Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 01:11

    Imprimir


A grande operação realizada pelo governo de Barack Obama durante esta semana contra cartéis de drogas mexicanos e seus membros nos EUA terminou com a detenção de 676 pessoas e a apreensão de vasta quantidade de entorpecentes, armas e dinheiro.

O ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) informou em comunicado nesta sexta-feira (25) que a operação, que contou ainda com a participação do DEA (Direção Americana Antidrogas), do FBI e de outras agências federais, estaduais e locais de todo o país, confiscou ainda vários veículos usados pelos traficantes.

Durante a batida, realizada em mais de 150 localidades, foram confiscados US$ 12 milhões, 476 quilos de cocaína, 9,5 quilos de heroína, 29 quilos de metanfetamina, 18 toneladas de maconha, 282 armas e 94 veículos.

A operação, que começou na quarta-feira e chegou ao fim nesta sexta, ocorreu em resposta ao assassinato de um agente federal no México no último dia 15.

O objetivo era interromper as operações de distribuição de drogas nos EUA.

Algumas das cidades incluídas na batida nacional foram Atlanta (Geórgia), St. Louis (Missouri), Denver (Colorado), Detroit (Michigan), San Antonio (Texas), San Diego (Califórnia), Chicago (Illinois) e Nova Jersey, segundo as autoridades.

A operação aconteceu uma semana depois de dois agentes da ICE terem sido alvo de um ataque perpetrado por um grupo de criminosos em uma estrada em San Luis Potosí, no México.

No incidente, Jaime Zapata morreu e Víctor Ávila ficou ferido.

Na quarta-feira, o Exército mexicano apresentou à imprensa Julián Zapata Espinoza, conhecido como "El Piolín", e seus cinco cúmplices como os supostos agressores dos dois agentes americanos.

Em suas primeiras declarações, Julián Zapata confessou que liderava uma célula do cartel das drogas Los Zetas e que o ataque aconteceu porque ele e seus cúmplices confundiram a caminhonete dos agentes do ICE com a de um grupo rival.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100864/visualizar/