Publicidade

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por João Edisom de Souza

Opinião A crise do trabalho

Nos anos 80 e 90 do mesmo século ganhou força o modelo econômico neoliberal, que tem como fundamento a não intervenção estatal na economia e o aumento da produtividade empresarial através da otimização da força de trabalho e da tecnologia.

Leia mais...

Opinião Compliance: segurança e credibilidade necessárias

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Alberto Scaloppe e Luana Scaloppe

Neste artigo vamos nos ater apenas às práticas do mundo corporativo. A expressão compliance está cada vez mais propagada entre os empresários em decorrência da disseminação da Lei n° 12.846/13, a Lei de Anticorrupção. Não estamos falando apenas de uma simples interpretação de leis, trata-se da elaboração de um código de conduta, além de mecanismos de controle para garantir o seu cumprimento.

Leia mais...

Opinião Vida longa às empresas familiares

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Cristhiane Brandão

Chegar ao topo é perfeitamente possível, porém não é um mar de rosas. Exige investimento e anos de preparação para que se façam as mudanças necessárias. Assim, a empresa conquistará pouco a pouco a musculatura necessária para sobreviver de uma geração a outra.

Leia mais...

Opinião Incentivos fiscais e gastos públicos: um peso e duas medidas

Publicado em Terça - 30 de Abril de 2019 | por Priscila Ferreira

No caso do professor, é possível acessar o diário oficial e ver quem é o servidor nomeado, quanto ganha, quantas horas trabalha ou em que escola leciona. Quando se compra uma carteira escolar, você pode saber quem é o fornecedor, como ele foi selecionado, os dados da licitação, a quantidade e qualidade das carteiras adquiridas e o valor pago.

Leia mais...

Opinião Curva de rio

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2019 | por Onofre Ribeiro

Rios mais largos e de mais correnteza formam poucas curvas. Mas se formam, são poderosas curvas com poderosas galhadas que levam muito mais tempo pra se desfazerem. Rios largos não mudam as suas curvas. Ou rompem as galhadas, ou vazam pras margens. Aí os problemas são outros. Inundações imprevisíveis.

Leia mais...

Opinião Dia da Educação

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2019 | por Faissal Calil

Pitágoras disse: “Educai as crianças e não precisará castigar os adultos”. No Brasil ainda temos 1.300.000 (um milhão e trezentos mil) jovens sem estudar, apesar de destinar 6,6% do PIB para a tarefa, sendo que o compromisso das nações foi dedicar de 4 a 6%.

Leia mais...

Opinião Construir ciclovias é valorizar vidas

Publicado em Segunda - 29 de Abril de 2019 | por Eduardo Chiletto

Mesmo o Brasil sendo o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, com uma produção anual que chega a 4 milhões de unidades e uma frota aproximada de 70 milhões de bicicletas, infelizmente, são poucas as cidades que investem na infraestrutura necessária que ofereça segurança e mobilidade aos ciclistas.

Leia mais...

Opinião Capitão “te” cuida

Publicado em Sábado - 27 de Abril de 2019 | por Eduardo Póvoas

Diziam amigos meus que Bolsonaro não era preparado, não era culto, não era isto ou não era aquilo. Pouco me interessava se preparado ou culto era o Capitão, pois já tivemos um cultíssimo que na minha ótica “asfaltou” o caminho para o Pt chegar ao poder, e outro sabiamente inculto, deixando nosso país ser “inquilino” das principais páginas policiais do planeta.

Leia mais...

Opinião O imponderável na redação da Unemat

Publicado em Sexta - 26 de Abril de 2019 | por Sérgio Cintra

A Unemat é uma das duas universidades públicas de nosso Estado. Temos ainda, mesmo sem ser universidade, o IFMT. No último 12 de março, a universidade estadual publicou o referido edital. O que se pretende aqui é promover, a partir desta missiva, uma discussão envolvendo as partes interessadas no assunto: sociedade mato-grossense e Unemat, sobre o quão é esclarecedor e transparente os critérios para a correção da redação dessa prova.

Leia mais...

Opinião O Fusca

Publicado em Quinta - 25 de Abril de 2019 | por Renato Gomes Nery

A vida automatizou e fui, fomos despojados das nossas simplicidades, receios e crenças. A conversa descontraída se foi, pois a velocidade da vida contemporânea encarregou-se de afastar os amigos. E a solidão é uma ingrata companhia entre as paredes deste estéril apartamento.

Leia mais...