Publicado em Quarta - 30 de Janeiro de 2019 | por Gonçalo Barros de Antunes Neto

Opinião O problema do mal

O pensador de Hipona, por considerar o mal um vazio, não aceita a ideia de antídoto a combatê-lo. Nem atenção mereceria (ideia central em Ivan de Oliveira Silva). O mal é simplesmente o distanciamento do bem.

O homem decaído somente encontrará o caminho do bem pela ajuda do Sumo Bem, do Supremo Criador, pois, não tem condições para se auto socorrer da corrupção da vontade (Agostinho).

Leia mais...

Opinião A importância da alimentação balanceada na prevenção de doenças

Publicado em Quarta - 30 de Janeiro de 2019 | por Luzilene Souza

Nos potros podemos falar das Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD’s) muito relacionadas com a nutrição ofertada neste período. As DOD’s de origem nutricional, geralmente, são ocasionadas pelo excesso de energia na dieta desses potros, onde podemos ter um crescimento muito rápido, levando a uma sobrecarga nas placas de crescimento.

Leia mais...

Opinião Luta pra décadas

Publicado em Terça - 29 de Janeiro de 2019 | por Onofre Ribeiro

A Constituição de 1988 piorou tudo isso. Criou dois elementos novos muito mais corrosivos do que a ganância dos antigos senhores da política e da economia. De um lado criou as corporações públicas, também conhecidas como poderes e as empresas estatais. O conjunto permitiu o surgimento de poderosas empreiteiras e corporações privadas. Na mesma esteira o serviço público também se transformou numa poderosa corporação. Colonizaram os cofres públicos!

Leia mais...

Opinião Lava Jato, Bolsonaro e Coaf

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por Pascoal Santullo Neto

O Coaf também apontou que, de 2014 para cá, mais de R$ 7 milhões circularam em ambas as contas. Segundo relatório do órgão, a movimentação de Flávio Bolsonaro, muito semelhante à de seu assessor Fabrício Queiroz, tem os seguintes pontos em comum: os depósitos e saques eram feitos em caixas de autoatendimento dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj); as operações eram em espécie; os valores eram fracionados.

Leia mais...

Opinião Omissão e intervenção

Publicado em Segunda - 28 de Janeiro de 2019 | por Luiz Henrique Lima

O princípio da prestação de contas é de tal relevância que na Revolução Francesa de 1789 foi inserido como um dos direitos fundamentais no artigo 15 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Posteriormente, em 1807 a França instituiu o primeiro Tribunal de Contas da Era Moderna. Na elaboração da Constituição dos Estados Unidos, os artigos federalistas enfatizaram a necessidade de um sistema de freios e contrapesos para que nenhuma autoridade ficasse imune a uma forma de controle externo.

Leia mais...

Opinião Chega de mortes

Publicado em Domingo - 27 de Janeiro de 2019 | por Caiubi Kuhn

Conheço Brumadinho desde criança, é a cidade da minha família materna e onde já morei durante um pedaço da minha infância. Acompanhei com apreensão e tristeza as notícias que saíram nos veículos de comunicação. E neste texto farei algumas ponderações sobre o cenário que temos no país em relação a mineração e prevenção a desastres.

Leia mais...

Opinião A hora é agora

Publicado em Sábado - 26 de Janeiro de 2019 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Cada um tem que correr atrás dos seus objetivos e transformar o seu hoje, para ter o amanhã cheio de novidades positivas. Cabe a cada um de nós, corrermos atrás dos novos projetos, pois a vida só acontece quando a gente decide fazê-la acontecer, sabendo que as consciências da vida são cheias de riscos, e correr riscos é que nos faz sentir que realmente estamos vivos e somos humanos.

Leia mais...

Opinião Isso é da sua conta

Publicado em Sexta - 25 de Janeiro de 2019 | por Vilson Pedro Nery

Com relação ao primeiro caso, a relação dos governantes com a imprensa, sabe-se que existe a liberdade de imprensa e a “liberdade de empresa”, e que para grande parte das corporações de mídia, este último conceito geralmente prevalece. No entanto, o direito à informação possui vários aspectos. Há a liberdade de comunicação atribuída ao professor, ao jornalista, ao usuário dos serviços públicos, e também a liberdade do cidadão de saber o que ocorre com as pessoas públicas, cujas ações geram efeitos refletidos em toda a população.

Leia mais...

Opinião Etanolduto

Publicado em Quinta - 24 de Janeiro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

O etanolduto está em Uberaba, conectado a Ribeirão Preto e rumo a Paulínia, centro de distribuição nacional. Não se sabe ainda por onde ele viria para Mato Grosso. Por Itumbiara, por Senador Canedo? Isso só será definido depois do projeto pronto.

A empresa envolvida nesse álcoolduto teve problemas judiciais no caso Lava Jato. Depois de acordos na Justiça, associada a novos sócios, o grupo estaria em condições de voltar ao negócio.

Leia mais...

Opinião A praga da corrupção

Publicado em Quarta - 23 de Janeiro de 2019 | por Renato Gomes Nery

O exemplo da ALERG - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - é emblemático. Contrata-se assessores com régios salários e estes têm que devolver a metade ao cafajeste do chefe. Esta prática se estende para os Parlamentos e Tribunais de todo o País. Este é o Brasil brasileiro onde as mágicas e acrobacias servem para uns poucos se fartarem com o rico dinheiro público.

Leia mais...