiz Carlos Prates, mostrando as razões pelas quais a Seleção de 1970 é considerada a melhor de todas, explicou que foi por causa do governo Médici: o chefe da delegação era um brigadeiro, o preparador físico um capitão (Cláudio Coutinho) e imperava a disciplina militar - até o Jairzinho cortou a cabeleira.
Leia mais...

Opinião PEC do Divórcio revoluciona o Direito de Família

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2010 | por Ana Luisa Porto Borges

O Senado Federal aprovou no dia 7 de julho, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Divórcio, que extingue a necessidade do prazo de um ano em caso de separação judicial ou a comprovação de dois anos de separação de fato para que seja possível o divórcio.
Leia mais...