Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Opinião Não escandalizar o irmão

Desde que deixei o ateísmo, tornei-me cristão e, por opção, seguidor da doutrina católica, tenho observado o "modus operandi" dos inimigos da Igreja: falar mal. Talvez não tenham do que falar (bem) de si mesmos... o fato é que sempre inventam, aumentam ou distorcem. Nos últimos meses, a prática é a generalização, de alguns casos, como se todo o clero fosse criminoso. Isso é um crime, uma afronta à inteligência, um pecado grave, do escândalo.
Leia mais...

Opinião Uma conquista para a indústria na MP 482

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Aguinaldo Diniz Filho

A exclusão de artigo que autorizava o governo a conceder preferências tarifárias aos chamados Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDR´s), no texto final da Medida Provisória 482, que acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados, significou importante conquista para a economia brasileira. O ameaçador item havia sido incluído posteriormente no texto original da MP, editado em 10 de fevereiro último, cujo propósito era defender o Brasil quando lesado pelo descumprimento, por terceiros, de obrigações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Leia mais...

Opinião Acabou-se A Novela

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Lourembergue Alves

Terminou a novela da escolha dos candidatos a vices. Já era em tempo. Desgaste desnecessário. José Serra que o diga. Igualmente se pode dizer com relação a Wilson Santos. Nenhum deles, entretanto, tem o companheiro de chapa ideal. Pois carecem, tanto ou mais que seus concorrentes, de expressões eleitorais. Detalhe que não foi levado em consideração pelo DEM nacional e regional.
Leia mais...

Opinião As obras da Copa 2014

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A desclassificação do Morumbi (SP) como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, ainda deve render muita discussão. Da mesma forma, o projeto de construir o “Piritubão”. O São Paulo não tem os recursos que o projeto de reforma determinado pela comissão da Fifa exige e, com isso prefere até ficar fora do mundial.
Leia mais...

Opinião Pose de mais, ciência de menos

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Onofre Ribeiro

Inicio este artigo adiantando que não aprecio o futebol da maneira como ele habitualmente é visto: como paixão. É um esporte que já foi mais significativo, antes de se tornar um negócio bilionário, estritamente comercial. Vejo jogos apenas na época de copas do mundo, com reduzido interesse.
Leia mais...

Opinião VLT é solução para mobilidade urbana em Cuiabá

Publicado em Quinta - 01 de Julho de 2010 | por José Geraldo Riva

A Copa do Mundo é um grande evento que nos faz parar por alguns instantes, ficar na frente de uma televisão e torcer para nosso time. Nesses momentos, eu começo a refletir como será em 2014, quando a Copa ocorrerá no Brasil e, com um frio na barriga, lembro-me que Cuiabá será também uma subsede.
Leia mais...

Opinião Ética

Publicado em Quinta - 01 de Julho de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

A pergunta hoje é uma das mais comuns no meio da sociedade, referente aos  políticos de nosso Estado, onde estão os valores da, ética e do caráter.
Leia mais...

Opinião Um polo de riquezas

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Eduardo Rota

Sertãozinho é um polo disseminador de riquezas no estado de São Paulo. Com pouco mais de 110 mil habitantes, distribuídos em 418 km², a cidade é forte no segmento industrial, sobretudo no setor sucroenergético, e ocupa papel de destaque no cenário econômico nacional. Seu PIB per capita é de R$ 26.586,00, o maior da região.
Leia mais...

Opinião Sem fim...

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

A minha professora Valéria está me ensinando a escrever “SEM FIM.” Estou gostando das aulas, entretanto já fui alertado por ela sobre o risco de transformar essas histórias de “sem fim” em tradição - um fato muito repetido, primeiro vira verdade, e com o passar dos anos, em tradição. Citou-me um exemplo bem corriqueiro: numa família de vários filhos é frequente ouvirmos que fulano ou fulana é o/a predileto/a do pai ou da mãe. Esta colocação, de tão recorrente transformou-se primeiramente em verdade e hoje se acredita mesmo que sempre existe um filho/a favorito. Virou tradição.
Leia mais...

Opinião Crédito sem discriminação

Publicado em Quarta - 30 de Junho de 2010 | por João Francisco Salomão

Lançada há dois anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais precisamente em 12 de maio de 2008, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi um reconhecimento tácito do governo à necessidade de fortalecer e desenvolver a indústria, bem como garantir um fluxo permanente de investimentos no setor. Afinal, a atividade manufatureira é decisiva para a multiplicação de empregos, avanço de P&D, exportações e a sustentabilidade de crescimento do PIB sem riscos de recrudescimento da chamada inflação de demanda.
Leia mais...