Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Opinião Decepção e Alegria

Saiu à convocação dos jogadores brasileiros. Decepções de alguns, alegrias de outros. O técnico não contentou a todos. Nem poderia. Pois, em matéria de futebol, assim como em quaisquer setores da vida, existem os queridos e os odiados. Fala mais alto, aqui, o espírito de torcedor. O que afugenta a unanimidade e, ao mesmo tempo, abomina a razão. 
Leia mais...

Opinião Corrupção, Chorão e Pidão

Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Antonio Cavalcante/Vilson Nery

De uma coisa nós de Mato Grosso podemos nos vangloriar. Na ‘Copa da Corrupção’ nossos políticos se superam, e sempre inovam no modo de operar os esquemas. Veja só. A Corrupção acaba de conhecer o Chorão e o Pidão. Não, não se trata de um desconhecido convocado para a seleção (de futebol) do técnico Dunga. O Chorão não é o vocalista (Alexandre Magno) da banda Charlie Brown Junior. Se você não conhecer (estes músicos), despreocupe-se, isso não interessa ao contexto, é só pra chamar a atenção da “molecada” que votará pela primeira vez e conhecerá os personagens (Chorão, Pidão e Corrupção) na fotografia digital da urna eletrônica.
Leia mais...

Opinião Minas e seus nomes

Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

É com esmero que o presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, se debruça sobre a história política de Minas e dos mineiros no século passado e nos dá os melhores fatos. De sua lavra já saíram quatro belas e destacadas biografias, misturando cenários que conduziram a política mineira na Nova República. A primeira foi a do folclórico José Maria Alkmim, em 1998. Daí, Murilo não parou mais. Vieram, nos anos seguintes, Milton Campos - O Pensador Liberal, e Gustavo Capanema - A Revolução na Cultura, ambos em 2000.
Leia mais...

Opinião Ficha limpa, o que é isto?

Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2010 | por Antonio Cavalcante e Vilson Ne

Alguns juristas têm comentado sobre o tema e o assunto já virou debate até nos botequins, o que é bom. Já há rejeição a futuro candidato que ostente ficha criminal, o que é ótimo, e o TSE obrigará a todos os processados ‘a abrir o coração’ e justificar aos eleitores os crimes que cometeram. Parafraseando a publicidade capitalista, ‘isso não tem preço’!
Leia mais...

Opinião Pacote bem-vindo! Vamos turbiná-lo!

Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2010 | por Juan Quirós

São muito preocupantes os dados relativos ao comércio exterior do País nos primeiros meses de 2010. Como sabemos, de janeiro a abril deste ano, o superávit da balança comercial recuou 65,7% em relação ao mesmo período de 2009. Esses resultados desfavoráveis geram, de imediato, impacto negativo nas contas externas brasileiras. Assim, é muito bem-vindo o conjunto de providências anunciado pelo governo para estimular as exportações.
Leia mais...

Opinião Doença de Parkinson e Bexiga Hiperativa

Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2010 | por José Carlos Truzzi

Transtorno neurológico progressivo, a doença de Parkinson tem prevalência estimada em 150 a 200 casos em cada 100.000 pessoas. A causa da doença ainda não plenamente definida aparenta ser multifatorial, com a participação ambiental e genética. Reconhecida por manifestações clínicas como tremores de extremidades, rigidez e movimentos lentificados, a doença de Parkinson acarreta problemas urinários em até 75% dos casos. 
Leia mais...

Opinião Um sucesso que estimula a querer mais

Publicado em Quinta - 13 de Maio de 2010 | por José Osvaldo Bozzo

Em março de 2010, as exportações do agronegócio bateram o recorde da série histórica da balança comercial: 6,011 bilhões de dólares em faturamento para o Brasil. O valor revela um desempenho 25,5% superior ao do mesmo período de 2009, e pode ser creditado ao incremento dos embarques de produtos florestais (62,1%), aos bons resultados alcançados pelos complexos soja (18,3%) e sucroalcooleiro (48%) e pelos setores de produção de carnes (24,8%), café (26,2%) e couro e derivados (59,6%). O superávit registrado no mês alcançou 4,872 bilhões de dólares.
Leia mais...

Opinião Máquinas

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Ibraim Sued foi um marco na história do colunismo social brasileiro. Foi fotógrafo, jornalista e publicou sua coluna social ao longo de 45 anos na imprensa carioca. Mandou e desmandou na Cidade Maravilhosa nas décadas de 50 e 60. Dono de um estilo todo próprio, às vezes até um tanto agressivo, criou o seu próprio idioma. Depois os intelectuais editaram um dicionário, que foi um sucesso de vendas, para as pessoas traduzirem o que liam e ouviam do turco.
Leia mais...

Opinião Gerencie Liderando, Lidere Empreendendo

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Rydan Ravani

Periodicamente, as organizações redistribuem suas posições gerenciais, seja por motivos administrativos ou em função de diretrizes da gestão. Em acréscimo, temos ainda a onda denominada globalização acompanhada do aumento de competitividade, onde as empresas forçosamente exercitam então processos de mudanças internas.
Leia mais...

Opinião Os partidos e a ficha limpa

Publicado em Quarta - 12 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O parlamento brasileiro deu um passo à frente na noite da terça-feira (11/03) ao aprovar o projeto que obriga os candidatos a terem ficha limpa para poderem obter o registro e concorrer às eleições. Os condenados por crimes graves terão a candidatura  automaticamente impedida e, se quiserem tentar, terão de recorrer e receber decisão favorável de um colegiado de juizes.
Leia mais...