Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Mulher, economista e... guerrilheira

A economista Dilma Rousseff assume como 36º presidente da República. É a primeira mulher, a primeira economista e a primeira ex-integrante da luta armada a assumir o poder. Sucede a Lula, o primeiro operário e retirante nordestino a governar, que conclui sua jornada com invejável aprovação, superior a 80%. O momento é  positivo, com projeções de crescimento. É necessário, no entanto, investir mais na segurança pública e distribuir melhor a renda.
Leia mais...

Opinião Não Só de Touradas

Publicado em Sexta - 31 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Madri é uma cidade fascinante. Encanta ainda mais ao perceber que o modernoso não ofusca o antigo. Ao contrário do que se vê em muitos lugares no Brasil. Particularmente em Cuiabá, onde o pretérito é visto quase sempre como “velho”, e, por causa disso, encontra-se mal cuidado, a exemplo de suas praças. Por aqui, diferentemente, há um apego as coisas idas e vividas. Bem mais do que se imaginava. Pois ela, a Madri, também sobrevive do turismo. 
Leia mais...

Opinião 2010, 2011! (1)

Publicado em Quinta - 30 de Dezembro de 2010 | por Onofre Ribeiro

Alguns anos são particularmente emblemáticos. 2000 foi assim. 2010 também. Basta olhar ao redor pra se ver que o mundo que se encerra é muito diferente do mundo que começou há apenas 12 meses.
Leia mais...

Opinião A utilidade da biografia dos líderes

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Morreu Orestes Quércia. E com sua morte, a política nacional perde um importante personagem. Sem os arroubos de Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Leonel Brizola e outros, o ex-governador paulista foi peça tão importante quanto eles no tabuleiro político estadual e nacional, durante as últimas quatro décadas.
Leia mais...

Opinião Jesus era festeiro

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Todos nós imaginamos a imagem de Jesus como alguém sério, no máximo sereno. Mas, vou revelar minha crença pessoal, Jesus era espirituoso e festeiro. Quero fazer uma reflexão, aproveitando a época festiva do Ano Novo e férias. Veja os exemplos de Jesus e até um ateu pode seguir a Jesus, ao menos o Cristo festeiro, que celebrava a vida em todas as ocasiões.
Leia mais...

Opinião Não é só a dengue que mata

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Leia mais...

Opinião Entre o Orgulho e as Lições Extraídas

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Toda vez que se depara com outras culturas, mais forte se torna a do lugar onde se nasceu. O viajar e o visitar terras distantes, então, funcionam como instrumentos para reconhecer a relevância dos valores e das coisas do torrão natal. Contudo, há também de se reconhecer que nos países visitados existem comportamentos que bem poderiam ser imitados. Cuiabá, por exemplo, poderia copiar de Lisboa o gosto e o prazer pelas praças. Espaços preciosos e destinados tão somente aos pedestres, jamais para os carros.
Leia mais...

Opinião Artífices da mudança planetária

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Os sintomas da mudança planetária que se avizinha são cada vez mais inequívocos.
Leia mais...

Opinião O mundo está acabando mesmo!

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Kharina Nogueira

Nesta terça-feira é um dia importante na luta para salvar a Internet. Como fonte de inovação, um motor da nossa economia, e um fórum de nosso discurso político, a Internet só pode funcionar se for um campo de jogo verdadeiramente nivelado.
Leia mais...

Opinião Natal....

Publicado em Quinta - 23 de Dezembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Difícil, pelo menos para mim, entender e administrar este período de fim de ano. Confesso-lhes que nada me deixa incomodado como a desigualdade entre as várias camadas sociais, uns com muito e outros com muito pouco, percebida sobremaneira nesta época.
Leia mais...