Publicidade

Publicado em Terça - 13 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Opinião Uma Discussão Na Lembrança

Um dia, na fila de um dos caixas do supermercado, duas pessoas conversavam animadamente. A demora no atendimento parecia não os incomodar. Talvez em razão de ser domingo, e ainda faltava muito para o almoço, ou porque o assunto da conversa lhes atraia deveras. Uma pequena assistência se formou. Isso, sem contar, os curiosos das demais filas, bem como uma porção de outros que fingia interessar pelas revistas ali expostas, e parava para ouvir e comentar o que era dito. Tinha-se, então, naquela misturança de cenas, uma amostra do que deveria ser o ambiente da política - espaço apropriado da esgrima, do debate de idéias e de pontos de vistas diferenciados. 
Leia mais...

Opinião A culpa é dos prefeitos?

Publicado em Segunda - 12 de Março de 2012 | por Leandro Nascimento

Bom pessoal esse assunto no mínimo vai me custar mais alguns fios de cabelos brancos, mas não pude evitá-lo, haja vista que a nossa região está mais uma vez no ápice dos problemas devido os esquecimentos do governo estadual, são atoleiros, pontes quebradas, educação no vermelho, saúde estagnada e etc.
Leia mais...

Opinião A Picada e o Picadeiro

Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

 Integrantes do partido político “A” agendam o dia da discussão interna sobre a eleição deste ano, já os do “B” encontram-se reunidos para definir se vão ou não lançar candidatura própria, enquanto os do “C” e do “D” se preparam para ressuscitar a antiga coligação, com a qual disputaram a eleição passada. Notícias que pautam as redações dos jornais, preenchem os espaços dos blogs e sites e são manchetes de programas radiofônicos e televisivos. Tem-se a impressão que não existe outra coisa noticiosa. Talvez não se tenha mesmo. O triste disto tudo, no entanto, é perceber que político algum se interessa pelos problemas do lugar onde diz pertencer, nem demonstra curiosidade em conhecê-los, ainda que diga o contrário. O que explica a falta de estudos a respeito pelas agremiações partidárias.
Leia mais...

Opinião Brasil e o nó do rodoviarismo

Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A rebelião dos motoristas de caminhões que, impedidos de circular livremente pelas avenidas marginais de São Paulo, deixaram a capital sem combustíveis durante os últimos dias, ameaça alastrar-se por todo o país. A promessa é do sindicato dos caminhoneiros autônomos, que pretende protestar contra restrições de trânsito em outras praças e pela fiscalização do pagamento correto dos fretes em todo o país. Se o movimento ganhar corpo e se materializar, sem qualquer dúvida, viveremos mais dias de desconforto, incerteza e prejuízos.
Leia mais...

Opinião xo frágil, conquistas heróicas

Publicado em Quarta - 07 de Março de 2012 | por Sandro Arquejada

Última obra da criação divina, a mulher é a primeira na arte de compreender e amar. A força feminina está estampada nos ensinamentos de vida e nos exemplos de superação de mães, tias, avós, amigas, vizinhas cujos testemunhos de vida e de fé são fonte de inspiração, que podemos relembrar e celebrar neste Dia Internacional da Mulher.
Leia mais...

Opinião O Entregar Como Estratégia de Barganha

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

“O PSD deixou o staff da administração pública estadual”. Fato raro. “Mais ainda em Mato Grosso”, e, particularmente, em ano eleitoral. Pois, nesta época, a tendência é a de que o maior número de partidos continue próximo de quem tem a chave do cofre e a caneta para as nomeações. Até mesmo para acomodar apaniguados e destinar recursos e/ou obras para suas comunidades. Isso, então, passa ser trunfo. Não mais para a sigla que entrega os cargos que lhe encontravam em suas mãos. 
Leia mais...

Opinião O Brasil globalizado e o barril de pólvora

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Discute-se a globalização como algo moderno, até decorrência da internet. Mas uma análise mais profunda do tema pode transformá-lo numa das ações mais antigas do mundo, coincidente com o tempo em que os povos começaram a atravessar os continentes à pé e o oceano em rudimentares embarcações. A corrida de espanhóis e portugueses pelo domínio das terras mais distantes do planeta – inclusive Brasil e América Latina – foi um formidável ato de globalização. Dentro da realidade da época, evidentemente.
Leia mais...

Opinião Conquistas de Mulher

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Erika de Souza Bueno

Que suas conquistas sejam capazes de promover a paz em seu coração e nos corações de todas as pessoas que convivem com você.
Leia mais...

Opinião Acidente na Estação Antártica

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

O Brasil é um país grande, mas que tem a ambição dos pequenos. A julgar pelo que se gasta em algumas áreas estratégicas, como a espacial, por exemplo. Se compararmos com todas as nações espaciais, perdemos feio. Não, não me refiro somente aos valores absolutos, falo do relativo, porcentagem do PIB.
Leia mais...

Opinião O negligente poder público

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Viver tem sido um exercício cada dia mais perigoso nas cidades brasileiras. Além da violência já endêmica por falta de controle social, ainda temos a negligência como grande ameaça. Prédios desabam, explodem ou deles se desprendem placas e objetos que caem sobre os transeuntes. Tanto que, ao voltar pra casa, todos nós nos sentimos, verdadeiros sobreviventes. A dimensão do problema nos é dada pelo  episódio do sofisticado parque Hopi Hari - onde o simples ingresso custa R$ 79, mais a viagem -, em que a jovem Gabriella Nichimura, de 14 anos, morreu ao ser arremessada da cadeira de um brinquedo. Por que, se estava interditada há 10 anos, a cadeira foi, durante todo esse tempo, mantida no equipamento? Por que ninguém impediu a vítima de ocupar aquele lugar? São muitas as indagações que, com a ação da polícia e do Ministério Público, certamente, serão desfeitas. Espera-se que os responsáveis recebam a justa punição.
Leia mais...