Publicado em Domingo - 13 de Outubro de 2019 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Opinião Supremo para casos supremos

Vejo como retrocesso esse caminho trilhado pelo excelso Tribunal. O Supremo poderia ter escolhido outro de melhor política judiciária. O mais correto, penso, seria a sua efetiva transformação em Corte Constitucional, afastando-se das decisões que envolvem legislação infraconstitucional.

Leia mais...

Opinião O vazio de um dia cheio

Publicado em Domingo - 13 de Outubro de 2019 | por Wilson Fuá

Enquanto não rompermos os modelos e os moldes pré-estabelecidos pelas influências sociais, não seremos receptivos ao inédito, pois só a partir do entendimento que ninguém é perfeito, é que passamos a adotar o poder de renunciar velhos conceitos e a manifestarmos de forma decisiva para sairmos da estreita fronteira onde somos aprisionados, desnudado, descalços e sem marcas, passamos a entender que somos seres sociáveis e que ninguém é feliz sozinho.

Leia mais...

Opinião O papel do TCE

Publicado em Sábado - 12 de Outubro de 2019 | por Otacílio Peron

A se confirmar verdadeira a notícia, que belo exemplo que o TCE está dando a tantos administradores públicos, Estaduais ou Municipais, que estão subordinados a sua fiscalização.

Leia mais...

Opinião Maior parte de casos de desvio da coluna tem origem na boca

Publicado em Sábado - 12 de Outubro de 2019 | por Rosário Casalenuovo Júnior

Certa vez, escrevi um artigo onde destaquei os males que a ortodontia causa nas crianças porque estão em crescimento e os aparelhos travam, contem e desequilibram o crescimento dos ossos e músculos da face.

Leia mais...

Opinião A Amazônia brasileira e seus pretendentes

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2019 | por Percival Puggina

De fora, em manifestações dos governos da França, da Alemanha, da Noruega, da ONU, de ONGs estrangeiras e, mais recentemente, do Vaticano. De dentro, promovido por organizações e organismos como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Instituto Socioambiental (ISA). São vários. Há bom tempo.

Leia mais...

Opinião Alergia alimentar pode matar

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2019 | por Leda Alves

O garçom Elton sabia de sua condição alérgica, porém, talvez se as outras pessoas ao seu redor também soubessem quão grave pode ser uma alergia alimentar, poderiam tê-lo dissuadido de comer aquela comida que lhe enchia os olhos, mas que não lhe faria bem, oferecendo-lhe uma opção segura que lhe tirasse o foco daquilo que não podia.

Leia mais...

Opinião De chuva e superficialidade editorial

Publicado em Quinta - 10 de Outubro de 2019 | por Eduardo Gomes

A chuva recebida como bênção e a luta da população passam despercebidas pela mídia e pelas movimentadas redes sociais em Mato Grosso. As atenções de jornalistas e formadores de opinião não se voltam para as coisas verdadeiramente nossas. Deixam de lado a realidade mato-grossense e se enveredam por temas nacionais ou internacionais. Daí a razão para o artigo, antes que a indiferença coletiva chegue a um ponto sem volta.

Leia mais...

Opinião La ley se obedece pero no se cumple

Publicado em Quinta - 10 de Outubro de 2019 | por Renato Gomes Nery

“A figura do corriegidor, era um coletor de impostos, magistrado e administrador, cujos lábios serviam à coroa, mas cujas mãos estavam submersas em conluios com os poderes locais dos donos de haciendas e dos caciques políticos.

Leia mais...

Opinião Notícias da semana

Publicado em Quinta - 10 de Outubro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

Mais uma. As delações, publicadas pela imprensa, de Luiz Cuzziol, gerente do BIC banco em Cuiabá, na época brava de acertos financeiros grandões entre governos e empreiteiras de obras públicas, e do Geraldo Riva são relatos incríveis. Parece romance de Gabriel Garcia Marques.

Leia mais...

Opinião Você conhece o cara?

Publicado em Quarta - 09 de Outubro de 2019 | por Eduardo Póvoas

Creio que milhares de vocês o conhecem, e quem ainda não teve a oportunidade de conhece-lo que tenha o mais rápido possível, e por outros caminhos que não os meus. Pelo caminho da alegria, da saúde, da paz, e do conforto espiritual, diametralmente opostos aos que me levaram à intimidade com Ele.

Leia mais...