Publicidade

Publicado em Quinta - 28 de Janeiro de 2021 | por Renato Gomes Nery

Opinião Os bustos do olvido

O que foi importante ontem, pode não ter mais qualquer valor no futuro. Quando nos apegamos a determinadas verdades, vaidades, dinheiro, ideologias, religiões ou dogmas é preciso ter a dimensão da fragilidade de que tudo se resume num “fogo fátuo” aparecendo e desaparecendo ao sabor das matérias apodrecidas do fundo das lagoas.

Leia mais...

Opinião O futuro em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 28 de Janeiro de 2021 | por Onofre Ribeiro

O que quero dizer é que essa pandemia passará logo e vai deixar um vazio de alternativas pro futuro. Aqui entra o título deste artigo. Mato Grosso está rigorosamente bem na lida com a pandemia, da maneira possível. Mas muito melhor do que a maioria dos demais estados.

Leia mais...

Opinião A triste retrospectiva ambiental de 2020

Publicado em Quarta - 27 de Janeiro de 2021 | por Alberto Scaloppe

A política de desmatamento do governo federal, capitaneada pelo presidente Bolsonaro, praticada pela subserviência do Ministério do Meio Ambiente, utilizando-se oportunisticamente da pandemia para “passar a boiada”, desconstruir o ordenamento jurídico ambiental, legitimar o avanço do desmatamento com posturas de ausências e outras de natureza simbólica.

Leia mais...

Opinião Redução nos casos de conjuntivite na pandemia pode estar diretamente relacionada aos melhores hábitos de higiene da população

Publicado em Quarta - 27 de Janeiro de 2021 | por Renan Ferreira

Os principais sintomas são: incômodo com a luz (fotofobia), lacrimejamento, coceira, sensação de areia nos olhos e vermelhidão ocular. Em geral, o quadro clínico é autolimitado, acometendo os dois olhos, podendo durar até 15 dias, nos casos agudos, e não costuma deixar sequelas.

Leia mais...

Opinião O custo do negacionismo

Publicado em Terça - 26 de Janeiro de 2021 | por Luiz Henrique Lima

Ao longo de 2020, como em nenhum outro país no mundo, presenciamos autoridades e lideranças empresariais negarem a gravidade da pandemia, desprezarem a adoção de medidas preventivas de distanciamento social, desacreditarem as pesquisas científicas para desenvolvimento de vacinas e postergarem as providências diplomáticas e logísticas para a vacinação maciça e urgente dos brasileiros.

Leia mais...

Opinião A troca do VLT pelo BRT

Publicado em Terça - 26 de Janeiro de 2021 | por Luis Claudio

Agora, depois de tomada uma decisão individualizada, se lembraram que existem as Prefeituras Municipais. Com convites para reuniões, as quais o Município não terá nenhuma voz, tentam criar um cenário para validar um discurso de decisão democrática que nunca existiu.

Leia mais...

Opinião Notificação compulsória

Publicado em Segunda - 25 de Janeiro de 2021 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Assim, foi acrescido à lei 10.778/2003, que trata da notificação compulsória da violência doméstica contra as mulheres, no artigo 1º, § 4º, tornando obrigatória a comunicação à autoridade policial em 24 horas os casos de violência contra as mulheres que aportarem no serviço de saúde.

Leia mais...

Opinião Já vai tarde

Publicado em Segunda - 25 de Janeiro de 2021 | por Licio Antonio Malheiros

Pode parecer caça às bruxas, porém não é, trata-se de um cidadão persona não grata em nosso país; principalmente por decisões antidemocráticas, e envolvimento em situações pouco ortodoxas, com citações, dele e do seu pai Cézar Maia, em inquérito que os investigam.

Leia mais...

Opinião Ser honesto, é ser humano

Publicado em Domingo - 24 de Janeiro de 2021 | por Gilson Nunes

As vacinas mal chegaram ao Brasil e os donos do poder de 18 Estados furaram a fila. Onde está a dignidade dessas autoridades? Segundo o Estadão – Folha de São Paulo digital, do dia 22 de janeiro, os primeiros a receberem as vacinas seriam: “idosos residentes em institutos, indígenas e servidores da saúde que trabalham diretamente no combate à Covid-19”.

Leia mais...

Opinião Os diretores da Anvisa

Publicado em Domingo - 24 de Janeiro de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

Eles com seus melhores ternos, creio que feitos para a ocasião. Alguns em cuidadoso dégradé, especialmente o chefe que vestia um paletó cinza claro sobre um colete da mesma cor, mas um tom abaixo. Sob estes, uma camisa impecavelmente branca e uma gravata vermelha, que, em contraste, destacava a delicadeza das cores claras.

Leia mais...