Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Isabela Gomes

Opinião Falta de cuidados e de informação, as maiores barreiras para ouvir bem

Nas ruas é comum encontrarmos pessoas usando óculos, mas não é isso o que acontece no caso da deficiência auditiva. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal.
Leia mais...

Opinião O termômetro da Due Diligence na hora da decisão

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Esmir de Oliveira

Conhecida como due diligence, a análise sistemática de documentos e informações de uma empresa, que permite mensurar riscos efetivos e potenciais, é cada vez mais indispensável. Afinal, no presente contexto global de mercado e negócios, as exigências relativas à transparência e boa governança são crescentes, e é neste cenário que o conceito de due diligence  figura como elemento essencial à realização de investimentos e transações empresariais.
Leia mais...

Opinião Ferrovia Transcontinental é tema obrigatório da agenda política

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por João Francisco Salomão

A Lei 11.772, de 17 de setembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outorga à Valec Engenharia, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, dentre outras obras, a concessão da EF 354. Trata-se da Ferrovia Transcontinental, que ligará o Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro a Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil-Peru, seguindo, daí, até os portos do Oceano Pacífico. Seu traçado passará por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais; Brasília; Uruaçu, em Goiás; Cocalinho, Ribeirão Castanheira e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso; Vilhena e Porto Velho, em Rondônia; e Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre. O percurso total será de 4.400 quilômetros.
Leia mais...

Opinião O melhor para Mato Grosso

Publicado em Quinta - 20 de Maio de 2010 | por Professora Verinha Araújo

É possível dizer hoje, sem medo algum de errar: “o melhor que aconteceu para Mato Grosso foi a aliança Maggi-Lula...”. Trouxemos a Copa e o estado se encontra em níveis de expansão econômica e infraestrutural nunca antes vistos. Somos o estado que mais cresce num dos países que mais cresce no mundo. É necessário agora, estruturar em nossa terra, as condições para transformar este crescimento em desenvolvimento para todos.
Leia mais...

Opinião Ficha Limpa

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Não está mais na Câmara Federal. Encontra-se, agora, no Senado. Não por muito tempo. Isso se levar em consideração a vontade do eleitorado, que acredita piamente na aprovação do Projeto Ficha Limpa. Crença essa, entretanto, que não tem o poder de desobstruir a sua passagem. Uma passagem que, muito bem, pode ser interrompida a qualquer momento. A desculpa é sempre a mesma, o trancamento da pauta, desta feita em razão de quatro medidas provisórias, entre as quais a que garante o reajuste aos aposentados e os quatro projetos do pré-sal, que se encontram em regime de urgência.  
Leia mais...

Opinião A lei antifumo pegou!?

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Antonio Goçalves

Há pouco menos de um ano, a lei antifumo ainda recebe a estigma de que não vai pegar. A razão é que apesar das 736 autuações por desrespeito à norma em todo o Estado nenhum grande estabelecimento foi fechado e ainda paira desconfiança de que a lei não é cumprida em sua integralidade. Entretanto, 374 multas foram aplicadas em São Paulo e 362 foram no interior, de um resultado decorrente de 322.033 ações de fiscalização.
Leia mais...

Opinião Joga Pedra no Juiz, digo na Geni!

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Antonio Cavalcante/Vilson Nery

Nunca foi tão bem vinda a passagem descrita por Sergio Porto, que escreveu inesquecíveis linhas sob o pseudônimo Stanislaw Ponte Preta: “Quando aquele cavalheiro nervoso entrou no hospital dizendo ‘eu sou coronel, eu sou coronel’, o médico tirou o estetoscópio do ouvido e quis saber: ‘Fora esse, qual o outro mal do qual o senhor se queixa?’".
Leia mais...

Opinião Chapa do sacrifício

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Kleber Lima

Eleição costuma ser um projeto coletivo. Elegem-se, em geral, candidatos que representam bandeiras comuns, setores, segmentos, causas coletivas. Por isso há nos parlamentos as chamadas bancadas corporativas, tais como bancada ruralista, bancada da bala, bancada ecológica, bancada evangélica, etc. Há, sim, contudo, casos em que indivíduos elegem-se ancorados apenas em seus próprios interesses. Mas, esses casos dificilmente ocorrem em eleições majoritárias.
Leia mais...

Opinião Uma nódoa na Constituição

Publicado em Quarta - 19 de Maio de 2010 | por Carlos Bezerra

Não há nada de mais perverso e cruel ao futuro de uma sociedade que almeja a plenitude democrática do que a manutenção de práticas discriminatórias entre as diversas categorias de trabalhadores.
Leia mais...

Opinião A energia que vem do vento

Publicado em Terça - 18 de Maio de 2010 | por Eliardo Araújo

Os ventos são uma fonte abundante de energia renovável e limpa. No mundo todo, mais de 30 mil turbinas eólicas de grande porte estão em operação, com capacidade instalada da ordem de 158 gigawatts (GW). Na Dinamarca, em 2002, 12% do total de energia elétrica consumida no país era proveniente dos ventos; hoje, esse índice é superior aos 23%. Portugal, Espanha e Alemanha, por sua vez, produzem nas usinas eólicas de 6 a 10% de toda eletricidade que consomem.
Leia mais...