Publicidade

Publicado em Terça - 03 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Opinião Surpresas e Articulações

A convenção partidária deixou de ser o que era antes. Perdeu seu real papel. Hoje, é bem mais um cumprimento de uma determinação legal. Nada mais. Pois quase tudo de que deveria ser discutido nela, a exemplo de alianças e candidaturas, já foi negociado e decidido pelas cúpulas. Apesar disso, volta e meia, se tem uma ou outra surpresa. Às vezes, até mais de uma. Foi exatamente o que se presenciou nas do último sábado (30/06), com um ex-governador na condição de candidato a vice-prefeito de seu velho adversário político, enquanto o prefeito cacerense abria mão de sair-se para a reeleição, ao mesmo tempo em que os peemedebistas se juntavam com os petistas da Capital mato-grossense. 
Leia mais...

Opinião As eclusas na ampliação do modal hidroviário

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por CARLO LOVATELLI E CARLOS FÁVAR

O Brasil se encontra em posição privilegiada para atender à crescente demanda mundial por alimentos, notadamente da Ásia: tem terras aráveis, recursos hídricos, tecnologia e empreendedorismo. Porém o alto custo do frete e a ineficiência do sistema de transporte têm sido um importante óbice ao aproveitamento dessa oportunidade de mercado. Para ganhar em competitividade, o escoamento de grandes volumes de produção de grãos do Centro-Oeste do País até os portos de exportação precisaria utilizar a hidrovia de forma intensiva.
Leia mais...

Opinião A função social do advogado

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por Eduardo Mahon

Indubitavelmente, é essencial função do advogado. Não apenas em termos judiciários a compor a dinâmica dos processos.
Leia mais...

Opinião O coronel e o partido

Publicado em Domingo - 01 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

É interessante observar a movimentação no interior de cada partido político. Particularmente, à véspera da convenção partidária. Momento em que se percebe, de fato, a força do coronel.
Leia mais...

Opinião Pegadas do Dinossauro

Publicado em Domingo - 01 de Julho de 2012 | por Bruno Peron

Nem todo tema se fossiliza no debate político latino-americano. Muda o contexto e as condições de produção da história, mas certos fenômenos reincidem nas pegadas frescas do dinossauro.
Leia mais...

Opinião O vice-prefeito e a Copa

Publicado em Sábado - 30 de Junho de 2012 | por Paulo Zaviasky

A capital de Mato Grosso já foi verde até demais. Muitos anos depois, acharam que ela deveria ser verde e branca e/ou vermelha e azul.
Leia mais...

Opinião A exigência da certidão cível e o registro de candidatura

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Antônio Veloso Peleja Júnior

A grande festa da democracia inicia-se com as convenções partidárias após período que serão escolhidos os pré-candidatos às eleições 2012.

Leia mais...

Opinião Poluição sonora e as reais consequências para a saúde auditiva

Publicado em Quinta - 28 de Junho de 2012 | por Mônica de Sá Ferreira

A poluição sonora é causada por barulho excessivo proveniente do tráfego, buzinas, ambulâncias, carros de som, fábricas, obras, festas ao ar livre, comércio, áreas de recreação, sirenes, ônibus, motos em alta velocidade, avião, helicóptero. Ao citar tais fontes de ruído, ficamos pensativos sobre os grandes centros urbanos, onde os níveis de barulho podem chegar aos 90, 100 decibéis - níveis altíssimos se considerarmos os 50 dB que a Organização Mundial de Saúde considera como sendo o limite para a boa saúde auditiva da população.
Leia mais...

Opinião O policial e os direitos humanos

Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A polícia de São Paulo se vê, mais uma vez, confrontada pela bandidagem. Diferente do passado, quando o choque foi explicito, agora é feito à traição e contra policiais de folga. E, como bem reclamou o comandante, nessa hora não aparecem os contumazes defensores dos direitos humanos para comentar o ocorrido ou defender os mortos e feridos. Fica clara a impressão de que, para essas entidades e seus militantes,  só o delinqüente é ser humano, e o policial não o é.
Leia mais...

Opinião Rosário Oeste, 151 anos

Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por José Geraldo Riva

O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.
Leia mais...