Publicado em Sábado - 05 de Outubro de 2019 | por Wellington Fagundes

Opinião Outro caminho para o Brasil

Hoje em dia, as rodovias concentram 63% do escoamento da produção, enquanto o modal aquaviário movimenta apenas 13%, aí incluídos os segmentos hidroviário e de cabotagem. Para efeitos de comparação, na China, mais da metade de toda a produção é escoada pelo modal aquaviário.

Leia mais...

Opinião Velha política se fortalece

Publicado em Sexta - 04 de Outubro de 2019 | por Junior Macagnan

O Supremo Tribunal Federal (STF) legislando uma nova regra, que pode retroagir e beneficiar todos os condenados pela operação Lava Jato, operação esta que tem previsão de devolução de quase R$ 50 bilhões. Valores que poderiam ser usados na saúde, educação e segurança, mas que infelizmente foram desviados pela corrupção sistêmica.

Leia mais...

Opinião Porte de arma para advogados

Publicado em Sexta - 04 de Outubro de 2019 | por Gisele Nascimento

Eu nem sabia da existência desse projeto, mas em meu pensamento interno já tramitava de forma recorrente essa ideia, principalmente, toda vez que eu pegava a estrada.

Leia mais...

Opinião Na América do Sul

Publicado em Quinta - 03 de Outubro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

Não esquecer que no Uruguai, outro parceiro do Mercosul, o governo também é de esquerda. No Chile, tem alguém da direita no poder cercado pelo forte grupo de esquerda de Michele Bachelet, aquela que Bolsonaro não gosta.

Leia mais...

Opinião Avental sem rosto

Publicado em Quarta - 02 de Outubro de 2019 | por Renato Gomes Nery

E algumas delas têm o discernimento da condição em que vivem, com afirmação como esta: eu somente vou pintar a casa depois que o seu pai morrer, porque assim eu pinto com a cor que eu quero!

Leia mais...

Opinião Gás, que volte para ficar

Publicado em Terça - 01 de Outubro de 2019 | por José Antonio Lemos dos Santos

Casos semelhantes são, por exemplo, a conexão ferroviária da capital mato-grossense e a linha aérea até Santa Cruz de La Sierra, ambos até com empresas interessadas em suas implantações, mas que mesmo assim não avançam.

Leia mais...

Opinião Taxação da água

Publicado em Segunda - 30 de Setembro de 2019 | por Victor Humberto Maizman

Nesse sentido, é comum ouvir do cidadão pagador de tributos que só falta agora tributar o ar que respiramos e a água que bebemos.

Leia mais...

Opinião Jovem várzea-grandense é premiado na Olimpíada Brasileira de Física

Publicado em Quinta - 26 de Setembro de 2019 | por Da Assessoria

Leia mais...

Opinião O que fazer para sobreviver a ataques cibernéticos?

Publicado em Quinta - 26 de Setembro de 2019 | por Carlos Macedo

No ano passado, o Brasil foi palco de uma série de ataques cibernéticos. Segundo dados do laboratório especializado da PSafe, o Fndr Lab, foram informados 120,7 milhões só no primeiro semestre de 2018, que representou um aumento de 96%.

Leia mais...

Opinião Ah, se essa calçada fosse minha!

Publicado em Quinta - 26 de Setembro de 2019 | por Eduardo Chiletto

O problema é que a calçada sempre foi a base da vitalidade de uma cidade e matéria-prima da urbanidade, onde se aprende, por exemplo, a real concepção do que é realmente social no que a etimologia da palavra tem de mais essencial: pessoas que partilham, formando uma comunidade. Aliás, as calçadas são de todos os usuários, moradores, transeuntes e comerciantes, ou seja, um amplo espaço democrático e principal infraestrutura do espaço público.

Leia mais...