Publicidade

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Opinião Institutos e instituições

As convicções e manifestações políticas dos brasileiros dançam de acordo com os números e porcentagens dos candidatos nas pesquisas. Tudo muito bem pesado, pensado, não importando idéias, posturas e projetos apresentados. Essa é nossa frágil democracia, que não resiste a mais doméstica pesquisa.
Leia mais...

Opinião Operação colombia III

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Os Estados Unidos, sob George Bush, estabeleceu uma estratégia militar de ocupação da Amazônia, sob a escusa de combater trafico de drogas e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no vizinho país.
Leia mais...

Opinião A OAB/MT intransigente e radical ?!.

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Bruno Boaventura

Esta é a resposta contundente ao artigo intitulado de “Na defesa intransigente da advocacia” que foi publicado na edição do dia 09.06 do jornal A Gazeta, assinado pelos cinco advogados integrantes da atual Diretoria da OAB/MT.
Leia mais...

Opinião A Importância de Uma Viagem

Publicado em Sexta - 30 de Julho de 2010 | por Lourembergue Alves

Viajar é necessário. Importante, inclusive, para avaliar melhor o posicionamento que se tem referente a um determinado lugar. Vale bem mais que uma aula, e, dependendo de tal aula, serve-a como complemento. Ainda que a dita viagem tenha sido também motivada pela atividade profissional. Esta, evidentemente, se soma aquela, cujo resultado é sempre positivo. Mesmo que se valha de ônibus para cortar o Oeste mato-grossense, pela MT 343. 
Leia mais...

Opinião País jovem, vício velho

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Ricardo Castilho

O Brasil é um país jovem. Essa afirmação tem sentido, porque os nossos 500 anos não são quase nada diante da civilização hebraica, egípcia, celta etc., todos com 5.000 anos ou mais.
Leia mais...

Opinião Teologia do corpo

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2010 | por Prof Felipe Aquino

A doutrina cristã sempre valorizou o corpo humano por entender que ele é bom. Desde os primeiros séculos, os doutores da Igreja tiveram de combater a doutrina maniqueísta que considerava a existência de dois deuses: um do bem e outro do mal, sendo que tudo que era material era entendido como obra do deus mau. Dessa forma, o corpo, por ser matéria, era desprezado.
Leia mais...

Opinião O Fisco x o Empreendedor – parte 3

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Carlos Montenegro

Nas partes 1 e 2 da saga o “O Fisco X O Empreendedor” comentei sobre diversas arbitrariedades cometidas pela SEFAZ-MT contra empresários dos mais variados ramos de atividade em nosso Estado. Na parte 3, trago a debate outra “ilegalidade” que vem sendo praticada pelo órgão, a qual, sem a atenção devida, pode tornar-se poderosa aliada do fisco para a cobrança de ICMS.  
Leia mais...

Opinião A Recuperação Judicial dos Produtores Rurais

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Marden Tortorelli

Reféns da instabilidade do mercado atingido pela crise internacional, os produtores rurais agora têm alternativa à falência. Em vigor há cinco anos, a lei de recuperação judicial substituiu a antiga concordata com o objetivo de reestruturar as empresas.
Leia mais...

Opinião Democracia e randomização do processo judicial

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por João Rafael Furtado

Na história da humanidade mudam-se governos, opiniões e filosofias. Mudam-se, também, as interpretações dadas às normas jurídicas. No entanto, o direito continua o mesmo. Nunca foi tão fácil se comunicar com as pessoas, realizar negociações antes quase impossíveis pela geografia.
Leia mais...

Opinião Porque Riva está fora do páreo

Publicado em Quarta - 28 de Julho de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Desde o mês de junho os candidatos e partidos políticos vêm sendo alertados de que os detentores de vida pregressa constitucionalmente não recomendável (art. 14, §9º, CF/88) para administrar a res pública sofreriam a negação do ius honorum.
Leia mais...