Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião O Brasil, a China e o tsunami

Depois de uma década de crescimento contínuo, a economia da China entra em desaquecimento. E isso atinge fortemente o Brasil, seu importante fornecedor das chamadas commodities metálicas (ferro, cobre e alumínio).
Leia mais...

Opinião Candidato sem saber

Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012 | por Eduardo Mahon

Fiquei lisonjeado em ser candidato à Presidência da Ordem dos Advogados, mesmo sem saber. É que alguns veículos de comunicação lembraram-se do meu nome e me incluíram na lista dos habilitados para a futura disputa. No entanto, devo deixar claro que não sou candidato e, se fosse, teria assumido a postura abertamente, evitando indecisão, dubiedade, incertezas. O jogo de cena, entre luz e sombra, não é meu forte.
Leia mais...

Opinião Aposta de Uma Unanimidade

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

As especulações também movimentam as peças no tablado político-eleitoral, e, por conta de interesses particulares, até fazem aumentar as bolsas de apostas das eleições. As deste ano, bem como as de 2014. Para a de governador, aliás, já se ouve um zunzum a respeito de prováveis postulantes. Em recente encontro do PSD, por exemplo, José Riva foi lançado candidato a sucessão de Silval Barbosa, a despeito da Lei de Ficha Limpa. 
Leia mais...

Opinião Atlas do desenvolvimento humano

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Bruno Peron

A "humanização" do "desenvolvimento" tem sido uma estratégia para amenizar os contratempos gerados pelo segundo processo em todos os países-membros das Nações Unidas. Não é por acaso que o adjetivo "humano" tem sido empregado como sinônimo de virtude, como se tudo que é "humano" fosse o fim último de qualquer desenvolvimento.
Leia mais...

Opinião Lampião contra o Mata Sete

Publicado em Domingo - 20 de Maio de 2012 | por Archimedes Marques

Participante do maior movimento pertinente que há no Brasil, o CARIRI CANGAÇO, evento que reúne anualmente as maiores autoridades nacionais e internacionais sobre o tema e que é realizado na cidade do Crato e região do Cariri cearense adjacente, o autor Archimedes Marques em nome da VERDADEIRA HISTÓRIA QUE FOI VILIPENDIADA com o livro “Lampião, o Mata Sete” resolveu escrever a sua contestação: LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE.
Leia mais...

Opinião Inacreditável

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Gabriel Novis Neves

A Defensoria Pública do Estado é uma instituição jurídica que cuida dos interesses dos pobres necessitados de uma justiça gratuita.
Leia mais...

Opinião O mistério de Margô

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Paulo Zaviasky

Já estou enjoado desses escândalos que apenas servem para iludir o povo. Desde a Roma antiga, a força da elite no comando descobriu que o pão e o circo acalmam a raiva nacional.
Leia mais...

Opinião Relação da Justiça Eleitoral com eleitor

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Com a aproximação da eleição torna-se corriqueiro o deslocamento de servidores da secretaria do Tribunal para auxiliarem os cartórios eleitorais da capital. Um momento importante para levantamento de eventuais deficiências na execução de algumas tarefas, percepção da relação servidor e eleitor e especialmente do preparo dos cartórios para atendimento ao eleitorado num tempo considerado razoável, uma espera que jamais ultrapassasse uma hora.
Leia mais...

Opinião Trindade, são três deuses?

Publicado em Sábado - 19 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Já tive a oportunidade de escrever antes que Jesus é Deus que se fez homem, na verdade, o cordeiro perfeito para o sacrifício salvífico. Jesus explicitou abertamente do Pai e do Espírito Santo. Os três têm a mesma substância divina, ou seja, constituem um só Deus em três Pessoas.
Leia mais...

Opinião Fritura e Parigatos

Publicado em Domingo - 13 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

São comuns as brigas internas dos partidos políticos. Tais brigas, no entanto, nada têm a ver com ideologias adotadas pelos diversos grupos que os compõem, ou juízos diferenciados de seus integrantes a respeito de um determinado assunto. Mas são por espaços e maior poder de mando. Daí o processo de “fritura” de uma dada figura política. Aliás, não é outro o que se vê, por exemplo, dentro do PSB/MT, e é a partir disso que se deve discutir a ausência de diálogo no seu interior.
Leia mais...