Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião Em meio as ruínas, a história

O visitante desavisado assusta-se ao deparar com as ruínas fincadas no coração de Roma. Não é que a cidade não possua edificações modernosas. Estas não lhe faltam. Porém, os focos das atenções de quem chegam por aqui são bem outros. Bastantes diferentes dos traçados extraídos das pranchetas atuais. 
Leia mais...

Opinião Mortos pela chuva. Até quando?

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil convive, nas últimas décadas, com a tragédia das águas. O inchaço urbano, a ocupação predatória de várzeas e encostas e a impermeabilização irresponsável das terras junto aos cursos d’água, constituem a mortal alavanca do caos. A água da chuva, antes absorvida por ruas e quintais de terra e contidas pela vegetação, hoje rola rápido para o fundo do vale. E ainda leva para o leito do rio grande volume de lixo, restos de construção, peças, móveis e objetos criminosamente descartados. Insuficientes para receber essa grande descarga, os córregos, riachos e rios transbordam, invadindo prédios, alagando ruas e arrastando veículos, pessoas, vidas e tudo o que encontram em seu trajeto.
Leia mais...

Opinião De pauta

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011 | por Eduardo Gomes

Mato Grosso não tem plano de emergência para atuação em caso de transbordamento ou rompimento de barragens das pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s) e usinas hidrelétricas construídas em rios de suas três bacias hidrográficas.
Leia mais...

Opinião Cuiabá te aguarda! VLT

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Veias, Artérias e Capilares: significam ruas, travessas, transversais, e avenidas em nosso corpo, essas avenidas  possuem a função de permitir a comunicação do sangue com as diferentes partes do nosso corpo. O sangue é um tecido muito especial e importante para o seu funcionamento, é responsável pelo transporte de nutrientes e gases, provenientes da respiração.
Leia mais...

Opinião A harmonização da economia

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Uma série de fatores conjunturais – a proximidade com os centros do poder e  a disponibilidade de matéria-prima, principalmente o aço de Volta Redonda – fizeram com que o desenvolvimento industrial do Brasil começasse pelo eixo Rio-São Paulo.
Leia mais...

Opinião O impacto da nova classe média brasileira no segmento de embalagens

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Dieter Brandt

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), os dados consolidados do IBGE haviam apontado queda de 1,6% da produção da Indústria Gráfica Brasileira no ano de 2009 em relação a 2008. Já os dados de setembro de 2010 mostram um aumento de 6,52% na produção da indústria no acumulado dos últimos 12 meses, de outubro de 2009 a setembro de 2010. A produção do setor já superou os níveis do bom ano de 2008, anterior à crise, em 3,85%.
Leia mais...

Opinião CPMF e a contradição fiscal

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Aguinaldo Diniz Filho

No início do mandato da presidente Dilma Rousseff e às vésperas da instalação de uma nova Legislatura, é pertinente lembrar que a carga brasileira de impostos, de aproximadamente 34% do PIB, é a mais alta no conjunto dos emergentes e, no universo das grandes economias, é menor apenas do que as existentes em nações com avançados sistemas de bem-estar social.
Leia mais...

Opinião Responsabilidade social normatizada, o caminho da sustentabilidade das organizações

Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011 | por Iêda Novais

Após cinco anos de debates internacionais e de trabalho que envolveu especialistas, autoridades, personalidades, organizações e entidades de todo o mundo, foi oficialmente lançada no final de 2010 a ISO 26000, conhecida como a norma da responsabilidade social.
Leia mais...

Opinião Armas ilegais, análises simplistas

Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O velho ano de 2010 fecha com declarações estarrecedoras de "autoridades" brasileiras: "o número de armas que entra pelas fronteiras secas é irrisório se comparado com o número de armas fabricadas no país, compradas legalmente, que vão para a ilegalidade". Parece que nossos representantes não sabem mais fazer avaliações qualitativas. Vejamos!
Leia mais...

Opinião Saúde

Publicado em Sábado - 08 de Janeiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

O art. 196 da Constituição Federal dispõe expressamente que é dever do Estado adotar políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e acesso de forma igualitária nas ações e serviços para promoção, proteção e recuperação, por tanto o Estado tem o dever de prover condições indispensáveis à sociedade.
Leia mais...