Publicado em Quarta - 08 de Março de 2023 | por Alex Vieira Passos

Opinião O Usucapião

Terras devolutas são terras públicas, ou seja, terras pertencentes às pessoas jurídicas de direito público: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas autarquias e fundações públicas. Mas as terras devolutas não são apenas terras públicas, pois sua origem as aproxima às terras sem dono, por isso mesmo que os dois conceitos costumam andar juntos.

Leia mais...

Opinião Futuro desafiador

Publicado em Quarta - 08 de Março de 2023 | por Onofre Ribeiro

Vou tentar desenhar esse resgate sem nenhuma paixão. Com os olhos apenas nos fatos que enxergamos e nas perspectivas. Em 1994, a primeira grande safra agrícola foi de soja e causou uma surpresa imensa: 4,5 milhões de toneladas. Mato Grosso comemorou o nascimento do agronegócio que hoje o transformou numa potência.

Leia mais...

Opinião A nova lei da laqueadura

Publicado em Terça - 07 de Março de 2023 | por Laerte Basso

Além disso, há uma mudança na idade mínima para a realização das operações. Anteriormente, era necessário ter 25 anos ou dois filhos vivos. Agora é possível solicitar a esterilização com 21 anos. Em casos onde a (o) paciente possuir dois filhos vivos e menos idade, também é possível a realização de ambas as cirurgias.

Leia mais...

Opinião IA, ChatGPT: seu emprego está ameaçado?

Publicado em Terça - 07 de Março de 2023 | por Cynthia Lemos

Com tudo pronto, parti para a cidade de Campo Novo dos Parecis, interior do Mato Grosso, a cidade das araras – para quem não sabe, nesta época do ano, meados de março, ela fica coberta destes pássaros maravilhosos em torno das palmeiras existentes ali, o que a torna ainda mais bela.

Leia mais...

Opinião Telefônicas: Respeitem o Legado de Rondon

Publicado em Terça - 07 de Março de 2023 | por Diego Guimarães

A chamada Comissão Rondon desbravou uma região quase inalcançável do Brasil, instalando uma rede de linhas telegráficas que nos tirou do completo isolamento, realidade da época. Por esse feito, o Marechal Rondon é considerado o Patrono das Comunicações, e no dia do seu nascimento, 5 de maio, é também comemorado o Dia das Comunicações no Brasil.

Leia mais...

Opinião Red Pill

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por ROSANA LEITE

Absurdamente, tem crescido o movimento conhecido como “Red Pill”. Se perfaz em um nicho de homens que praticam a misoginia, ou seja, o ódio às mulheres, principalmente, com postagens nas redes sociais.

Leia mais...

Opinião Cobrança Indevida

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por Regiane Freire

Em alguns casos, certos fornecedores, por negligência ou imperícia, passam a efetuar diversas ligações ou enviar mensagens por WhatsApp ao devedor, com ameaças de bloqueio de conta ou negativação do nome em caso de não pagamento da dívida.

Leia mais...

Opinião Direita política e momento

Publicado em Sábado - 04 de Março de 2023 | por Alfredo da Mota Menezes

Parte da direita dali é contra o ensino de algumas matérias, como sobre racismo. Não aceitam nem o ensino sobre a teoria da evolução. Aceitam supremacia branca, religião, pátria, família e não abertura intelectual.

Leia mais...

Opinião Desejos vãos

Publicado em Sábado - 04 de Março de 2023 | por Renato Gomes Nery

Olho para as coisas ao meu redor e vejo tantas delas que perderam a utilidade. Uma máquina de escrever antiga. Um furador de papel. A minha biblioteca profissional com milhares de volumes que eu comprei, a duras, e que não utilizo ou o faço raramente.

Leia mais...

Opinião Dia Mundial Da Audição

Publicado em Sexta - 03 de Março de 2023 | por Vanessa Moraes

É preciso tratar corretamente as infecções de ouvido. Quando surgir qualquer tipo de problema, é importante procurar um médico otorrino o quanto antes. Deve-se sempre evitar a automedicação, independentemente se ela for ingerida ou pingada. Para qualquer tipo de medicação, é imprescindível a orientação médica.

Leia mais...