Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 14 de Janeiro de 2011 às 08:42
Por: Carolina Holland

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi a única instituição de ensino superior do Estado que conseguiu tirar nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2009. Os cursos de Administração e Direito conseguiram conceito 5 na avaliação anual do Ministério da Educação. Entre cursos que tiraram nota 1 no Enade, todos são de faculdades e centros universitários particulares.

Dez cursos de graduação de Mato Grosso conseguiram notas 4 e 5 no Enade, sendo que apenas dois deles são de instituições privadas de ensino. Em todo o país, foram avaliados graduações de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo e cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Apesar de ter conseguido nota máxima em dois dos 13 cursos de graduação avaliados, a UFMT teve três cursos com nota 2 na avaliação: o de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo e o de Música. Para o vice-reitor da UFMT, Francisco Souto, a nota desses cursos não é surpresa devido a dificuldades nas graduações.

“O curso de Radialismo teve alguns problemas estruturais. Essas dificuldades devem ser superadas no próximo Enade”, disse. Quanto ao curso de Música, Souto disse que um dos fatores foi a mudança na grade curricular. “Mas o curso também tem outros problemas, como a dificuldade em fechar turmas, o número é sempre muito reduzido”, afirmou.

Quanto às boas notas nos outros cursos, Souto disse que o resultado do curso de Direito no Enade já era esperado e destacou o “salto de qualidade” da graduação de Administração. “É importante frisar também que o curso inclui turmas de ensino à distância, o que mostra que não apenas o ensino presencial tem qualidade”, frisou.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) não teve nenhum curso com nota máxima, mas três graduações obtiveram nota 4 na avaliação: Administração e Ciências Contábeis, no campus de Sinop, e Direito em Cáceres. Já os cursos de Ciências Econômicas (Sinop), Contábeis (Sapezal) e Turismo (Nova Xavantina) foram os que tiveram pior desempenho na avaliação, com nota 2.

A reportagem não conseguiu falar com representantes da UNIC, Unirondon e Univag, instituições privadas de ensino superior que tiveram cursos com nota 1 na avaliação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105124/visualizar/