Publicado em Sábado - 27 de Abril de 2019 | por Eduardo Póvoas

Opinião Capitão “te” cuida

Diziam amigos meus que Bolsonaro não era preparado, não era culto, não era isto ou não era aquilo. Pouco me interessava se preparado ou culto era o Capitão, pois já tivemos um cultíssimo que na minha ótica “asfaltou” o caminho para o Pt chegar ao poder, e outro sabiamente inculto, deixando nosso país ser “inquilino” das principais páginas policiais do planeta.

Leia mais...

Opinião O imponderável na redação da Unemat

Publicado em Sexta - 26 de Abril de 2019 | por Sérgio Cintra

A Unemat é uma das duas universidades públicas de nosso Estado. Temos ainda, mesmo sem ser universidade, o IFMT. No último 12 de março, a universidade estadual publicou o referido edital. O que se pretende aqui é promover, a partir desta missiva, uma discussão envolvendo as partes interessadas no assunto: sociedade mato-grossense e Unemat, sobre o quão é esclarecedor e transparente os critérios para a correção da redação dessa prova.

Leia mais...

Opinião O Fusca

Publicado em Quinta - 25 de Abril de 2019 | por Renato Gomes Nery

A vida automatizou e fui, fomos despojados das nossas simplicidades, receios e crenças. A conversa descontraída se foi, pois a velocidade da vida contemporânea encarregou-se de afastar os amigos. E a solidão é uma ingrata companhia entre as paredes deste estéril apartamento.

Leia mais...

Opinião Trânsito e mobilidade na Cuiabá tricentenária

Publicado em Quinta - 25 de Abril de 2019 | por Renata Neves T. de Barros Freitas

Leia mais...

Opinião Vale a pena lutar

Publicado em Quarta - 24 de Abril de 2019 | por André Henrique Crepaldi

Há bem pouco tempo tínhamos que encaminhar pacientes a outros grandes centros, até mesmo fora do Brasil, para que tivessem a rapidez necessária ao tratamento. Hoje, com esse acesso facilitado, os tratamentos já são encontrados, inclusive, em Mato Grosso. Existem exames que auxiliam na descoberta precoce e durante o tratamento, como os moleculares e os específicos para medula óssea. Algumas dessas tecnologias são capazes de apresentar exatamente qual é a abordagem que o médico deve seguir.

Leia mais...

Opinião O vale do Cuiabá

Publicado em Quarta - 24 de Abril de 2019 | por Faissal Calil

O cenário é preocupante. Apresenta baixo IDH, um contingente significativo de jovens na faixa de 15 a 29 anos (cerca de 100.000) fora da escola, sem trabalho ou profissão. Este fato leva ao desespero e à insegurança. Paradoxalmente, a área possui um potencial considerável.

Leia mais...

Opinião Vida longa às empresas familiares

Publicado em Terça - 23 de Abril de 2019 | por Cristhiane Brandão

Trazendo para a nossa realidade, a maioria das empresas familiares têm em comum as mesmas vantagens e desvantagens inerentes à natureza da sua organização, cujos pontos fortes são o comprometimento, a transmissão de conhecimento e a confiança.

Leia mais...

Opinião A falsa calamidade financeira de MT

Publicado em Terça - 23 de Abril de 2019 | por Wilson Santos

Em estudo concluído em março deste ano pela empresa RC – Consultores, de autoria do ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Paulo Rabello de Castro, os dados estatísticos concluiram que Mato Grosso é o 11º Estado da Federação a apresentar o melhor comportamento fiscal financeiro em 2018.

Leia mais...

Opinião Cuiabá de menos quer mais

Publicado em Segunda - 22 de Abril de 2019 | por Onofre Ribeiro

De agora por diante quando se fala em economia não se fala mais nas velhas máquinas e nem nos velhos processos de produção. A tese é a do uso de extremas tecnologias. Aqui fica claro que a produção dos novos recursos humanos para esta fase que já se inicia logo ali depois da próxima curva, além de outros tantos fatores sobre Cuiabá.

Leia mais...