Publicidade

Publicado em Domingo - 20 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião A Mesmice Reprisada

Outro dia, um dos leitores desta coluna formulou a seguinte questão: “Qual é o mais forte candidato ao governo do Estado em 2014?” Pergunta interessante. Porém, de difícil resposta. Sobretudo agora, diante do atual desenho do cenário político-eleitoral mato-grossense. Um desenho que, em nada, traz evidências de possíveis candidaturas fortes.
Leia mais...

Opinião Prefiro ser cobaia do que candidato a vítima da omissão

Publicado em Sábado - 19 de Março de 2011 | por Agnello de Mello e Silva

Foi realizada nesta última quinta-feira (18) uma audiência pública na Assembléia Legislativa para se discutir a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de entrar a administração dos hospitais regionais a Organizações Sociais (OS), seguindo modelo que já existe em algumas regiões do país, como São Paulo e Pernambuco.
Leia mais...

Opinião Renovar é preciso

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

A politica é uma das ferramentas mais importante de nossa democracia, falar de política, não é tão difícil. Difícil é dar respostas a nossa sociedade de forma clara e objetiva pois, a política é muito abrangente.
Leia mais...

Opinião A criminosa corrupção dos radares

Publicado em Quarta - 16 de Março de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A sucessão de flagrantes de corrupção que a reportagem investigativa da televisão (“Fantástico”, da Rede Globo) mostrou na noite do domingo, onde vendedores de sistemas de monitoramento de velocidade de veículos negociam propinas e cometem outras irregularidades, expõe uma gravíssima realidade e merece uma profunda investigação.
Leia mais...

Opinião Na mira dos predadores

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por João Francisco Salomão

É unânime, no meio industrial, a preocupação relativa ao agravamento dos problemas que afetam a competitividade do setor. O mais agudo deles, o câmbio sobrevalorizado, soma-se e potencializa os efeitos nocivos da alta carga tributária, juros exorbitantes, dificuldade de crédito e precariedade da infraestrutura. Tais fragilidades, no inóspito cenário da exacerbada competição do mundo globalizado, tornam nossa manufatura uma presa fácil para os concorrentes internacionais.
Leia mais...

Opinião O associar-se necessário

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

Os políticos estão sempre se agrupando. É isso que se observa ao ler as notícias a respeito do jogo político regional e nacional. Eles brigam, brigam entre si, porém não deixam jamais de se enturmar. Até para a própria sobrevivência política, ou com vistas à maior visibilidade. O que pode levar um ou outro do tal grupo a um cargo mais expressivo. Aliás, é exatamente isso que se constata quando se avalia toda a movimentação em torno da formação do PDB (Partido da Democracia Brasileira).
Leia mais...

Opinião As mulheres são vencedoras

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Nelson Tanuma

Ao longo da história da humanidade tentou-se, em vão, esconder o valor das mulheres, entretanto, como a pedra preciosa que não perde sei valor, ainda que fique em estado bruto sob o solo, a natureza vitoriosa da mulher vem se tornando mais clara e evidente, a cada dia que passa.
Leia mais...

Opinião O reajuste salarial dos aposentados

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A aposentadoria é uma justa conquista do trabalhador. Depois de emprestar sua força laborativa para o país e a sociedade por 30 a 35 anos, em que contribuiu para os cofres da Previdência Social, ele é autorizado a se afastar de suas atividades e passa a receber proventos vitalícios decorrentes da contribuição enquanto ativo.
Leia mais...

Opinião Extermínio de baleias na Antártica

Publicado em Domingo - 13 de Março de 2011 | por Bruno Peron

O Japão suspendeu temporariamente a caça anual de baleias, atrocidade cometida impunemente por tripulantes do navio Nisshin Maru nas águas gélidas da Antártica, segundo informação de seu Ministério de Pesca.
Leia mais...

Opinião Gênero e políticas públicas

Publicado em Quinta - 10 de Março de 2011 | por Teté Bezerra

Vivemos em um regime democrático e igualitário em nosso país? Como falar de democracia e igualdade sem falar de “gênero e políticas públicas”? Parece até que estou em contradição, peço igualdade e defendo políticas públicas diferenciadas para as mulheres. Mas, a necessidade de alterar as relações de desigualdade entre homens e mulheres vai além, muito além, da questão cultural.  Não significa simplesmente atender as mulheres.
Leia mais...