Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião O policial e os direitos humanos

            A polícia de São Paulo se vê, mais uma vez, confrontada pela bandidagem. Diferente do passado, quando o choque foi explicito, agora é feito à traição e contra policiais de folga. E, como bem reclamou o comandante, nessa hora não aparecem os contumazes defensores dos direitos humanos para comentar o ocorrido ou defender os mortos e feridos. Fica clara a impressão de que, para essas entidades e seus militantes,  só o delinqüente é ser humano, e o policial não o é.
Leia mais...

Opinião Rosário Oeste, 151 anos

Publicado em Segunda - 25 de Junho de 2012 | por José Geraldo Riva

O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.
Leia mais...

Opinião Desafios e oportunidades

Publicado em Sexta - 22 de Junho de 2012 | por Meraldo Figueredo Sá

Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais.
Leia mais...

Opinião Amigos que partem...

Publicado em Quarta - 20 de Junho de 2012 | por Onofre Ribeiro

De 2011 até hoje, perdemos uma série de jornalistas para a morte: Clóvis Roberto, Eugênio Carvalho, Auro Ida, João Marinho, Dora Lemes, em Cuiabá, João Batista e Edson Santanna, em Rondonópolis.
Leia mais...

Opinião Uma disputa sem candidatura a altura

Publicado em Terça - 19 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

A disputa pela prefeitura da Capital norteia a pauta da imprensa regional, movimenta as imagens nos blogs e sites e transforma em manchetes quaisquer frases próprias das transações políticas. Transações que nada tem a ver com negociar, no real conceito deste verbo, e se distanciam bastante do diálogo político no seu verdadeiro sentido.
Leia mais...

Opinião Reelegibilidade Impossível

Publicado em Sábado - 16 de Junho de 2012 | por Nestor Fernandes Fidelis

Com o advento da Emenda Constitucional nº 16/97, que alterou o texto do artigo 14 da Lei Maior, tornou-se possível que o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos pudessem se candidatar e serem eleitos para o mesmo cargo já ocupado, sem a necessidade de se afastarem do exercício do mesmo para “um único período subsequente”.
Leia mais...

Opinião A tradição da Trindade

Publicado em Quinta - 14 de Junho de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Vimos no artigo "Trindade, são três deuses?" que Deus é único, mas em três Pessoas. E temos a antiga Tradição para nos confirmar essa crença. Abramos parêntesis aqui, cabe esclarecer, àqueles que confundem, que a palavra que Tradição é entendida (vide o Aurélio) como conhecimento ou prática resultante de transmissão oral ou de hábitos antigos. E, ainda, instrui Paulo (Tessalonicenses 3,6): intimamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à tradição que de nós tendes recebido.
Leia mais...

Opinião Voto aberto e... democrático

Publicado em Quarta - 13 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O fim do voto secreto entre os parlamentares é o assunto de destaque no Senado Federal, que promete votar a matéria até o final do mês. Uma das propostas torna aberto o voto apenas para a cassação de mandatos parlamentares (como o atual caso do senador Demóstenes Torres) e mantém fechada a votação de ministros sabatinados para o STF e diplomatas estrangeiros, além de vetos do Executivo.
Leia mais...

Opinião Os grandes políticos idealistas...

Publicado em Terça - 12 de Junho de 2012 | por Christiane Batista

Leia mais...

Opinião “É Só Rindo Mesmo”

Publicado em Terça - 12 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

“O político faz política 24 horas por dia”. Esta é uma frase corriqueira. Ouvida e dita, inclusive, por quem não ocupa cargo eletivo e/ou não vive da ou para a dita atividade. Ninguém, entretanto, procurou saber até que ponto ela, a frase, é verdadeira. O que demandaria uma discussão entre especialistas, estudiosos e palpiteiros. Poderia incluir neste grupo-debate os profissionais da política – justamente aqueles que são e só pensam nos ganhos que terão e têm, mas não gostam de ser tidos como tal. Preferem ser chamados pelo cargo que ocupam, ou que um dia chegou a ocupar, como se o prefixo “ex”, com hífen, não tivesse o sentido que tem.
Leia mais...