Publicidade

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Opinião Sustentabilidade e Trabalho

A "sustentabilidade" é o mote do estágio atual do capitalismo. É difícil não encontrar o termo no discurso de qualquer político convincente. Seu emprego, contudo, é a tentativa derradeira de encobertar a perfídia do sistema econômico vigente, que escraviza as pessoas e denigre a natureza.
Leia mais...

Opinião O conselho e a verba publica

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil perdeu 11.214 leitos hospitalares nos últimos quatro anos. A revelação, feita pelo IBGE, justifica o caos, cada dia maior, instalado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. O assustador, no entanto, é o discurso das autoridades, que têm como positiva a atuação nessa importante área. A incompetência está explícita e revela, até, nos planos particulares de saúde, que o cidadão adquire a elevado preço para fugir à fila do serviço público e, hoje, também impõe filas e restrições aos seus usuários.
Leia mais...

Opinião O Brasil “barrichellizou”

Publicado em Sábado - 20 de Novembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

No Brasil costuma-se separar as leis entre as que pegam das que não pegam. Assim também ocorre com as palavras, gírias e até siglas. No futebol, por causa do sucesso de Pelé, o jogador com a camisa número 10 costuma ser considerado o melhor do time. Romário, com a 11 e Ronaldo com a 9 tentaram mudar esses valores, mas, como as leis, não pegaram. Ainda no esporte, virou unanimidade a afirmação de que a vitória resulta só de garra, empenho e dedicação; ou se perde por falta de garra, empenho e dedicação. Todos falam isso.
Leia mais...

Opinião A marolinha ou a decepção nacional

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Uma nova crise econômica foi dada ao conhecimento do mundo nesta terça-feira. Portugal, a Irlanda, a Grécia e a Espanha não conseguem fechar suas contas, apesar das restrições adotadas durante a última tormenta.
Leia mais...

Opinião Mixto é esquecido após eleições

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Humberto Frederico

Há um ano e meio, um grupo de políticos apareceu no cenário esportivo com a promessa de levar o Mixto à Série A do Campeonato Brasileiro, até 2014. Neste grupo, políticos de peso: o então governador Blairo Maggi, o deputado estadual José Riva e o então vice e hoje governador, Silval Barbosa.
Leia mais...

Opinião Por que não privatizar a Educação?

Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva está comemorando uma importante conquista: a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, ainda, é a única cidade do projeto Parceria Votorantim pela Educação a apresentar avanços nos dois ciclos do fundamental. As notas obtidas no IDEB 2007, nos anos iniciais, era 5,1 e foi para 6,1 em 2009, superando a meta prevista para 2015; já nos anos finais, a nota foi de 4,0 para 4,7 (meta de 2011).
Leia mais...

Opinião O resultado do Censo e os municípios

Publicado em Quinta - 18 de Novembro de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país.
Leia mais...

Opinião A sujeição do preso à execração pública

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Uma das mais contundentes afirmativas que se extrai da magnífica obra de Montesquieu (mais clara e fácil de compreender) é a de que “todo homem que tem poder é tentado a abusar dele; vai até onde encontra limites”. Escrita no século XVIII, a frase do autor iluminista continua atual como nunca.
Leia mais...

Opinião Dedo na ferida

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por Eduardo Mahon

Estive refletindo sobre constantes declarações dos militares sobre "atividades subversivas" da época, com especial atenção para grupos armados. Todas as ações eram classificadas como "terrorismo". Quando a ditadura passou, relativizamos o termo "terrorismo", suavizando-o para "resistência", ainda que mortes indiscriminadas fossem cometidas.
Leia mais...

Opinião A população estimada e a real

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Já se tornou rotina. Toda vez que se divulga o resultado do Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, aparecem prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais e regionais reclamando do número habitantes apurado.
Leia mais...