Publicado em Sexta - 13 de Maio de 2011 | por Antonio Carlos Mendes Thame

Opinião Voto em lista fechada exclui os jovens da política

A questão da reforma eleitoral volta à pauta das discussões, ancorada por três demandas: baratear o custo das eleições, aproximar os eleitores dos eleitos e melhorar a qualidade da representação política e, consequentemente, a eficácia e a imagem do Poder Legislativo.  Não faltam, também, os que defendem a necessidade de fortalecer os partidos políticos.
Leia mais...

Opinião Pessoas que Documento Revelador

Publicado em Sexta - 13 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

Em razão do texto do último domingo (08/05), intitulado “Viagem, VLT e deslizes”, esta coluna recebeu dezenas de e-mails elogiosos. Um deles trazia anexo, cópia do documento preliminar datado de janeiro de 2010, elaborado pelo saudoso Bento Porto – agrônomo que se fez conhecido e respeitado por sua competência profissional e luta em favor do planejamento. Planejar, dizia ele, é tarefa imprescindível também para a administração pública. Assim, o dito documento recomendava enfaticamente a necessidade de se “avaliar tecnicamente as alternativas entre o VLT e o BRT”, ainda que saísse em defesa do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT). 
 
Leia mais...

Opinião As oportunidades de Galindo

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011

As crises políticas que assolam Cuiabá e Várzea Grande talvez não encontrem par na história recente dos dois municípios. E geram uma espécie de fadiga em toda a Baixada Cuiabana, agora renomeada como Vale do Rio Cuiabá. A AMM demonstrou por meio de pesquisa sócio-econômica, na semana passada, que praticamente todos os municípios da região, num raio de cerca de 100 km de Cuiabá, vivem algum tipo de crise severa, em geral lastreada em problemas de desenvolvimento econômico, com baixo dinamismo, estagnação ou retrocesso.
Leia mais...

Opinião É possível treinar o cérebro para enxergar melhor

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011

Um dos avanços mais expressivos da oftalmologia não implica em lentes ou cirurgia, mas em treinar o cérebro para enxergar melhor. Mais: não há restrições nem em termos de idade, nem de condição física. Basta ter acesso a um computador e disciplina para realizar as sessões de acordo com as recomendações do oftalmologista.
Leia mais...

Opinião O caos na saúde pública

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011

Tem um ditado popular muito conhecido que diz: casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. Esse é o caso da saúde em Mato Grosso, mas principalmente em Cuiabá, sua capital.
Entra prefeito, sai prefeito, entra governo, sai governo, e a crise só agrava. E quem paga o pato é a população carente e desvalida que precisa de atendimento médico e não pode pagar um plano de saúde.
Leia mais...

Opinião A Reforma ortográfica, bitucas e sustentabilidade”

Publicado em Quarta - 11 de Maio de 2011

É para refletir. O que têm de comum estas palavras do título do artigo? Vamos por partes. Primeiramente, a definição. Sustentabilidade é um princípio de uma sociedade que mantém as características necessárias para um sistema social justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero por um longo período de tempo.
Leia mais...

Opinião O Degradante Trabalho Policial

Publicado em Terça - 10 de Maio de 2011 | por Heloísa Helena

Uma preliminar: minha total solidariedade às vítimas da brutalidade policial e minha repulsa ao policial infrator, torturador e que estabelece a condenável promiscuidade com o crime organizado. Eu mesma já fui vítima... seja, na minha adolescência, com o assassinato do meu irmão Cosme Luiz - com vários tiros de espingarda 12 – seja contra o meu próprio corpo e minha dignidade pessoal e política. Mas explicito da mesma forma e intensidade a minha solidariedade aos policiais que perderam suas vidas ou foram mutilados na tentativa de exercer com dignidade as suas atribuições em precárias condições de trabalho.
Leia mais...

Opinião Pichar é crime

Publicado em Segunda - 09 de Maio de 2011

Não existe uma cidade brasileira que não sofra de pichações. Essa prática cresceu exacerbadamente a partir da década de 80 quando passou a ser encarada como diversão e disputa de afirmação de espaço entre gangues das cidades. Em São Paulo, por ser a maior do país, ficou mais evidente a destruição, a ponto de não haver um muro limpo, antes e depois da chamada lei Cidade Limpa, aprovada na atual gestão.
Leia mais...

Opinião A democracia do terror

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

A história dos Estados Unidos da América nos últimos séculos é a história da farsa. A maior democracia do mundo faz fora o que não é capaz de fazer dentro, em seu território, contra seu povo. Inventam inimigos para ganhar eleições. Financiam e empossam ditadores para escravizar povos e confiscar suas riquezas naturais. Assim é, assim foi, em anos e anos de domínio e desprezo por povos menos desenvolvidos. Até bem pouco tempo, fez da América Latina sua latrina, legando a nós a submissão e as atrocidades de sanguinárias ditaduras que vitimaram, sobretudo, o desenvolvimento de um sentimento de nação, de povo, de Estado.
Leia mais...

Opinião Pessoas, recursos e oportunidades

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Pedro Nadaf

No final do mês de abril, antecedendo uma importante data que é o Dia do Trabalhador, a presidente Dilma Rousseff anunciou que em breve lançará o ‘Programa Brasil sem Miséria’. Ela não especificou ações concretas, mas trouxe ânimo aos que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, que em Mato Grosso esta faixa populacional é algo em torno de 175 mil, dos 16,27 milhões do Brasil. A esperança reside no fato da presidente ter prometido ‘integrar novos e antigos programas sociais’ contra a miséria no país. Ao que tudo indica, funcionará como um grande guarda-chuva, que terá sobre sua proteção, pessoas, recursos e oportunidades.
Leia mais...