Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 19 de Janeiro de 2011 às 16:40

    Imprimir


Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os trabalhadores da educação de Mato Grosso discutirão a pauta de reivindicações para este ano. O primeiro Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) analisará, entre outros pontos, a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) reajustado.

O valor defendido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é de R$ 1.597,87. A entidade se baseia na atualização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme determina a Lei 11.738/08. Assim sendo, uma vez inalterado o texto da Lei, cuja Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167) que a questiona ainda não foi julgada, a correção do PSPN, na visão da Confederação, é de 21,71%.

No final de 2010, o Conselho de Representantes do Sintep/MT aprovou a luta pelo PSPN de R$ 1.312,00, valor defendido pela CNTE no ano passado também de acordo com a atualização do Fundeb. Dessa forma, a categoria irá analisar os dois reajustes em questão no próximo encontro. Segundo o presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira, a organização dos profissionais é fundamental. "É neste momento que planejamos nossas estratégias. Um bom Conselho organiza os trabalhadores e possibilita o sucesso na efetivação dos nossos direitos", afirmou.

Até esta sexta-feira (21), a entidade vai protocolizar a pauta de reivindicações na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além do reajuste salarial, os trabalhadores da educação cobram a aplicação correta dos 35% em Educação, previstos na Constituição Estadual. Também compõe a pauta a garantia de profissionalização e da carreira como um bem para a sociedade, e diversas outras condições relacionadas à valorização e formação profissional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104496/visualizar/