Publicado em Terça - 27 de Novembro de 2018 | por Edivaldo de Sá Teixeira

Opinião A redução da maioridade penal é definição urgente

A população, principal vítima dos crimes cometidos pelos “menores” não pode continuar pagando por uma ineficiência do Estado, “sem políticas sociais sólidas, sem ações aprofundadas voltadas para Educação, Saúde, Segurança, Geração de Empregos, Planejamento Familiar, Moradia, Lazer, Combate Efetivo ao Tráfico de Drogas e Armas” usando mais uma vez, as próprias palavras de Paulo Prado.

É certo que a mera “canetada” da redução, não irá melhorar o quadro, mas creio que será um prenúncio de que o crime não compensa e que as coisas mudaram e não haverá impunidade.

Leia mais...

Opinião O perigo das carências

Publicado em Terça - 27 de Novembro de 2018 | por Marcelo Augusto Portocarrero

O socialismo democrático que pregam é baseado em um assistencialismo intermitente que “não” tem por meta libertar o indivíduo, mas sim torná-lo dependente do sistema. Defendem que tudo e todos façam parte daquela mesma massa de manobra citada anteriormente e que alcançado seu intento os manterá no poder.

Leia mais...

Opinião Rio Cuiabá pede socorro

Publicado em Terça - 27 de Novembro de 2018 | por Faissal Calil

Os Bandeirantes utilizavam as vias fluviais na busca de escravos e ouro. Em 1722, Miguel Sutil encontrou a maior jazida do mundo. Garantia-se, com isso o povoamento da região, estendendo-se da Prainha para o Coxipó. Paralelamente, as enchentes fertilizavam as terras. Nasciam os engenhos de açúcar e a criação de gado.

Leia mais...

Opinião Escola sem partido

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por Auremácio Carvalho

A escola é – ou deveria ser - um espaço do saber, com liberdade de expressão, de pensamento, inclusive contra o ensino recebido, ementas e currículos, buscando uma formação humana integral do aluno/cidadão consciente, não “vacas de presépio”. Mas, não espaço de doutrinação ou lavagem cerebral por correntes A ou B. Até onde vai a liberdade de cátedra, a autonomia do/a docente em sala de aula, é a questão central.

Leia mais...

Opinião À procura de equilíbrio

Publicado em Segunda - 26 de Novembro de 2018 | por José de Paiva Netto

Na verdade, o ser humano, sabendo ou não, procura instintivamente o equilíbrio, que só pode advir do exercício da Fraternidade, a grande esquecida — como lamentava Dom Bosco (1815-1888) — da trilogia da Revolução Francesa (Liberté, Égalité, Fraternité), tanto que sua posição é a final do lema reformista, quando deveria ocupar a vanguarda deste. Por isso deu no que deu, com tanta gente guilhotinada. (...)

Leia mais...

Opinião O direito à felicidade e o dever do Estado

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por João Guilherme Ometto

Portanto, é evidente que o Estado tem sido o principal causador do atual cenário de adversidades. Produziu uma crise econômica profunda, não solucionou gargalos históricos de nosso processo de desenvolvimento, como na saúde, educação, infraestrutura e moradia, e sequer consegue manter conquistas importantes, que se constituíram em notáveis exceções em sua trajetória de erros, como a ampla cobertura vacinal.

Leia mais...

Opinião Mais Médicos e ideologia

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por Renato de Paiva Pereira

Mas o que importa a clara má intenção petista, se, nesse caso, o resultado final do conchavo foi bom pra todas as partes envolvidas? Excelente para o Brasil que tinha na época diversas regiões desassistidas, que por serem ermas ou violentas não atraia os médicos locais.

Leia mais...

Opinião Perigo no ambiente de negócios

Publicado em Domingo - 25 de Novembro de 2018 | por Onofre Ribeiro

Aqui entra a conversa deste artigo. Desde o segundo governo Dante de Oliveira, de 1999-2003, Mato Grosso ganhou fama de ter um bom ambiente pros negócios. E eles de fato aconteceram e se multiplicaram nas duas gestões Blairo Maggi (2003-2010). Já na gestão Silval Barbosa a burocracia da Secretaria de Fazenda ganhou vida própria e decidiu confrontar os possíveis investimentos. Grandes investidores deixaram Mato Grosso ou preferiram apostar em Goiás e Mato Grosso do Sul.

Leia mais...

Opinião Aposentadoria sem contribuição?

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2018 | por Bruna Andrade

Por analogia ao seguro de automóvel quando acontece um acidente a seguradora somente ressarcirá o proprietário se ele estiver pagando o seguro, logo, somente se aposentará no INSS quem tiver contribuído e tiver a carência (número de contribuições necessárias) exigida para a aposentadoria que se enquadrar.

No entanto, o INSS não abrange somente a previdência, mas também a Assistência Social, que concede um benefício sem a pessoa nunca ter contribuído, comumente chamado de forma equivocada de "aposentadoria".

Leia mais...

Opinião Economia e política em MT

Publicado em Sábado - 24 de Novembro de 2018 | por Alfredo da Mota Menezes

Silval Barbosa era o governador naquele momento. Tinha tudo para fazer uma grande administração, preferiu enveredar por caminhos não republicanos. Além do crescimento econômico, a Copa do Mundo estava chegando.

Na esteira do boom econômico, porque o estado podia pagar, chegou empréstimo de uns dois bilhões de reais para o VLT, estádio e outras obras na capital e entorno. E mais 1.5 bilhões do BNDES para estradas no MT-Integrado.

Leia mais...