Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Prof Felipe Aquino

Opinião Teologia do corpo

A doutrina cristã sempre valorizou o corpo humano por entender que ele é bom. Desde os primeiros séculos, os doutores da Igreja tiveram de combater a doutrina maniqueísta que considerava a existência de dois deuses: um do bem e outro do mal, sendo que tudo que era material era entendido como obra do deus mau. Dessa forma, o corpo, por ser matéria, era desprezado.
Leia mais...

Opinião O Fisco x o Empreendedor – parte 3

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Carlos Montenegro

Nas partes 1 e 2 da saga o “O Fisco X O Empreendedor” comentei sobre diversas arbitrariedades cometidas pela SEFAZ-MT contra empresários dos mais variados ramos de atividade em nosso Estado. Na parte 3, trago a debate outra “ilegalidade” que vem sendo praticada pelo órgão, a qual, sem a atenção devida, pode tornar-se poderosa aliada do fisco para a cobrança de ICMS.  
Leia mais...

Opinião A Recuperação Judicial dos Produtores Rurais

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Marden Tortorelli

Reféns da instabilidade do mercado atingido pela crise internacional, os produtores rurais agora têm alternativa à falência. Em vigor há cinco anos, a lei de recuperação judicial substituiu a antiga concordata com o objetivo de reestruturar as empresas.
Leia mais...

Opinião Democracia e randomização do processo judicial

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por João Rafael Furtado

Na história da humanidade mudam-se governos, opiniões e filosofias. Mudam-se, também, as interpretações dadas às normas jurídicas. No entanto, o direito continua o mesmo. Nunca foi tão fácil se comunicar com as pessoas, realizar negociações antes quase impossíveis pela geografia.
Leia mais...

Opinião Porque Riva está fora do páreo

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Desde o mês de junho os candidatos e partidos políticos vêm sendo alertados de que os detentores de vida pregressa constitucionalmente não recomendável (art. 14, §9º, CF/88) para administrar a res pública sofreriam a negação do ius honorum.
Leia mais...

Opinião O sucesso da rede federal no Enem

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Eliezer Pacheco

Diariamente, os veículos de comunicação trazem notícias sobre a criminalidade entre os jovens, a falta de atrativos das escolas públicas e até sobre um possível apagão da mão de obra qualificada no país.
Leia mais...

Opinião A violência nos estádios

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A criminalização da violência nos estádios, sancionada nesta semana pelo presidente da República, não passa de um espetáculo pirotécnico com bojo demagógico. Todas as suas exigências já fazem parte do Código Penal e de outras leis gerais do país. Bastaria o Brasil adquirir o hábito de respeitar e cumprir as leis, e tudo estaria resolvido.
Leia mais...

Opinião Quer ver, escuta!

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Kleber Lima

A Rádio Cultura de Cuiabá encerra nesta quinta-feira (29.07) a primeira rodada de uma série de entrevistas com os candidatos a governador de Mato Grosso este ano, levando ao ar a entrevista do postulante do PSOL, Marcos Magno. Já foram entrevistados, pela ordem, o candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes, do PSB.
Leia mais...

Opinião Orar como Jesus

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Um dia, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação (Lc 11,1-4).
Leia mais...

Opinião Tiranete de opereta

Publicado em Terça - 27 de Julho de 2010 | por Alexandre Garcia

Nosso subcontinente tem coisas que são de rir e de chorar ao mesmo tempo. Quando Silvester Stallone, o Rambo, faz riso com a ilegalidade do Rio de Janeiro, é para chorarmos. Quando o tenente-coronel pára-quedista Hugo Chávez - acolitado por Maradona - faz ameaça de cortar o fornecimento de petróleo aos Estados Unidos se a Colômbia invadir a Venezuela, é para chorarmos de rir.
Leia mais...