Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Opinião 40 anos

Li uma notícia em uma coluna social das mais badaladas de Cuiabá, que "A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança, nesta quinta-feira, as comemorações de seus 40 anos de história. Na ocasião, haverá palestra do pesquisador italiano Massimo Canevacci, e apresentação do quinteto de metais da Orquestra Sinfônica da instituição. A contribuição da universidade, em todas as atividades humanas, é de valor incalculável para este Estado".
Leia mais...

Opinião Senti falta

Publicado em Quarta - 23 de Junho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Ninguém duvida da existência de um ser superior - nosso Criador. Ele é conhecido no mundo com vários nomes. Deus para os católicos, protestantes, evangélicos, adventistas, espíritas, entre as inúmeras religiões do ocidente. Os muçulmanos, judeus, budistas, asiáticos, também acreditam num Criador, só que com outros nomes. Os nossos irmãos africanos, que tanto influíram na nossa cultura religiosa, possuem inúmeros deuses. Até os mais primitivos dos povos tinham os seus deuses, a quem temiam e veneravam. Os agnósticos ”acreditam” também, apesar de negarem o seu Deus.
Leia mais...

Opinião Os efeitos da lei "Ficha Limpa" na política de MT

Publicado em Quarta - 23 de Junho de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Alguns movimentos já se notam nos bastidores da vida política estadual, efeitos sensíveis da Lei Complementar de iniciativa popular 135/2010, conhecida como lei Ficha Limpa. Uns são benéficos ao nosso ver, outros já são manobras de candidatos e de partidos políticos para enganar o eleitor incauto.
Leia mais...

Opinião A patente, a exclusão e a justiça social

Publicado em Terça - 22 de Junho de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Viagra já pode ser produzido como genérico ou simular, na indústria farmacêutica brasileira. Com isso, seu preço cairá para aproximadamente um terço ou até mais do que o praticado dias atrás. O próprio laboratório detentor da patente, que venceu no domingo (20), já reduziu o preço pela metade, numa tentativa de manter pelo menos parte do mercado.
Leia mais...

Opinião A lenda dos incentivos fiscais: estralando, a ditadura financeira

Publicado em Terça - 22 de Junho de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

A Lenda dos incentivos fiscais representa manjares para beneficiar os amigos do rei, a distribuição de incentivos fiscais, Segundo o Dep. Percival Muniz, também existe de forma “secreta”, um tesouro blindado, através da caixa-preta do ex-governador, intitulado como, o rei da soja.
Leia mais...

Opinião Sentença para marceneiro entender

Publicado em Segunda - 21 de Junho de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Um juiz da cidade de conceição do Coité na Bahia, Gerivaldo Alves Neiva, escreveu uma sentença, simples, num pedido de providência judicial apresentado pelo marceneiro José de Gregório Pinto, contra a rede de lojas Insinuante, um gigante do setor no Brasil.
Leia mais...

Opinião Chega de tanta aberrações!!!

Publicado em Segunda - 21 de Junho de 2010 | por Luiz Garcia

Inicio este artigo citando a Constituição Federal que em seu artigo 5º inciso III preceitua que ‘ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante’. Logo em seguida no inciso XI do mesmo artigo ressalta que ‘a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial’.
Leia mais...

Opinião Opúsculo de bons princípios

Publicado em Segunda - 21 de Junho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A Bolívia tem sido construída por um povo merecedor e perseverante. Constroem-se nações modernas em entrelaçamento com o tradicional na América Latina. O reconhecimento deste processo se deve a que há muito mais que o termo "modernidade" esconde na história destes países, como as cosmovisões de centenas de etnias indígenas.
Leia mais...

Opinião Mentiras contra Cuiabá

Publicado em Sábado - 19 de Junho de 2010 | por Paulo Zaviasky

Um grande pepino nas cabeças dos candidatos. O nortão de Mato Grosso se reuniu e exigiu do ex-governador Maggi que ele “empurrasse com a barriga” a falecida “ferronorte” daqui por causa de sua gigantesca frota de caminhões que empurram sua soja aos mercados do mundo.
Leia mais...

Opinião O empregador pode determinar que seus empregados façam teste de HIV?

Publicado em Sábado - 19 de Junho de 2010 | por Renata Luciana Moraes

Causa uma grande polêmica o assunto acerca da possibilidade de o empregador poder determinar que candidatos a uma vaga de emprego, ou empregados já contratados tenham ou não que fazer exames para verificação da presença do vírus da AIDS, o já conhecido teste de HIV.
Leia mais...