Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Gisele Nascimento

Opinião Caso fortuito ou força maior e Covid-19

Desde já esclareço, que a finalidade deste texto não é de maneira alguma adentrar às grandes correntes doutrinárias, de renomados civilistas, que distinguem o caso fortuito de força maior, até porque, a meu ver, ambos estão contidos nesse globo mundial epidêmico.

Leia mais...

Opinião Parabéns!!!

Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Gonçalo de Barros

Antes, já havia escrito em outros jornais, tendo trabalhado no O Estado de Mato Grosso e na Rádio Cultura, no calor da mocidade, também recepcionado com a mesma postura.

Leia mais...

Opinião Ministro Barroso: a luz que aquece o acampamento

Publicado em Quarta - 27 de Maio de 2020 | por Joel Mesquita

Em meio a tanta obscuridade na cena política nacional, onde o radicalismo, a ausência de bom-senso e principalmente a falta de uma linguagem que coadune com o mundo das pessoas civilizadas, o discurso do ministro traz alento e esperança de dias melhores. Impossível não ser tocado com as palavras de Barroso.

Leia mais...

Opinião A despeito das evidências, o presidente continua obcecado pelo medicamento

Publicado em Segunda - 25 de Maio de 2020 | por Renato de Paiva Pereira

A despeito disso o presidente continua obcecado pela ideia de vencer a Covid-19 com o uso deste controvertido medicamento em mais uma demonstração de seu interesse em priorizar opiniões sem fundamentos.

Leia mais...

Opinião O encantador de serpentes

Publicado em Domingo - 24 de Maio de 2020 | por Renato Gomes Nery

Até nome de Messias tem e, ao prometer levar o País ao paraíso, está conduzindo-o em direção a um mar de incertezas, agravado pelos severos rigores de uma pandemia mal combatida.

Leia mais...

Opinião Energia – a faísca do progresso

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por José Wenceslau de Souza Júnior

Mato Grosso tem uma das tarifas de energia mais caras do país, devido ao ICMS cobrado, sendo que, desde os anos 90, ele é autossuficiente na geração de energia. Nos últimos dez anos, ainda triplicou sua capacidade de produção.

Leia mais...

Opinião A escolha, o conflito e o erro

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por Paulo Bellincanta

Se a vida é feita de escolhas, está em minhas mãos concordar com isto ou aquilo, contudo existem conflitos que nos obrigam a concordar com coisas que não aceitamos, ou nos forçam a tomar partido sem nos consultar, e há os que não concordamos sequer com a existência deles.

Leia mais...

Opinião Mato Grosso será o novo endereço da indústria mundial

Publicado em Sábado - 23 de Maio de 2020 | por Ramiro Azambuja

Nosso potencial produtivo é imenso e não é de hoje que os olhos do mundo estão voltados para nós. Se éramos vistos como celeiro, hoje precisamos nos posicionar com infraestrutura e políticas públicas adequadas para receber esses investimentos que vão começar a migrar e se realocar pelo planeta.

Leia mais...

Opinião A reparação de danos ambientais

Publicado em Sexta - 22 de Maio de 2020 | por Alberto Scaloppe

O STF julgou um processo de danos causados por madeireiros na exploração de terras indígenas no Acre ainda nos anos 1980. Condenados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), os acusados defendiam no Supremo a prescrição do caso.

Leia mais...

Opinião Um Tribunal de Contas voltado para a busca de soluções

Publicado em Quinta - 21 de Maio de 2020 | por Guilherme Antonio Maluf

Também embasamos juridicamente a possibilidade de o Estado suspender o pagamento de sua dívida pública com a União, direcionando esses recursos para o combate à pandemia.

Leia mais...