Publicado em Sexta - 07 de Abril de 2023 | por Natasha Slhessarenko

Opinião A atenção primária e saúde para todos

O dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, tem como foco, em 2023, o caminho para alcançar a saúde para todos. A data é celebrada desde 1950 e homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948, há 75 anos.

Leia mais...

Opinião A vida dos outros

Publicado em Sexta - 07 de Abril de 2023 | por Renato Gomes Nery

Evite, quando o assunto for delicado, de usar os meios de comunicações. E mesmo que estiver falando pessoalmente, cuide para que a conversa não esteja sendo gravada ou transmitida. O que estou dizendo parece uma paranoia, mas, por favor, acautele-se, pois cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Leia mais...

Opinião Humildade

Publicado em Sexta - 07 de Abril de 2023 | por Francisney Liberato

Jesus não apenas veio a este mundo, Ele sentiu o que o ser humano sente, Ele passou as mesmas dificuldades, Ele sofreu pela traição, pela dor, pela humilhação, pelo desprezo daqueles que Ele veio salvar, enfim, Ele morreu por nós.

Leia mais...

Opinião O ensino médio em xeque

Publicado em Quinta - 06 de Abril de 2023 | por Claiton Cavalcante

Amplamente debatido, quando de sua criação, por especialistas e demais interessados no processo, agora com a mudança de governo, muitos que foram a favor mudaram a casaca passando a criticar o modelo. Cabe destacar que a Lei foi sancionada no governo Michel Temer.

Leia mais...

Opinião A fisioterapia pélvica e a endometriose

Publicado em Quinta - 06 de Abril de 2023 | por Cibele Castro

Na endometriose, a dor pélvica é um sintoma comum e muitas vezes debilitante. A fisioterapia pélvica pode ajudar a reduzir a dor ao trabalhar para relaxar os músculos tensos do assoalho pélvico. Isso pode ser feito através de técnicas como exercícios de relaxamento muscular, terapia manual e biofeedback.

Leia mais...

Opinião Ainda o prefeito de Cuiabá

Publicado em Quarta - 05 de Abril de 2023 | por Onofre Ribeiro

A última eleição foi polarizada entre os candidatos Emanuel Pinheiro, em reeleição, e o vereador Abílio Brunini. Ambos sob fortes questionamentos da sociedade. No segundo turno o prefeito se reelegeu. Mas não foi uma escolha de qualidade. Foi a rejeição do oponente que pesou na eleição.

Leia mais...

Opinião Renuncia, Emanuel!

Publicado em Quarta - 05 de Abril de 2023 | por Diego Guimarães

Renuncia, Emanuel. Dê a Cuiabá esse presente no próximo dia 8 de abril, quando completamos 304 anos. Renuncia. Quem sabe um dia, por esse gesto de redenção, nossa história possa ao menos tentar depurá-lo por um último ato de amor.

Leia mais...

Opinião Estaremos colhendo os primeiros frutos?

Publicado em Terça - 04 de Abril de 2023 | por Ricardo Augusto de Oliveira

Esses casos que estão nos noticiários quase sempre nascem de alunos que procuram a coordenação escolar e estes comunicam aos pais e os órgãos competentes, ou os menores procuram os pais e estes a escola que chamam os órgãos competentes.

Leia mais...

Opinião O fruto é bom

Publicado em Terça - 04 de Abril de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

As duplas, então, trouxeram e externaram as muitas opressões sentidas e sofridas no cotidiano pelos respectivos corpos. Todavia, chamou a atenção, principalmente a minha, a resposta de uma dupla composta por duas mulheres acima de 45 anos.

Leia mais...

Opinião Esperança dos Inocentes

Publicado em Segunda - 03 de Abril de 2023 | por Pedro Adrien Stephan

Abri novamente o processo para analisar a necropsia do recém-nascido e verifiquei que o laudo médico constatou que se tratava de um bebê bem nutrido, sem sinais de maus-tratos. Ainda, órgãos como fígado e rim (responsáveis por metabolização de toxinas) estavam em perfeito estado, assim como coração e pulmão.

Leia mais...