Publicidade

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

Opinião Um Exemplo A Ser Seguido

Cada vez mais, tem-se a necessidade da participação da sociedade nos negócios públicos. Esta é uma exigência do próprio regime em que se vive. Pois inexiste sentido em se permanecerem alheio as questões políticas. Por maior que seja o índice de apatia que toma conta da sociedade brasileira. Nem tudo, felizmente, está perdido. Isso porque, volta e meia, observa-se um ou outro segmento social a questionar, reivindicar e cobrar determinados comportamentos por parte de quem foi eleito representante do povo. Agora, por exemplo, os moradores de Sinop se posicionam contrários ao aumento do número de cadeiras da Câmara local. 
Leia mais...

Opinião Separar as ONGs da corrupção

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Quando suspende os pagamentos e coloca as ONGs sob auditoria, o governo pode estar marchando para a extirpação de uma de suas principais feridas. Criadas sob a ótica de tornar mais eficiente a chegada dos benefícios e serviços para a população, tais entidades tornaram-se grandes vilãs, mercê da atuação de corruptos, parceiros e apaniguados políticos que, em vez de cumprir a finalidade, utilizam-nas para meter a mão no dinheiro público. Espera-se que o governo e a sociedade, por seus órgãos, sejam suficientemente fortes para acabar com a bandalheira, recuperar os montantes desviados e, principalmente, redirecionar os programas e fortalecer as ONGs que se revelarem honestas. 
Leia mais...

Opinião Falta de Transparência

Publicado em Sexta - 28 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

A transparência é uma exigência do próprio Estado democrático e de direito. Isso significa dizer que, neste tipo de Estado, todos os agentes públicos devem prestar contas de suas ações.
Leia mais...

Opinião Alto Araguaia para todos

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por José Riva

É com muita alegria que parabenizo os 15,6 mil habitantes de Alto Araguaia neste dia 26 de outubro, pela passagem dos 73 anos da cidade. Localizada num ponto estratégico, está próxima a três importantes capitais: Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Além disso, Alto Araguaia se destaca por reunir exuberante fauna e flora que podem contribuir com o crescimento econômico local, com a promoção de ações que fomentem o turismo na região. Suas belezas naturais oferecem um cenário único composto por cachoeiras, formando um verdadeiro santuário ecológico, como as nascentes do Rio Araguaia.
Leia mais...

Opinião A Nação e a presença militar

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O alerta do comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Boas, feito segunda-feira (24), no Senado, de que o Brasil corre o risco de passar da condição de rota internacional de tráfico para a de produtor de cocaína, exige muito empenho do governo e das instituições para que isso não venha a se concretizar. Há que se empreender, de imediato e com seriedade, todos os esforços para evitar mais esse mal sobre o nosso pais, hoje já conflagrado pelo tráfico, que tanto sofrimento e prejuízo causa a milhares de brasileiros e à sociedade.
Leia mais...

Opinião A política portuguesa e a brasileira

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Os portugueses "stam a f"zer o qe os br"sil"iros d"v"riam ter f"ito há muito" (escrever como os portugueses falam não é fácil não!). Eles até podem não pronunciar as vogais que escrevemos nas palavras, mas de política e burocracia, parece, entendem mais que os brasileiros. Antes de me explicar, vou contar o que aconteceu comigo

Leia mais...

Opinião Pacto da moralidade

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Francisco Praciano

Mais uma vez os veículos de comunicação de todo o país destacam o possível desvio de milhões de reais por ONGs que receberam recursos, por meio de convênios, para a prestação de algum serviço público. Dessa vez, as denúncias estão voltadas para o Ministério dos Esportes e algumas entidades que receberam recursos para a execução do Programa chamado “Segundo Tempo”.
Leia mais...

Opinião Dominó da faxina

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

De novo a história de corrupção se repete com um ministro do governo federal e os argumentos de defesa dos corruptores, também. Como cartilha, também, já se tornou o apoio dos superiores, especialmente do chefe do Executivo do corrupto da vez. Essa introdução poderia ser sintetizada como ”o Brasil definitivamente se tornou uma fábrica de corromper dinheiro do seu povo”.
Leia mais...

Opinião Juntar palavras e proferir frases

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

A coadunação de opiniões é uma tarefa árdua nos mecanismos de integração e foros de debate. A dificuldade é diretamente proporcional ao número de participantes. Alguns governantes exprimem a preocupação de que estes processos não passem de acordos econômicos, enquanto outros almejam uma troca muito mais dinâmica que a de mercadorias na fronteira e sugerem que circulem trabalhos científicos e artísticos, tecnologias e turistas.
Leia mais...

Opinião Confortavelmente Acomodados

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Louremebergue Alves

Avaliar é uma exigência do momento histórico. Chega, ou deveria ser uma das tarefas cotidianas. Imprescindível na vida democrática. Até mesmo para o seu aperfeiçoamento. Tanto do regime, quanto do referido viver. Por isso, evidentemente, se faz necessário estar de olho nas atividades realizadas pelos chamados representantes do povo. Avaliação que deve ser feita sem quaisquer paixões. Tampouco movida por ideologia, ligação comercial ou bandeira partidária. A exemplo do que se procurou fazer no artigo anterior,  intitulado “Estrutura fantástica, desempenho pífio” (21/10), com relação ao desempenho dos deputados estaduais mato-grossenses. Motivo de dezenas de e-mails, quase sempre elogiosos. O que serviram de estímulos para estender a dita avaliação aos integrantes da terra no Congresso Nacional.
Leia mais...