Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 20 de Fevereiro de 2011 às 18:08

    Imprimir


No primeiro jogo decisivo de Ronaldinho no seu retorno ao Brasil, o Flamengo venceu o Botafogo nos pênaltis, após um empate em 1 a 1, e se classificou para final da Taça Guanabara --o primeiro turno do Estadual do Rio. A decisão será no próximo domingo (28), contra o Boavista.

A partida ficou empatada no tempo normal por 1 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Ronaldo Angelim, do Flamengo, ainda no primeiro tempo, e Loco Abreu na etapa complementar.

Nas cobranças de pênaltis, Somália e Evérton, do Botafogo, tiveram seus chutes defendidos pelo goleiro Felipe. Renato Cajá chutou para fora e o Botafogo foi eliminado: 3 a 1 para o Flamengo nos pênaltis. Assim, Ronaldinho, que seria o quinto jogador do Flamengo a bater, nem precisou fazer a cobrança.

Nos últimos cinco anos, essa é a quarta vitória do Flamengo contra o Botafogo em decisões no Estadual do Rio. O resultado, porém, tem gosto de vingança para os flamenguistas já que na última --em 2010-- o time da Gávea perdeu a final da Taça Rio com dois gols de pênalti convertidos pelos botafoguenses Sebastian Loco Abreu e Herrera. No jogo, o atacante Adriano ainda desperdiçou um pênalti para o Flamengo.

O técnico do Botafogo Joel Santana surpreendeu na escalação e tirou o zagueiro João Felipe para a entrada do ex-santista Rodrigo Mancha. O volante teve a função exclusiva de marcar Ronaldinho na partida. Para o lugar de Marcelo Mattos, machucado, o substituto foi o uruguaio Arévalo.

A função de marcação de Rodrigo Mancha foi a de todo time de Joel Santana, com exceção feita a Loco Abreu --que ficava isolado no ataque. Jogando no esquema com três zagueiros e com dois volantes --Somália e Arévalo-- o Botafogo entrou na partida mais preocupado com a marcação do que com a criação.

Já Vanderlei Luxemburgo escalou o Flamengo habitual, com a exceção feita a ausência de Maldonado --vetado pelo departamento médico-- e substituído por Fernando, irmão do ex-vascaíno Carlos Alberto.

O JOGO

A partida teve um primeiro tempo sem grandes chances de gol para ambos os lados. O Botafogo, preocupado em marcar, não saía para o ataque e o Flamengo esbarrava no sistema defensivo montado por Joel Santana.

Muito marcado por Rodrigo Mancha, o único lance de destaque de Ronaldinho na primeiro tempo foi um passe por elevação para Fernando, que tentou sem sucesso cavar um pênalti após a chegada da marcação.

A falta de inspiração dos dois lados só foi deixado de lado aos 14min, quando Thiago Neves cobrou escanteio para a área e Ronaldo Angelim subiu mais do que todos para cabecear no canto de Jefferson.

Mesmo com a desvantagem no placar, o Botafogo permanecia se defendendo e não assustou o goleiro Felipe em todo o primeiro tempo.

Na segunda etapa, Joel Santana colocou Evérton no lugar de Márcio Azevedo. A substituição mudou o jogo e Loco Abreu passou a criar perigo para a defesa flamenguista.

A pressão de resultado e com o uruguaio ídolo da torcida de General Severiano. Loco Abreu recebeu passe de Alessandro, girou dentro da grande área e bateu rasteiro no canto do gol defendido por Felipe. Na comemoração, o artilheiro ficou parado com as mãos na cintura --em mais uma atitude diferenciada do centroavante.

A partida só voltou a ficar equilibrada após Vanderlei Luxemburgo tirar Deivid e colocar Negueba, de 18 anos, aos 14min. O atacante, campeão da Taça São Paulo de futebol Júnior, entrou bem na partida e logo deu bom passe para Ronaldinho. O ex-melhor do mundo, porém, perdeu a bola para a defesa botafoguense.

Ronaldinho voltou a ter uma oportunidade na partida. Aos 21min, o meia --que passou a atuar no ataque com a saída de Deivid-- dominou uma bola sozinho, na entrada da pequena área, e bateu de três dedos para uma linda defesa de Jefferson.

A entrada de Negueba melhorou o Flamengo, que passou a ter mais chances --principalmente em jogadas de velocidade do atacante. Em uma delas, aos 41min, ele puxou um contra-ataque ao lado de Diego Maurício e Ronaldinho. Com apenas dois zagueiros do Botafogo, só o goleiro Jefferson conseguiu parar o lance ao espalmar chute de Negueba.

Nos acréscimos, Ronaldinho ainda cobrou falta a meia altura e no canto esquerdo de Jefferson. O goleiro botafoguense, porém, conseguiu espalmar a bola. O lance foi a última chance da partida ser decidida no tempo normal e a semifinal foi decidida nas penalidades.

Nos pênaltis, em quatro cobranças o Botafogo converteu apenas uma. Somália, o ex-flamenguista Evérton e Renato Cajá perderam suas cobranças e o Flamengo foi para a final da Taça Guanabara.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101544/visualizar/