Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 18 de Janeiro de 2011 às 06:59
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para até as 23h50 (horário de Brasília) desta quinta-feira as inscrições para as 83.125 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nelas estão inseridas as mais de 5 mil vagas ofertadas pela UFMT, que adotou há dois anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma única de ingresso. A instituição, maior pública de nível superior do Estado, é a quarta mais procurada no Sisu por candidatos a um curso universitário em todo o país.

Com a prorrogação das inscrições, a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24, segunda-feira próxima. Os candidatos têm apresentado dificuldades para acessar a página do Sisu devido ao grande número de acessos.

Até ontem, o sistema havia recebido 500 mil inscrições, o que representa 15% dos participantes do Enem, conforme informações divulgadas pela Agência Brasil. À frente da UFMT quanto à procura dos candidatos estão as universidades federais do Ceará, em primeiro lugar, do Rio de Janeiro, segundo, e de São Carlos. Oferecem vagas por meio do Sisu 83 universidades no país, 39 delas, federais.

De acordo com o secretário de Tecnologias da Informação da UFMT, Alexandre Martins dos Anjos, apenas no último domingo 15.895 candidatos se inscreveram para uma das 5.168 vagas oferecidas pela instituição federal do Estado. O curso de Medicina (integral) continua sendo o mais procurado. No domingo, 1.892 candidatos se inscreveram para uma das 80 vagas ofertadas pela instituição no Estado. Neste caso, a nota de corte é de 763,56. O segundo curso mais procurado é o de Direito noturno, cuja nota de corte é 703,62. O curso oferece 45 vagas, disputadas por 604 estudantes.

A UFMT oferta 99 cursos distribuídos em seus campi. Conforme Alexandre Martins, o Enem possibilitou que 116.129 mato-grossenses participem do processo seletivo. “Nos vestibulares tradicionais essa possibilidade de acesso era de 30 mil a 40 mil pessoas”. No Sisu os candidatos poderão se inscrever em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas 83 instituições. “Antes de fazer a inscrição é importante o candidato verificar a nota de corte para ter noção de quanto é competitiva a sua nota”, orientou.

O sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Porém, cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O Sisu tem três chamadas e uma lista de espera.

Diretora pedagógica do Colégio Isaac Newton, Ivone Guinami, recomendou ainda que os estudantes acompanhem diariamente os resultados do Sisu. “Os inscritos devem acompanhar diariamente cada etapa, cada resultado e chamada para não perder vagas”, alertou. Um total de 1.200 alunos do CIN participou do Enem.

CALENDÁRIO – Após a divulgação do resultado da primeira chamada, na próxima segunda-feira, os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre 27 e 31 de janeiro, em dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro. Duvidas também podem ser esclarecidas na internet ou pelo 0800-616161. (Com Agência Brasil).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104701/visualizar/