Publicado em Sábado - 06 de Maio de 2023 | por Luiz Henrique Lima

Opinião O espiritismo nunca foi reacionário

Em grande parte do planeta, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos, a escravidão era a base da atividade econômica, possuindo sólidos fundamentos jurídico-políticos e o beneplácito, quando não a benção, das religiões hegemônicas.

Leia mais...

Opinião Embrapa

Publicado em Sábado - 06 de Maio de 2023 | por Júlio Campos

A grande transformação que a Embrapa trouxe para o Mato Grosso foi o desenvolvimento de espécies de soja adequadas ao Cerrado e a formação de um mercado para os produtos delas derivados. A primeira dessas iniciativas foi a produção da semente de soja da espécie chamada Cristalina 9, cuja destinação estava amparada pelos objetivos governamentais de ocupação econômica do Brasil Central.

Leia mais...

Opinião A partir de quando devo levar meu filho ao cardiologista?

Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023 | por Max Lima

Porém, não é só a cardiopatia congênita que exige check-up cardiológico na criança: a obesidade infantil e o histórico de doenças cardiovasculares são algumas condições que podem necessitar uma avaliação do cardiologista pediátrico para conferir o coraçãozinho.

Leia mais...

Opinião Agro, produção e transporte

Publicado em Sexta - 05 de Maio de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

Na verdade os números da produção em MT impressionam. Terras, correção, adubagem, ciência, chuva adequada faz do estado um forte concorrente na produção no campo. Até a Argentina, que não é de fazer muita concessão às coisas do Brasil, fez referência interessante.

Leia mais...

Opinião Encargos sociais e confisco

Publicado em Quinta - 04 de Maio de 2023 | por Victor Humberto Maizman

Nesse sentido, segundo estudos amplamente divulgados, os encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento somam 109,75% da remuneração paga ao empregado, ou seja, a cada R$ 100,00 pago ao empregado, R$ 109,75 é pago à título de encargos ao Poder Público!

Leia mais...

Opinião Autismo e atendimentos

Publicado em Quinta - 04 de Maio de 2023 | por Jackeline da Graça Bastos

Porém, existe a recomendação de profissionais da área de que pessoas com TEA sejam atendidas por equipe multidisciplinar e especificamente recebam intervenção ABA. Esta terapia tem demonstrado mais evidências de eficácia e é tradicionalmente utilizada para ampliação de habilidades para pessoas com atrasos de desenvolvimento de forma geral.

Leia mais...

Opinião Multa positiva

Publicado em Quarta - 03 de Maio de 2023 | por Thiago Vinicius Pinheiro da Silva

O objetivo do programa era incentivar comportamentos positivos por parte dos cidadãos, em vez de apenas punir comportamentos negativos. Os policiais recebiam cartões especiais que poderiam ser entregues a pedestres, ciclistas e motoristas que estivessem seguindo as regras de trânsito, ajudando outras pessoas ou de outra forma agindo de maneira positiva.

Leia mais...

Opinião Os três poderes

Publicado em Quarta - 03 de Maio de 2023 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Emendas parlamentares são instrumentos que o Congresso Nacional usa para participar da elaboração do Orçamento Geral da União, hoje, infelizmente, mais conhecidas como moedas de troca de valores e favores, usadas tanto para passar o pano naquilo que não interessa a seus eleitores, quanto para se vangloriarem do que conseguem colocar no OGU.

Leia mais...

Opinião Samba de uma nota só

Publicado em Terça - 02 de Maio de 2023 | por Renato Gomes Nery

Não sabiam que a passagem por este lugar é efêmera. E, aí meu caro leitor tinha uma pedra no caminho! Uma maçã! Sim, uma maçã! E eles se fartaram com as delícias desta fruta. Esta doce iguaria era porta que levava para outros caminhos e destinos. Esta era a soberba rotina que os levou ao enfado!

Leia mais...

Opinião Direito dos passageiros aéreos

Publicado em Terça - 02 de Maio de 2023 | por Jose Eduardo Rezende de Oliveira

Em caso de atraso de voo no aeroporto, a companhia aérea é obrigada a informá-lo prontamente sobre a causa do atraso e qual é o novo horário de partida previsto. Depois disso, deve fornecer informações sobre a previsão de embarque a cada 30 minutos. As regras da ANAC para atraso de voo também preveem que, se você solicitar, a companhia aérea tem que lhe entregar uma explicação por escrito sobre o atraso.

Leia mais...