Publicado em Quinta - 09 de Fevereiro de 2023 | por André Crepaldi

Opinião IST 's têm relação com o câncer?

Entre as IST 's relacionados ao câncer, estão incluídos o HPV, HIV, herpes genital, e as hepatites dos tipos B e C. Os cânceres mais comuns decorrentes de uma infecção sexualmente transmissível são os de colo de útero, cabeça e pescoço, bem como os localizados na região genital; anal e pênis.

Leia mais...

Opinião Mãe Menininha

Publicado em Quarta - 08 de Fevereiro de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

A sua vestimenta fazia com que as pessoas que dela se aproximassem fitassem os olhos em seus muitos adereços, principalmente os colares, e as rendas que enfeitavam saias e batas. É contado que muitas pessoas se aproximavam dela com reserva, que se desfazia com a meiguice que emanavam de conselhos a trazer esperança.

Leia mais...

Opinião Treino é treino, jogo é jogo

Publicado em Quarta - 08 de Fevereiro de 2023 | por Francisney Liberato

Isso é um erro muito comum, que deve ser evitado, pois jamais teremos conhecimento de todos os assuntos em profundidade. Por mais que se esforce e estude bastante, ainda assim é pouco para ter a plena capacidade de dominar todas as disciplinas.

Leia mais...

Opinião Eixos do poder político

Publicado em Quarta - 08 de Fevereiro de 2023 | por Onofre Ribeiro

Na posse da Fiemt, a qualidade do público presente, assim como nas demais federações, é profundamente representativo do peso empresarial, econômico e de formação de opinião no Estado. De fato, compõem o PIB de Mato Grosso.

Leia mais...

Opinião Admirar ou fanatizar?

Publicado em Terça - 07 de Fevereiro de 2023 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Percebe-se que a admiração é o oposto do fanatismo pelos falsos mitos ou profetas. O nascimento e a consolidação destes se dá sem qualquer juízo reflexivo, de conhecimento profundo. As coisas ficam na superficialidade, na própria dimensão intelectual de quem “admira” (fanatiza).

Leia mais...

Opinião Mãe Menininha

Publicado em Terça - 07 de Fevereiro de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Na década de 30, Mãe Menininha enfrentou uma lei que condicionava a realização de rituais à autorização policial. Se articulou para que a norma não fosse aplicada. Em determinada ocasião, procurada pela autoridade policial disparou:

Leia mais...

Opinião O equilíbrio pessoal

Publicado em Terça - 07 de Fevereiro de 2023 | por Wilson Carlos Fuáh

Viver é saber equilibrar o que é possível e saber a hora certa de acionar os fatores emocionais e manter o prazer de realizar aquilo que nos traz o a satisfação pessoal e profissional. Mas, algumas pessoas sentem a necessidade latente de povoar suas mentes e os seus comportamentos como se fosse um bicho feroz, espalhando por todos os lados as desavenças e depois ficam sem saída, e passa a reclamar do mundo.

Leia mais...

Opinião Educação Profissional de qualidade para o comércio mato-grossense

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por José Wenceslau de Souza Júnior

O prédio, localizado na área central da cidade, possui 687m² com diversos espaços, em sintonia com as demandas do mercado, e capazes de conciliar teoria e prática em diferentes áreas profissionais, como vendas, gestão, saúde, informática, beleza, turismo, hotelaria, gastronomia, produção de alimentos e bebidas.

Leia mais...

Opinião Ouro para os Ianomâmis

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Renato de Paiva Pereira

É triste ver aquelas crianças a um passo da morte, cuidadas por pais e mães tão desnutridos e doentes quanto os filhos que carregam. Faltam-lhes remédios que segundo informações estão sendo desviados para os brancos, os mesmos que poluíram seus rios, mataram os peixes e espantaram as caças.

Leia mais...

Opinião A reação de 2018

Publicado em Segunda - 06 de Fevereiro de 2023 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Naquela reação, acordamos de um passado nefasto e evitamos por quatro anos o que agora estamos prestes a passar novamente, tempo insuficiente para a realização das mudanças que tanto precisávamos.

Leia mais...