Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Camila Rigo Colombo

Opinião OIT e as relações trabalhistas

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi criada pela Conferência de Paz, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e sua constituição converteu-se na Parte XIII do Tratado de Versalhes. A ideia de uma legislação trabalhista internacional surgiu como resultado das ponderações éticas e econômicas sobre o custo humano da revolução industrial. E as raízes da OIT estão no início do século XIX, quando alguns líderes industriais apoiaram o desenvolvimento e harmonização da legislação e das melhorias nas relações de trabalho.
Leia mais...

Opinião Julgamento moral e cívico

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Wilmar Marçal

A frieza das letras manifestadas por alguns defensores na instância jurídica, data vênia, muitas vezes frustra a população que aguarda um judiciário firme e comprometido com o bem público. Mas é preciso obedecer e acatar, pois, segundo se sabe, é uma análise realizada com a arte e a ciência da razão e não da emoção. Esse viés argumentativo tem tirado muito ladrão da cadeia, absolvido muitos traficantes e amparado pedófilos que são liberados e continuam machucando crianças e famílias.
Leia mais...

Opinião A inveja corrói corações

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Dado Moura

Todos os dias fazemos uma nova experiência no que se refere a relacionamentos nas mais diversas esferas da nossa vida. Infelizmente, em muitos desses momentos acabamos por experimentar situações de desconfiança, raiva, ingratidão e ciúme. É natural, somos seres humanos e essas emoções fazem parte da nossa natureza. Mas, de todas as emoções negativas, talvez a mais tóxica seja a inveja. Similar ao ciúme, esse mal pode se instalar em todas as relações, sejam elas familiares, comerciais ou sociais.
Leia mais...

Opinião Por que tanta sabotagem com a terceira via?

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por João Negrão

Em 26 anos de profissão e a participação ou cobertura de sete eleições majoritárias – desde 1982, a primeira eleição para governador depois o golpe militar – nunca assisti a um massacre tão intenso de outras forças políticas contra adversários.
Leia mais...

Opinião Só supercomputador não refaz inverno

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

As recentes catástrofes climáticas que assolam o Brasil expõem a fragilidade de nosso sistema de defesa. O país tem investido em algumas áreas, embora necessite investir mais e constantemente, também é preciso organizar a sociedade. Será que em caso de uma catástrofe geral, estaríamos preparados? Podemos pensar em algumas mais comuns como uma nova epidemia de gripe, terrorismo nuclear, outras mais raras como uma atividade solar intensa, vulcanismo (como o de 1783 ou o de 1816), e ainda as mais raras como o impacto de asteróide.
Leia mais...

Opinião Agora é lei

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Por muito tempo essa expressão era utilizada como segurança de que chegara a solução de um problema em virtude da aprovação de uma lei. Depois, pela prática reiterada da desobediência às leis, foi-se firmando a convicção de que não bastava lei, posição coroada com a expressão “lei, ora lei”, atribuída ao presidente Getúlio Vargas, mas que, infelizmente, é mais prejudicial pela prática generalizada de todos do que pela autoria abstrata. Mas esse questionamento cabe para as leis que trazem algum reflexo na vida cotidiana da sociedade, o que não é o caso da maioria.
Leia mais...

Opinião Profundidades sobre o nada

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2010 | por Kleber Lima

Cuiabano de nascimento, pantaneiro de alma e campo-grandense por adoção, Manoel de Barros, considerado pela crítica especializada um dos maiores (ou o maior) poeta vivo da língua portuguesa, transforma vento, grilo, sapo, gota d’água, grama molhada e outras nulidades para o nosso ocupado olhar moderno em poesia. Entre seus ‘impossíveis inverossímeis’, o nosso poeta maior vaticina que “sobre o nada eu tenho profundidades”.
Leia mais...

Opinião Um Jogo Que Carece de Todos

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2010 | por Lourembergue Alves

Os jogos da Copa do Mundo não paralisaram as negociações político-eleitorais. Nem deveriam. Pois se vivem em clima de convenções partidárias. Convenções que, de longe, não se aproximam mais com as de outras épocas, onde o debate sobre os acordos e os projetos era o princípio norteador, o que levava ao confronto corporal em muitas ocasiões. Situação, há décadas, desaparecida. Nos dias de hoje, os políticos chegam às suas convenções, com candidaturas e alianças já amarradas, diminuindo o encontro determinado pela legislação.
Leia mais...

Opinião Empreendedores on-lines - 1

Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2010 | por Pedro Nadaf

A internet sem dúvida legitima-se como uma tecnologia revolucionária na comunicação mundial. O tempo recorde com que o conglomerado de computadores foi interligado, em escala planetária, surpreendeu, e continua surpreendendo pela inovação. Há cerca de um ano o Internet World Stats divulgou que 1,73 bilhão de pessoas tinha acesso à Internet, o que representava mais de 25% da população mundial, sendo que a Europa dominava o ranking, com 420 milhões de usuários, mais de 50% da sua população. No Brasil 67,5 milhões estavam interligados, o equivalente a pouco mais de 1/3 de toda America Latina e Caribe, que detinha 175 milhões de usuários.
Leia mais...

Opinião 40 anos

Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Li uma notícia em uma coluna social das mais badaladas de Cuiabá, que "A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança, nesta quinta-feira, as comemorações de seus 40 anos de história. Na ocasião, haverá palestra do pesquisador italiano Massimo Canevacci, e apresentação do quinteto de metais da Orquestra Sinfônica da instituição. A contribuição da universidade, em todas as atividades humanas, é de valor incalculável para este Estado".
Leia mais...