Publicado em Terça - 11 de Junho de 2019 | por Alberto Scaloppe

Opinião Danos ambientais e a falta de compliance

E Minas Gerais é o Estado que mais tem registrado acidentes ambientais, começando pelo vazamento da barragem de Cataguases em 2003 e depois pelo rompimento da barragem de Miraí em 2007. Anos depois, vimos o rompimento da barragem de Mariana em 2015 e o mais recente, o rompimento da barragem de Brumadinho no início de 2019.

Leia mais...

Opinião Obra paralisada = desperdício de dinheiro público

Publicado em Terça - 11 de Junho de 2019 | por Elizeu Nascimento

Estou indignado, com algumas ações de governo, principalmente no que tange obras paralisadas; que representam dinheiro público jogado literalmente no ralo. Não cabe mais, aceitarmos e convivermos passivamente, com esse tipo de situação, extremamente nociva aos cofres públicos.

Leia mais...

Opinião CNJ e divórcio impositivo

Publicado em Segunda - 10 de Junho de 2019 | por Gisele Nascimento

Se partirmos o ponto de vista de que todos somos livres para fazer e desfazer determinadas coisas, a exemplo, de casar e descasar, é ruim, pois apesar de o Código Civil rezar acerca da autonomia da vontade em nossos interesses privados e individuais, parece, então que não é bem assim.

Leia mais...

Opinião Bomba de efeito retardado

Publicado em Segunda - 10 de Junho de 2019 | por Onofre Ribeiro

Apesar de tantas frentes a serem enfrentadas, só há um caminho. Seria as representações empresariais tomarem posições políticas em nome exatamente dos setores que representam: comércio, indústria, serviços, agricultura e pecuária, transportes, dirigentes lojistas.

Leia mais...

Opinião Liberação do comércio em qualquer dia e horário

Publicado em Segunda - 10 de Junho de 2019 | por Otacilio Peron

Dentre tantas e importantes medidas do Governo Federal, trazidas pela Medida Provisória, uma delas fala direto da atividade econômica, e, por conseguinte do comércio, dando-lhe liberdade da trabalhar em qualquer dia e horário da semana.

Leia mais...

Opinião Agroindústria é fundamental para que MT alcance um novo patamar econômico

Publicado em Sexta - 07 de Junho de 2019 | por Irajá Lacerda

Vários municípios têm conseguido atrair importantes indústrias, como é o caso de Lucas do Rio Verde, que entre outras empresas, obteve a instalação da primeira indústria do país a produzir etanol 100% a partir do milho.

Leia mais...

Opinião Prescrição em execução fiscal

Publicado em Sexta - 07 de Junho de 2019 | por Pascoal Santullo Neto

A empresa, e não seus sócios, é a contribuinte do ICMS, devendo aquela responder por seus débitos. Porém, pelo artigo 135, inciso III, do Código Tributário Nacional (CTN), o sócio que age com dolo, mediante fraude e com má fé, é responsabilizado pelos tributos da pessoa jurídica da qual é sócio na condição de administrador.

Leia mais...

Opinião Trilhos são o futuro

Publicado em Quinta - 06 de Junho de 2019 | por Onofre Ribeiro

Explico: defensores do traçado original de 1976, de Rubinéia(SP) até Santarém(PA) e ramal pra Vileha(RO), ainda esperam. Mas tem gente que veio depois e enxerga os trilhos pelo que eles são: transportadores de cargas. Sem sentimentos.

Leia mais...

Opinião Estelionato

Publicado em Quinta - 06 de Junho de 2019 | por Renato Gomes Nery

Como se vê o planejamento não é forte desse País que glorifica o bacharelismo e faz crescer profissões no setor de serviços que depende do êxito de outros setores. Parece que ninguém sabe disto! Abriu-se o dique para que cursos de direito fossem criados a vontade, glorificando o mercantilismo das faculdades particulares, onde se entra e se sai sem as mínimas condições profissionais, com um único predicado: condições de pagar as mensalidades.

Leia mais...

Opinião As causas do abandono afetivo parental, suas consequências e o dever de indenizar

Publicado em Quarta - 05 de Junho de 2019 | por Jonas Pimentel Neto

Essa relação de afeto requer a aptidão em experimentar uma mescla de sentimentos e emoções. É a partir dela que serão criados os laços de afetividade, com base no amor. E o campo da análise da psique humana revela ainda mais; tal abandono causa danos irreparáveis na construção da personalidade do indivíduo.

Leia mais...