Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Kleber Lima

Opinião Quanto pior, pior!

Os deputados José Riva e Pedro Henry vocalizaram a denúncia de que as recentes operações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal em Mato Grosso guardam uma mal-disfarçada estratégia de “judicializar” as eleições deste ano no Estado - colocando, não pelo voto, mas pela belicosa ação do aparato jurídico-policial -,  a classe política em geral no limbo perante a opinião pública e o público, e  com isso criar o ambiente de ‘terra arrasada’ para o posterior surgimento dos salvadores da pátria, determinados a tirar o Estado do esgoto. Não estão sozinhos nessa tese quase unânime entre políticos, embora tenham sido os únicos, até o momento, com coragem de dizê-lo publicamente.
Leia mais...

Opinião Só as câmeras nos salvam

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Luz...camêra...ação...Este é um mote do início de gravação de imagens. Antes, mais voltado aos profissionais, hoje de domínio público. Antes, quando mais clara a expressão, mas se entendia que era hora de concentração. Hoje, quanto mais disfarçado, melhor o resultado. Antes, os atores sabiam o texto e a finalidade da gravação. Agora, o diretor sabe de tudo, o ator não sabe de nada. Fala-se aqui dos amadores e das filmagens dirigidas à comprovação de fatos, a verificar a vida alheia, na sua grande maioria de crimes.
Leia mais...

Opinião Cuiabá não é mais aquela cidade tranquila

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Após receber esse e-mail resolvi torná-lo publico através deste artigo porque me senti obrigado alertar nossa sociedade.
Você acredita que dentro dos Shoppings Centers há pessoas próximas às entradas dos cinemas fazendo uma suposta pesquisa com os jovens (algo interessante como cinema, TV, um novo filme a ser lançado...). Pegam então o nome, telefone celular, fixo e residencial, endereço, nome dos pais e, discretamente, anotam algumas características como as roupas, cor do cabelo etc.

Leia mais...

Opinião O Fisco X O Empreendedor (Parte 2)

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Carlos Montenegro

O ICMS, que é o tema central deste artigo, é classicamente um tributo sujeito ao lançamento por homologação, onde, o sujeito passivo antecipa os pagamentos, os quais serão fiscalizados pelo sujeito ativo para fins de homologação, dentro do prazo decadencial. 
Leia mais...

Opinião Sílvio Santos

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Gabriel Novis Neves

O período pré-eleitoral parece um Programa dominical do Sílvio Santos. Todo mundo já assistiu a cena de Sílvio Santos em que ele pergunta ao seu público: “- Quem quer dinheiro??? Se conseguir pegar pode levar!” Mete a mão no bolso do paletó e retira uma nota novinha, novinha, recém saída do caixa do banco, faz um aviãozinho e joga para a platéia em delírio.
Leia mais...

Opinião Avança o conhecimento sobre o pinhão-manso com publicações técnicas da Embrapa Agroenergia

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por José Manuel Cabral de Sousa

A procura de fontes alternativas para a produção de biodiesel encontra como alternativa o pinhão-manso, que apresenta um teor elevado de óleo de boa qualidade para a produção do bicombustível. O rendimento potencial de frutos de pinhão manso varia de 2 a 5 toneladas/ por hectare por ano, dependendo do cultivar, solo, nutrientes e condições de precipitação Os grãos contêm entre 30 e 35% de óleo É uma das poucas oleaginosas que não compete diretamente com a agricultura de alimentos, sendo compatível com perfil da agricultura familiar.
Leia mais...

Opinião De sofrido

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Eduardo Gomes

Atividade parlamentar em silêncio é exercício da covardia, é trair a consciência coletiva que elege e outorga procuração política para representá-la. Nesse momento não consigo encontrar outra definição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso senão COVARDIA.
Leia mais...

Opinião O Fisco X O Empreendedor (Parte 1)

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Carlos Montenegro

Não pode o empresário furtar-se do combate judicial ao ser acometido pelas arbitrariedades fiscais que vem sendo sucessivamente perpetradas pela Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso. Não é de hoje, mas venho percebendo que alguns empreendedores deste Estado estão se calando em desprestígio de seus direitos (muitos deles decorrentes da Constituição Federal), por terem receio de serem “retaliados” pela SEFAZ-MT. Isso é inadmissível. 
Leia mais...

Opinião A Sinuca de Bico

Publicado em Terça - 25 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Em uma briga pelo governo do Estado, as alianças são importantíssimas. Nenhum partido político sai vitorioso, sem que ele esteja junto com outras agremiações. Isso é a regra, e vem de bastante tempo. Tal coligação se torna bem mais necessária quando a dita disputa se mostra fortemente acirrada, a exemplo da eleição deste ano em Mato Grosso. Acontece, porém, que o PSDB/MT tem encontrado dificuldades sobremaneira para fechar acordos com as siglas de médio porte. Deixou escapar o PDT/MT e o PPS/MT. Muito mais por sua própria ineficiência na articulação política. 
Leia mais...

Opinião A identidade do agronegócio

Publicado em Terça - 25 de Maio de 2010 | por João Guilherme Sabino Ometto

O que significa contribuir majoritariamente para as exportações de um país? Qual sensação nos desperta o fato de sermos cada vez mais reconhecidos, em especial neste período pós-crise, como uma das mais eficientes, competitivas e competentes economias? E mais: que essa competitividade pode ser ampliada e potencializada com preservação, contribuindo para a redução das emissões globais de gases de efeito estufa, por meio de práticas conservacionistas e tecnologia de ponta.
Leia mais...