Publicidade

Publicado em Domingo - 16 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Opinião Raul Miguel, Esperança e Mudanças

O relógio do tempo corre. Seus ponteiros disputam entre si o melhor lugar ao pódio. Um pódio que nem sempre é a linha de chegada. Pode ser o recomeço da nova e longa jornada. Ontem, por exemplo, de calças curtas, perambulava despreocupadamente pelas ruas e praças da cidade interiorana, de origem garimpeira; ao passo que hoje, se encontra em outra situação, uma vez que os compromissos cotidianos abarcam grande parte do dia, a despeito da exigência dos filhos, que o querem mais perto. Em meio a tudo isso, um tanto sem avisar, chegou Raul Miguel.
Leia mais...

Opinião A febre das figurinhas e a convergência das mídias

Publicado em Domingo - 16 de Maio de 2010 | por Mário César de Camargo

O atual boom das figurinhas instiga-me a inevitável analogia com a Copa do Mundo de 1966, a primeira que tenho plenamente viva em minha memória. Infelizmente, o Brasil não passou da primeira fase, sendo eliminado pelo time de Portugal, numa fragorosa derrota por três a um, com atuação brilhante do moçambicano Eusébio, um dos grandes nomes daquela competição. A frustração, entretanto, não impediu a alegria do menino de nove anos e sua turma, motivada pelo caráter lúdico e a emoção dos álbuns dos jogadores e suas seleções.
Leia mais...

Opinião Boa gestão é o remédio contra a crise

Publicado em Domingo - 16 de Maio de 2010 | por Eduardo Pocetti

A crise da Grécia, que ganhou contornos de violência e exigiu uma enérgica atuação da União Europeia para ser contida, aliada às dificuldades financeiras da Espanha e de Portugal, acirra os ânimos dos investidores e coloca os analistas econômicos de sobreaviso. Nesse contexto, surge a questão: o mercado bancário brasileiro, que vive um período de forte crescimento nas operações de crédito, corre riscos de solvência ou liquidez?
Leia mais...

Opinião Poços artesianos em Cuiabá

Publicado em Sábado - 15 de Maio de 2010 | por Paulo Zaviasky

Algo estranho acontece em Cuiabá que mais parece um queijo suíço de tantos buracos. Antes que pensem que falo contra o meu amigo Chico Galindo prefeito da capital e que foi injustamente criticado por ter confundido a nossa tradicional Festa do Senhor Divino com a Festa de S. Benedito, afirmo que falo de outros buracos secretos.
Leia mais...

Opinião O vínculo empregatício da diarista

Publicado em Sábado - 15 de Maio de 2010 | por Márcia Regina Aguiar Moreira

Esta dúvida está prestes a ser esclarecida, pois foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto de lei PLS 160/09 que regulamenta o trabalho das diaristas, referido projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Leia mais...

Opinião A alta do PIB. Verdadeira ou falsa?

Publicado em Sábado - 15 de Maio de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Ao mesmo tempo em que o mundo volta suas atenções para a crise grega, o ministro Guido Mantega prevê que o Brasil fechará 2010 com crescimento de 5,5 a 6%. Fontes do mercado financeiro chutam em até mais de 8% de aumento do PIB, um número historicamente inferior só aos anos em que JK construía Brasília e ao período do chamado milagre econômico, do regime militar, quando chegamos a registrar até 13,9% (em 1973).
Leia mais...

Opinião Grandeza do Flamengo

Publicado em Sábado - 15 de Maio de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Pelos resultados da última década, os clubes brasileiros deveriam fazer estágio na Argentina para aprenderem a decidir as copas sulamericanas. Sim, somente as finais, pois os clubes já aprenderam chegar até elas. Das últimas dez Libertadoras, os brasileiros disputaram oito e venceram apenas duas; somente aquelas disputadas entre clubes brasileiros.
Leia mais...

Opinião Decepção e Alegria

Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Lourembergue Alves

Saiu à convocação dos jogadores brasileiros. Decepções de alguns, alegrias de outros. O técnico não contentou a todos. Nem poderia. Pois, em matéria de futebol, assim como em quaisquer setores da vida, existem os queridos e os odiados. Fala mais alto, aqui, o espírito de torcedor. O que afugenta a unanimidade e, ao mesmo tempo, abomina a razão. 
Leia mais...

Opinião Corrupção, Chorão e Pidão

Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Antonio Cavalcante/Vilson Nery

De uma coisa nós de Mato Grosso podemos nos vangloriar. Na ‘Copa da Corrupção’ nossos políticos se superam, e sempre inovam no modo de operar os esquemas. Veja só. A Corrupção acaba de conhecer o Chorão e o Pidão. Não, não se trata de um desconhecido convocado para a seleção (de futebol) do técnico Dunga. O Chorão não é o vocalista (Alexandre Magno) da banda Charlie Brown Junior. Se você não conhecer (estes músicos), despreocupe-se, isso não interessa ao contexto, é só pra chamar a atenção da “molecada” que votará pela primeira vez e conhecerá os personagens (Chorão, Pidão e Corrupção) na fotografia digital da urna eletrônica.
Leia mais...

Opinião Minas e seus nomes

Publicado em Sexta - 14 de Maio de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

É com esmero que o presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, se debruça sobre a história política de Minas e dos mineiros no século passado e nos dá os melhores fatos. De sua lavra já saíram quatro belas e destacadas biografias, misturando cenários que conduziram a política mineira na Nova República. A primeira foi a do folclórico José Maria Alkmim, em 1998. Daí, Murilo não parou mais. Vieram, nos anos seguintes, Milton Campos - O Pensador Liberal, e Gustavo Capanema - A Revolução na Cultura, ambos em 2000.
Leia mais...